Sim, você leu bem. Este é um tutorial de sagacidade, algo bem incomum, mas que fiz com dedicação e espero que sejam útil para alguém e que também vocês gostem.
Bem, estou fazendo esse tutorial para que a massa de membros do TibiaBR Fóruns que frequenta a Seção do Mundo Fake evolua consideravelmente sua convivência aqui dentro via intelectualidade. O objetivo do tópico é, de forma prática e agradável de se ler, incentive você -sim, você mesmo, leitor- à tomar atitudes maduras.
1- Sagacidade
1.1- O que é sagacidade?
Segundo o Wikipédia, sagacidade é uma palavra derivada de sagaz que, por sua vez, significa esperteza, perspicácia, argúcia. Portanto, digamos que ela é sinônimo de alguém inteligente. Entretanto, no fórum, há a fixação da ideia de que uma pessoa só é sagaz se souber ownar ("humilhar" um membro através de palavras e/ou argumentos) os outros. Tolos. Enganam-se.
1.2- Quais as características de uma pessoa sagaz?
Várias. Podemos citar como exemplo sua imparcialidade, deixando-se levar pela razão e não pela emoção. Uma pessoa que apresenta uma boa ortografia, um jeito elegante, formidável e claro de se expressar, isento de brigas, autêntico, etc.
1.3- Como me tornar uma pessoa sagaz?
Será abordado futuramente.
1.4- Por que me tornar uma pessoa sagaz?
Pelo simples fato de deixar de ser noobão. É inevitável não comentar, ou pelo menos apreciar, uma pessoa que seja sagaz. Até porque ela é uma pessoa com a qual você consegue conversar de forma clara, sem gírias que o próprio autor desconhece. Além disso, a fama dela no fórum será respeitável, enquanto que de uma pessoa sem essas características terá fama de noob ou newcomer idiota e blablablá.
2- Objetivo de me tornar sagaz
2.1- Para o Fórum
Ser um membro sagaz trará benefícios. Um exemplo claro disso é a sua própria reputação aqui dentro. Se ela for boa, é porque você está no caminho certo, caso contrário...
Também devemos levar em conta que uma pessoa que tenha assuntos, no caso informação e conhecimento, é mais facilmente aceita em círculos de amizade, enquanto que o nosso querido noob é rejeitado.
2.3- Para a vida pessoal
Não sei quanto à vocês, mas desde que eu tento ser sagaz, minha ortografia e clareza de expressão melhoraram. Sem falar no reconhecimento que acho uma das grandes virtudes de tal opção.
3- Como me tornar uma pessoa sagaz?
Agora sim que o jogo começa. rere
3.1- Ortografia
Bem, a principal característica - e notória- de uma pessoa sagaz é a boa ortografia. E quando falo boa ortografia, não é usar palavras difíceis, mas ter o bom senso de escrever textos que contenham a sua linguagem e nivel cultural escritos de forma clara, legível e com uma pontuação certa.
Mas eu não sei escrever direito!
Bem, treine. Leia livros, notícias, qualquer coisa que tenha texto. Você começará a ter uma base de como escrever direito. Ler esse tópico já é um bom exercícioOutro ponto importante no que diz respeito à ortografia: Gírias. Uma coisa é você fazer uma brincadeira usando uma gíria. Outra coisa é toda hora usar essas gírias. Nesse caso, você não está usando gírias, você está falando normalmente com um vocabulário inútil e descartável. Uma dica importante: nunca se deixe levar por meme's (ou modinhas). Sempre tenha um jeito formado de escrever. Usar gírias como: q, dorgas, aloc, riairai, manolo, rawr não são uma boa opção.Tenho dificuldade de escrever corretamente
Simples. Procure no dicionário a palavra que deseja usar ou então, mais fácil, jogue no Google a palavra que, se estiver errada, ele trará uma sugestão para você.
3.2- Argumentação
Não basta saber falar bonito e não ter atitude e pulso para se expressar. Claro, falar bonito ajuda, pois enriquece seu argumento, mas se ele não tiver nexo, não adiantará nada. Escreva seu texto, releia-o e veja se há ou não algum erro. Assim você evita de ter que editar algo mal explicado que poderá ter causado uma grande confusão.
3.3- Formatação e organização do texto e ideias
Aliado à boa ortografia e argumentação, está a formatação e organização do texto, ou seja, a parte visual, a parte que chamará a atenção do alvo. Para começo de conversa, não é necessário fazer cada linha de uma cor para chamar a atenção, até porque isso é coisa de gente imbecil. Uma boa estrutura textual (introdução, desenvolvimento e conclusão) já terá uma ótima aparência aos olhos. Agora, a parte da formatação, um negrito, itálico ou sublinhado já são suficientes para dar ênfase. Cores não são necessárias, a não ser que o modelo de tópico precise das mesmas. Iden para o tamanho da fonte e outras formatações. Imagens, preferencialmente centralizadas. Citações são bem vindas para dar uma atenção especial à informações importantes, mas não em excesso.
3.4- Combate à preguiça
Outro ponto importante que deve ser combatido -sim, combatido pois eu mesmo sei que é uma luta diária- é a preguiça. Eu falo isso, pois é ela uma das grandes causas do uso excessivo de gírias. Usamos abreviações por preguiça e por praticidade. Mas esse tipo de dinâmica não cairá muito bem. Todos preferem um texto legível do que algo feito às pressas.
Portanto, devemos falar com um bom português, especialmente quando postamos em tópicos, assim causamos uma boa imprensão e aos poucos começamos a ter uma participação efetiva nos tópicos com comentários plausíveis.
3.7- Linguagem e Comportamento
Uma parte deste tópico poderia se encaixar perfeitamente na boa ortografia, mas resolvi dar uma atenção maior à ele. A linguagem que me refiro não refere-se à boa ortografia como já dito, mas a boa educação. A não é aconselhável envolver-se em brigas. Sua reputação e a do(s) outro(s) usuário(s) vão ser abaladas independente de quem leve a melhor. Entretanto, devemos saber distinguir brigas de discussões civilizadas.
Outro ponto importante é o comportamento. Por favor, maturidade ao postar. Nada de floodar para ganhar posts. Posts trazem reputação, mas floods trazem ban. Posts sem nexo são descartáveis. Postem apenas se for algo relevante ou se você quiser participar do tópico com uma opinião bem formada. E claro, com tudo já dito sobre ortografia e semelhantes.
3.9- Interpretação
A última característica de uma pessoa sagaz. Interpretação refere-se a saber analisar o problema e achar uma forma de resolvê-lo. No fórum, basicamente, em uma briga, por exemplo, você não pode chegar e falar o que bem pensa sem antes ver o contexto. Por mais que pareça chato para alguns, é sempre bom ler, reler e dar mais outra lida para entender bem a situação. A partir de então, julgue com maturidade o caso e opine acerca do mesmo.
4- Medidas para o Fórum
Bom, existem várias, mas não há regras, apenas uma apelação ao bom-senso. O que posso fazer é dar uma lista de dicas. Leiam com atenção:
- Nunca pessa para ser usado em uma fake. Embora alguns membros usem-nos após suas solicitações, muitos outros adicionam vocês na lista-negra deles. Quer aparecer em fakes? Faça por merecer.
- Não saia postando em todos os tópicos a cada 2 minutos. Na minha visão, ou você está floodando ou postando comentários sem argumentos cabíveis. Portanto, posts decentes.
- Na hora de tirar dúvidas, não spammeie a caixa de mensagens dos usuários. Mande uma MP e espere. Caso o faker demore para responder, mande a MP para outro contato. E, caso você queira msn e afins de tal membro, envie uma MP pedindo autorização. Jamais tente conseguir com outras pessoas e depois adicioná-lo. Isso é um falta de educação.
- Antes de sair criando tópicos inúteis na seção Pedidos, Tutoriais ou Dúvidas, procure por tópicos semelhantes. Assim você não depende de uma pessoa para lhe ajudar. Você poupa tempo também. E, caso não saiba como fazer isso, clique no botão Procurar -destacado na imagem: (clique para ampliar)
- Outro ponto importante é não sair por aí criando brigas, muito menos discussões inúteis por motivos bestas. Seja consciente e sensato.
- Mantenha-se informado dos fatos que ocorrem para sair sintonia com a seção. Assim é uma forma de criar uma relação de afeto com o lugar. Um grande passo para novas amizades.
- Leia os tópicos sugeridos por mim no final do tutorial.
5- Conclusões
Ser sagaz não é difícil. Depende apenas de você mesmo querer. A partir do que eu trabalhei aqui, espero que tomem partido dos fatos e enriqueçam suas massas encefálicas para que todos saiam lucrando.
Segue abaixo alguns tópicos que merecem atenção:
Abraço e obrigado pela atenção.
REGRAS DO FORUM - LEIAM!!!- Saibam dos seus direitos e dos deveres também! Leia para ter uma conta saudável e duradoura aqui dentro do forum.
[LEIAM TODOS!] Como manter o Mundo Fake organizado.- Tutorial para sintonização do usuário com as seções do MF. Bom para orientar você que ainda tem dúvidas.
Como ser Sagaz.- Tutorial que serviu de base para esse. Aconselho à dar uma atenção especial para este. Muito bom. Recomendo.
Tutorial para não estragar a seção fakes/sprites- Tópico criado pelo Umnerd que dá dicas de boas maneiras de relacionamento dentro do fórum.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: