Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Tutorial de Sagacidade

Jarl of Fakerun Avatar de CJean
    Registro
    25-02-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial de Sagacidade

Sim, você leu bem. Este é um tutorial de sagacidade, algo bem incomum, mas que fiz com dedicação e espero que sejam útil para alguém e que também vocês gostem.

Bem, estou fazendo esse tutorial para que a massa de membros do TibiaBR Fóruns que frequenta a Seção do Mundo Fake evolua consideravelmente sua convivência aqui dentro via intelectualidade. O objetivo do tópico é, de forma prática e agradável de se ler, incentive você -sim, você mesmo, leitor- à tomar atitudes maduras.

1- Sagacidade

1.1- O que é sagacidade?

Segundo o Wikipédia, sagacidade é uma palavra derivada de sagaz que, por sua vez, significa esperteza, perspicácia, argúcia. Portanto, digamos que ela é sinônimo de alguém inteligente. Entretanto, no fórum, há a fixação da ideia de que uma pessoa só é sagaz se souber ownar ("humilhar" um membro através de palavras e/ou argumentos) os outros. Tolos. Enganam-se.

1.2- Quais as características de uma pessoa sagaz?

Várias. Podemos citar como exemplo sua imparcialidade, deixando-se levar pela razão e não pela emoção. Uma pessoa que apresenta uma boa ortografia, um jeito elegante, formidável e claro de se expressar, isento de brigas, autêntico, etc.

1.3- Como me tornar uma pessoa sagaz?

Será abordado futuramente.

1.4- Por que me tornar uma pessoa sagaz?

Pelo simples fato de deixar de ser noobão. É inevitável não comentar, ou pelo menos apreciar, uma pessoa que seja sagaz. Até porque ela é uma pessoa com a qual você consegue conversar de forma clara, sem gírias que o próprio autor desconhece. Além disso, a fama dela no fórum será respeitável, enquanto que de uma pessoa sem essas características terá fama de noob ou newcomer idiota e blablablá.

2- Objetivo de me tornar sagaz

2.1- Para o Fórum

Ser um membro sagaz trará benefícios. Um exemplo claro disso é a sua própria reputação aqui dentro. Se ela for boa, é porque você está no caminho certo, caso contrário...

Também devemos levar em conta que uma pessoa que tenha assuntos, no caso informação e conhecimento, é mais facilmente aceita em círculos de amizade, enquanto que o nosso querido noob é rejeitado.

2.3- Para a vida pessoal

Não sei quanto à vocês, mas desde que eu tento ser sagaz, minha ortografia e clareza de expressão melhoraram. Sem falar no reconhecimento que acho uma das grandes virtudes de tal opção.

3- Como me tornar uma pessoa sagaz?

Agora sim que o jogo começa. rere

3.1- Ortografia

Bem, a principal característica - e notória- de uma pessoa sagaz é a boa ortografia. E quando falo boa ortografia, não é usar palavras difíceis, mas ter o bom senso de escrever textos que contenham a sua linguagem e nivel cultural escritos de forma clara, legível e com uma pontuação certa.

Mas eu não sei escrever direito!
    Bem, treine. Leia livros, notícias, qualquer coisa que tenha texto. Você começará a ter uma base de como escrever direito. Ler esse tópico já é um bom exercício
    Tenho dificuldade de escrever corretamente
    Simples. Procure no dicionário a palavra que deseja usar ou então, mais fácil, jogue no Google a palavra que, se estiver errada, ele trará uma sugestão para você.
    Outro ponto importante no que diz respeito à ortografia: Gírias. Uma coisa é você fazer uma brincadeira usando uma gíria. Outra coisa é toda hora usar essas gírias. Nesse caso, você não está usando gírias, você está falando normalmente com um vocabulário inútil e descartável. Uma dica importante: nunca se deixe levar por meme's (ou modinhas). Sempre tenha um jeito formado de escrever. Usar gírias como: q, dorgas, aloc, riairai, manolo, rawr não são uma boa opção.

3.2- Argumentação

Não basta saber falar bonito e não ter atitude e pulso para se expressar. Claro, falar bonito ajuda, pois enriquece seu argumento, mas se ele não tiver nexo, não adiantará nada. Escreva seu texto, releia-o e veja se há ou não algum erro. Assim você evita de ter que editar algo mal explicado que poderá ter causado uma grande confusão.

3.3- Formatação e organização do texto e ideias

Aliado à boa ortografia e argumentação, está a formatação e organização do texto, ou seja, a parte visual, a parte que chamará a atenção do alvo. Para começo de conversa, não é necessário fazer cada linha de uma cor para chamar a atenção, até porque isso é coisa de gente imbecil. Uma boa estrutura textual (introdução, desenvolvimento e conclusão) já terá uma ótima aparência aos olhos. Agora, a parte da formatação, um negrito, itálico ou sublinhado já são suficientes para dar ênfase. Cores não são necessárias, a não ser que o modelo de tópico precise das mesmas. Iden para o tamanho da fonte e outras formatações. Imagens, preferencialmente centralizadas. Citações são bem vindas para dar uma atenção especial à informações importantes, mas não em excesso.

3.4- Combate à preguiça

Outro ponto importante que deve ser combatido -sim, combatido pois eu mesmo sei que é uma luta diária- é a preguiça. Eu falo isso, pois é ela uma das grandes causas do uso excessivo de gírias. Usamos abreviações por preguiça e por praticidade. Mas esse tipo de dinâmica não cairá muito bem. Todos preferem um texto legível do que algo feito às pressas.

Portanto, devemos falar com um bom português, especialmente quando postamos em tópicos, assim causamos uma boa imprensão e aos poucos começamos a ter uma participação efetiva nos tópicos com comentários plausíveis.

3.7- Linguagem e Comportamento

Uma parte deste tópico poderia se encaixar perfeitamente na boa ortografia, mas resolvi dar uma atenção maior à ele. A linguagem que me refiro não refere-se à boa ortografia como já dito, mas a boa educação. A não é aconselhável envolver-se em brigas. Sua reputação e a do(s) outro(s) usuário(s) vão ser abaladas independente de quem leve a melhor. Entretanto, devemos saber distinguir brigas de discussões civilizadas.

Outro ponto importante é o comportamento. Por favor, maturidade ao postar. Nada de floodar para ganhar posts. Posts trazem reputação, mas floods trazem ban. Posts sem nexo são descartáveis. Postem apenas se for algo relevante ou se você quiser participar do tópico com uma opinião bem formada. E claro, com tudo já dito sobre ortografia e semelhantes.

3.9- Interpretação

A última característica de uma pessoa sagaz. Interpretação refere-se a saber analisar o problema e achar uma forma de resolvê-lo. No fórum, basicamente, em uma briga, por exemplo, você não pode chegar e falar o que bem pensa sem antes ver o contexto. Por mais que pareça chato para alguns, é sempre bom ler, reler e dar mais outra lida para entender bem a situação. A partir de então, julgue com maturidade o caso e opine acerca do mesmo.

4- Medidas para o Fórum

Bom, existem várias, mas não há regras, apenas uma apelação ao bom-senso. O que posso fazer é dar uma lista de dicas. Leiam com atenção:

- Nunca pessa para ser usado em uma fake. Embora alguns membros usem-nos após suas solicitações, muitos outros adicionam vocês na lista-negra deles. Quer aparecer em fakes? Faça por merecer.

- Não saia postando em todos os tópicos a cada 2 minutos. Na minha visão, ou você está floodando ou postando comentários sem argumentos cabíveis. Portanto, posts decentes.

- Na hora de tirar dúvidas, não spammeie a caixa de mensagens dos usuários. Mande uma MP e espere. Caso o faker demore para responder, mande a MP para outro contato. E, caso você queira msn e afins de tal membro, envie uma MP pedindo autorização. Jamais tente conseguir com outras pessoas e depois adicioná-lo. Isso é um falta de educação.

- Antes de sair criando tópicos inúteis na seção Pedidos, Tutoriais ou Dúvidas, procure por tópicos semelhantes. Assim você não depende de uma pessoa para lhe ajudar. Você poupa tempo também. E, caso não saiba como fazer isso, clique no botão Procurar -destacado na imagem: (clique para ampliar)

- Outro ponto importante é não sair por aí criando brigas, muito menos discussões inúteis por motivos bestas. Seja consciente e sensato.

- Mantenha-se informado dos fatos que ocorrem para sair sintonia com a seção. Assim é uma forma de criar uma relação de afeto com o lugar. Um grande passo para novas amizades.

- Leia os tópicos sugeridos por mim no final do tutorial.

5- Conclusões

Ser sagaz não é difícil. Depende apenas de você mesmo querer. A partir do que eu trabalhei aqui, espero que tomem partido dos fatos e enriqueçam suas massas encefálicas para que todos saiam lucrando.

Segue abaixo alguns tópicos que merecem atenção:

REGRAS DO FORUM - LEIAM!!!- Saibam dos seus direitos e dos deveres também! Leia para ter uma conta saudável e duradoura aqui dentro do forum.
    [LEIAM TODOS!] Como manter o Mundo Fake organizado.- Tutorial para sintonização do usuário com as seções do MF. Bom para orientar você que ainda tem dúvidas.
    Como ser Sagaz.- Tutorial que serviu de base para esse. Aconselho à dar uma atenção especial para este. Muito bom. Recomendo.
    Tutorial para não estragar a seção fakes/sprites- Tópico criado pelo Umnerd que dá dicas de boas maneiras de relacionamento dentro do fórum.
    Abraço e obrigado pela atenção.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por CJean; 26-05-2010 às 00:05.

http://pedragonhoster.files.wordpres...08/barjean.png

[[THREADTIBIABR="482530"]Aprenda a fazer FAKES de um jeito MUITO FÁCIL!!][/THREADTIBIABR]

Registro
    12-06-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

AUHAUHAUHAUH tutorial meio fora do comum, e do assunto MF rs.

Acho que não é muito bem "ser sagaz" e sim seja você mesmo, mas escreva um português legível, não encha de gírias, etc

Porque se uma pessoa que quer ser "sagaz" só para se adentrar no fórum não tem uma personalidade clara, como a maioria aqui tem.

Mas claro, que tem muita coisa aí que a maioria passa por cima, e dê ênfase na parte NÃO SAIA POR AÍ CRIANDO BRIGAS
    Última edição por Kamino; 26-05-2010 às 00:28.

Registro
    15-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por CJean
    Usar gírias como: q, dorgas, aloc, riairai, manolo, rawr não são uma boa opção.
    CJean seu traidor.

Ficou muito bom o tutorial, tem muita informação útil. Quem ter paciência de ler tudo vai aprender muito.
    Já pensei em fazer tutoriais, mas não vale a pena o esforço, a maioria dos newcomers não olham muito a seção de tutoriais, só ia acabar ajudando umas 3 ou 4 pessoas. Sem contar a preguiça, algo que está acabando comigo de verdade.

Enfim, espero que esse tutorial ajude tanto newcomers quanto olds.

@Edit: Agora que eu vi o post do Kamino, concordo com ele. Acho que ser você mesmo, evitar retardadices e ser alfabetizado já está ótimo.
    Última edição por Picoles; 26-05-2010 às 00:33.

Registro
    23-02-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

na minha opinião esse rótulo de 'sagaz' ou
    'não-sagaz' é besteira, é como o kamino falou
    o jeito é ser você mesmo, mas com mente aberta;
    falar na cara, mas sem arranjar confusões.
    Mas vale a pena seguir conselhos como na parte
    da ortografia, e da formatação e organização
    de texto e de idéia. isso ajudará alguns novatos
    Última edição por Guto Mira; 26-05-2010 às 12:57.

Jarl of Fakerun Avatar de CJean
    Registro
    25-02-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Kamino Ver Post
    Acho que não é muito bem "ser sagaz" e sim seja você mesmo, mas escreva um português legível, não encha de gírias, etc
    Concordo com o que você disse sobre ser você mesmo. Entretanto, o objetivo do tutorial não é ensinar você a mudar de personalidade, pelo contrário, ajudar você a melhorá-la. E sobre o ser sagaz, eu apenas usei essa palavra porque ela é comumente utilizada aqui no fórum, entende? Eu poderia muito bem criar o tópico com outro título como Tutorial de Atitudes, etc.

E obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado.

@ Picoles

Obrigado aí cara. É, infelizmente, são poucas as pessoas que realmente vão aproveitar o tutorial, mas eu fico feliz que eu já tenha ajudado uma pessoa com isto.

@ Guto

É como disse ao Kamino, o rótulo como você se referiu apenas usei para dar mais impacto ao tópico, pois como foi abordado ela é uma palavra com mesmo valor que inteligência, portanto não acho que ela deve ser tão ignorada assim. O que muitas vezes acontece é que usam essa palavra para conceituar outros tipos de atitudes.

Enfim, obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.

Publicidade:

http://pedragonhoster.files.wordpres...08/barjean.png

[[THREADTIBIABR="482530"]Aprenda a fazer FAKES de um jeito MUITO FÁCIL!!][/THREADTIBIABR]

Registro
    04-09-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@picoles: Bom, pode ser que ajude poucas pessoas, mas pelomenos vai ajudar pessoas, que eu sei que nosso amigo cj quer(ou não).

@topic

Cara gostei, tomare que ajude os newcomers né? Sair falando com um monte de gírias estranhas estraga bastante a convivencia aqui no fórum.

Só acho que, algumas gírias ''modinhas'' podem ser usadas tranquilamente, só não ficar usando toda hora, tipo, ficar falando para todo mundo: ''Eae manolo''

Vc poderia ter botado mais exemplos, ia ajudar mais, do que exatamente está certo ou errado.

Eu não precisei ler um tutorial desses para perceber que: Old`s falam com um português bom e são respeitados, ao contrário da maioria de newcomers, que chega falando com gírias meio estranhas(apesar de eu usar muitas gírias no msn)

Mas mesmo assim, deu para me ajudar em alguma coisa, aliás, vai ajudar todo mundo, sem exceções, todos temos algo a aprender, mas no fundo, todos sabíamos que poderíamos seguir este tutorial, sem mesmo ele existir.

Entrar aqui no mf, me ajudou a ser mais nerd(e_e) melhorando meu português, nunca mais levei erro ortográfico na prova huaehuaehuaeaeuh.

E para finalizar, acho que o pessoal não precisa muito de um tutorial de ser ''sagaz'' e sim de umas boas aulas de português.

Registro
    15-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esse tutorial vai contra todos os princípios da Bíblia Diferentiana!!!
    Lixo LIXO LIXO!!!BRUXA BRUXA BRUXA!!!

@Sério
    Como eu já tinha lido antes do povão, posso garantir que seus pênis não vão aumentar mesmo vocês se tornando sagazes e_e
    Ficou batuta, eu ia falar igual um n00b, mas não lembro como faz ._.

Registro
    21-03-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não gostei, mas se você ler tudo evita você ser menos noob.
    Esse papo de se tornar "sagaz" muda a personalidade da pessoa, deixe ela ser como quiser e ser como é.
    msm se a pssoa ezcrever azim, você entende oque ela disse, não?
    Esse tutorial só serveria pra mim na rl, você pode ser professor de português, Cjean

Registro
    06-09-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Antes de fazer um tutorial de "como ser sagaz", você deve ser sagaz HUAHAAHUUAHUAHUAHU (ok, estou brincando nesse aspecto). Sério, eu acho vocês têm um conceito meio diferente de sagaz em relação ao que eu penso.
    O que eu acho é que o povo tem sim que saber o básico de gramática. Gírias de internet são completamente aceitas, como "vc, pq...". Mas eu acho que falar palavras como "encinar, preguissa, faker (ao invés de fake)" e qualquer outra do tipo são as que mostram que você não tem um português bom.
    Bem, acho que é isso. Achei algumas coisas desnecessárias, como já citei, mas tem coisas que dá pra aproveitar de legal. Como um tutorial de "Como escrever bem" está até legal.

Edited: Ter o apelido de CJato não é sagaz, fato. AHUHUAHAUAUHAHU

Edited 2:
    Citação Postado originalmente por CJato
    Este é um tutorial de sagacidade, algo bem incomum, mas que fiz com dedicação e espero que sejam útil para alguém e que também vocês gostem.
    Tira o "m" ali, caso notem vão pensar que você não é mais sagaz, pois cometeu um erro de português HAUHAUA (só pra avisar, estou sendo irônico).

Ok, mas falando bem sério agora, o povo poderia é escrever de modo certo, mas sem perder sua personalidade, e maneirar nas gírias. O tutorial ajuda bem a escrever certo, e aulas de português também.
    Última edição por Sleazy; 29-05-2010 às 02:16.

Registro
    05-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

6- Personalidade

Não deixem te dizer como ser ou agir.

Essa seção é destinada a tutoriais e artigos diretamente relacionados à fakes, o que não é o caso desse tópico. Seu tópico mostra um 'tutorial' de como agir, e nós não precisamos de robôs no forum. Embora tenha dicas importantes de como se portar diante de algumas regras do forum e uso do bom-senso, há coisas irrelevantes e dicas que podem ser mal interpretadas ou levadas a sério demais sem essa necessidade. Todo usuário tem as informações que precisa sobre as regras no tópico principal das mesmas, e a forma de se comportar vai de cada um, ninguém precisa ser "sagaz" desde que use sempre o bom-senso e respeito. Portanto o tópico será fechado para dar espaço a tópicos mais úteis, sem ofensas.

Fechado.

Publicidade:

Namaste.

Outfit | Extensão |Última Fake (22/12/10)
    May Jack Shephard bless us all always.

@Sundfeld815

Tópicos Similares

1. Taverna | [Tópico Gigante] Os 50 memes mais conhecidos da Internet.
    Por striker'zin no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 45
    Último Post: 29-01-2010, 06:00
  2. Taverna | 281 Curiosidades! Vejam!
    Por Gordo Jr no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 49
    Último Post: 15-12-2009, 11:22
  3. Historia do tibia :D
    Por Grandparents no fórum Tibia Geral
    Respostas: 18
    Último Post: 28-01-2009, 21:49
  4. Servidores abandonados = Bot..