Curtir Curtir:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 22

Tópico: Você se daria bem num mundo pós-apocalíptico? #1

  1. #1
    Avatar de Kunkka
    Registro
    30-04-2009
    Posts
    209
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Você se daria bem num mundo pós-apocalíptico? #1


    Segundo uma profecia maia, o mundo vai acabar daqui a 3 anos, dia 21 de dezembro de 2012.

    Ufólogos, místicos e palestrantes new age se aproveitam disso de inúmeras maneiras, mas aqui no PapodeHomem chamamos um engenheiro amante da Ciência para pensar o que aconteceria se você sobrevivesse ao apolicapse.




    Os australianos e a castanha de caju autogerada


    – Sabia que caju é uma fruta?
    – Sim! Toda amêndoa é fruta!
    – Não, não é da castanha que estou falando. Ela vem junto com uma fruta suculenta, que pode ser tanto amarela quanto vermelha.
    – Sério?
    – Deixe-me achar uma foto aqui para mostrar… Isso é a fruta do caju. O que vocês comem é essa parte aqui, a castanha.
    – Que coisa estranha! Que gosto tem?

    Se esse diálogo parece estranho, é porque aconteceu do outro lado do mundo, quando eu morava na Austrália.

    Amêndoas em geral são bastante apreciadas por lá e a castanha de caju (conhecidas apenas por cashew) é uma das mais populares, facilmente encontrada em qualquer mercado ou loja de conveniência, geralmente em duas versões: crua, que obviamente não é crua mesmo (apenas levemente tostada e branca) e assada, que é tostada até ficar dourada. Sempre já descascadas e separadas em duas partes.


    Elas nascem assim, já quase prontas, você não sabia?



    Os australianos não sabem que não estão comendo castanhas cruas e também desconhecem que uma iguaria dentre as suas favoritas é apenas parte de um conjunto. A parte macia, doce e suculenta é na verdade um pseudofruto, mas era mais fácil chamar de fruta.

    “Tá. E daí?”
    E daí, caro leitor, que eles não sabem o que estão comendo. Não sabem o que aquilo é, não sabem como é preparado, não sabem de onde vem, nunca viram um in natura nem sabem que gosto tem um caju. Só sabem que a castanha é gostosa e vai bem com cerveja.

    Um órgão regulador do comércio de um país de primeiro mundo deixa que um produto seja abertamente vendido com “raw” (“cru”) escrito na embalagem, mesmo ele sendo assado (não recomendo que façam, mas um experimento interessante é morder uma castanha natural e ver o que acontece quando o ácido anacárdico que ela contém começar a escorrer pelos seus lábios), então eu imagino quantos outros embustes eles não estariam levando de coisas bem mais sofisticadas.

    Não estou criticando práticas comerciais internacionais. O que eu disse aí em cima vai fazer sentido num minuto.

    Boa parte dos australianos pensa que pode achar no meio do mato um arbusto que dá cashews, como amendoim, e que é só colher e comer, igual amora.

    Não sabem que, para chegar ao produto embalado, elas precisam primeiro ser colhidas, separadas do caju, assadas sobre fogo intenso (a fumaça resultante é terrível e só sai das roupas quando você compra novas), descascadas (parte mais difícil do processo) e separadas.



    Seu Pascoal e os cajus com castanhas


    Seu Pascoal, o herói fictício de nossa história



    Pascoal, um morador da vila de pescadores de Genipabu, sabe o que envolve comer castanhas. E por isso só o faz uma ou duas vezes ao ano.

    Não vou supor que ele plantou um cajueiro porque não precisa; a máxima de Caminha “em se plantando, tudo dá” é 100% adequada à Genipabu (desde que “tudo” seja um eufemismo para “cajueiro”), mas eu sei que ele tem uma lata de leite especial, onde foi pregada uma ripa de madeira para servir de cabo, e que serve de assadeira de castanhas.

    O fogareiro eu não sei se ainda existe pois ele precisou dos tijolos para um reparo na parede do quarto mês passado, mas imagino que não seja difícil montar outro rapidamente.

    O mesmo pé de caju pode fornecer a lenha, enquanto sua mulher e filhas fornecem o trabalho manual de descascar dezenas de castanhas ainda quentes porque “é mais fácil enquanto ainda tá pegando fogo”, segundo me garantiu a esposa Zefinha, mulher de belas unhas – que cria galinhas no quintal de casa alimentando-as com o milho que ela mesma planta.

    Ah, Pascoal também sabe manobrar uma jangada sobre correnteza de maré em completa escuridão, “ler” suas imediações para saber não só onde está mas onde os peixes estão, arremessar tarrafas que foram tecidas (e posteriormente remendadas) por ele, tratar um peixe em alto-mar usando um facão de doze polegadas (sob a luz das estrelas) e retornar são e salvo para terra firme no quebrar da barra.

    Só não sabe vender (ele é meio careiro), mas cada um com sua especialidade…

    O que me possibilita fazer uma transição perfeitamente suave e perguntar: qual a sua especialidade?



    Sem eletricidade, o que você sabe fazer?


    Viver bem após o fim do mundo. Isso é lenda… ;-)



    O que você sabe fazer? Não tenho dúvida de que você é um membro ativo e importante da sociedade e uma peça fundamental na engrenagem social contemporânea, mas o que você sabe fazer?

    Vamos supor que falte energia em toda a cidade agora. O que você pode fazer na sua casa ou trabalho, das coisas que você faz costumeiramente, sem eletricidade? Melhor ainda, tente lembrar do apagão do dia 11/11 que estatisticamente afetou a sua vizinhança. O que exatamente você fez enquanto a energia não voltou?

    A única coisa em que eu consigo pensar é tomar banho – já que eu sempre tomo banho frio (a resistência do meu chuveiro queimou em 2007 e eu nunca lembro de comprar outra) – e lavar a louça.

    Na minha terceira visita à geladeira, seu estoque já começará a esquentar, derreter, apodrecer, criar crostas lodais, juntar água, reviver, talhar.

    Meu tocador portátil de MP3 não durará muito pois eu sempre esqueço de deixar carregando tempo suficiente e meu laptop seria inútil sem Internet pois jogar Soldat sozinho não tem graça e eu já zerei Lego Star Wars duas vezes. Eu não possuo um televisor, então não sentiria falta de uma caixa mágica piscante, mas entendo que isso constitua um problema para alguns.

    Também não posso ir caminhar, pois o elevador não está funcionando e eu não sou louco de descer pela escada porque corro o risco de ter que subir por ela na volta. Uma coisa é me exercitar, outra bem diferente é ser otário.

    Ou seja, meu dia sem eletricidade se resumiria a eu sentado numa cadeira defronte à pia, vendo água escorrer pela torneira, numa fútil tentativa de me confortar em saber que pelo menos algum aspecto da minha vida moderna ainda funciona.

    E como eu tenho quase certeza de que todos os outros moradores da cidade estariam fazendo exatamente a mesma coisa, a água acumulada acabaria rapidamente, pois sem eletricidade não há como bombear água cano acima até as caixas d’água.


    Sem abrir a janela e ser salvo pela Lua, isso é o que você consegue enxergar dentro de casa (ah, sim, as velas acabaram e poucos sabem produzi-las do zero)



    Agora, num mundo sem energia elétrica (computadores) e sem água corrente (descarga), volto a perguntar: o quê você sabe fazer? Isto é, fora ligar e pedir uma pizza pois os telefones e fornos a lenha ainda funcionam, pelo menos temporariamente, enquanto o gerador da companhia telefônica e o forno da pizzaria tiverem o que queimar.

    Dependendo da época do ano e do nível de poluição em sua cidade, o sol desaparece bem rápido e as noites são muito longas e escuras.

    O que você faria com apenas doze horas de luz? Lembre-se: não há energia em lugar algum, então todas as cervejas estão quentes (o que tira a razão de ser dos alimentos fritos e dos churrasquinhos de rua), logo todos os bares estão fechados. Se você mora num lugar quente, não pode contar com ventiladores. Se mora num lugar frio, não pode ligar o aquecedor.

    Em breve, o gás também acabará, levando junto a feijoada (feita com produtos salgados que não precisam de refrigeração), que nesse ponto nada mais é que forro para a cachaça, única bebida conhecida que pode ser tomada em temperatura ambiente.




    CONTINUA







    EDITANDO: SEGUNDA PARTE AQUI OU AQUI.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Kunkka; 11-03-2010 às 21:16. Razão: addei CONTINUA

  2. #2
    Avatar de Rook Findauros
    Registro
    10-01-2007
    Idade
    34
    Posts
    284
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Sempre que estou indo para a faculdade eu penso, como seria viver em um mundo pós-apocalíptico, e já pensei em varias coisas como eletrecidade, falta de água encanada, alimentos...

    Bem, a primeira coisa que eu faria seria vasculhar pelas casas e sair pegando todas as coisas uteis, e agora mel virou ouro, serve para alimento e para conservar alimento.

    Mel para conservar alimento: Ele é antiséptico, é só afundar o alimento ali dentro, como a carne, e ela ficará preservada por alguns meses, tentaria começar a plantar aliementos nos quintais alheios, mas depois de 1 ano (menos até), a carne faltaria então começaria a sofrer por causa disto.

    PS: Se este mundo pós-apocalíptico envolve zumbis, só digo uma coisa: Fodeu.

  3. #3
    Avatar de Leo The Returns
    Registro
    13-02-2006
    Localização
    O post é ali >, Curioso!
    Idade
    33
    Posts
    1.308
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Não entendi o que o lance do caju tem a ver com um mundo pós apocalítico. Claro que os Australianos vão se f*der legal se tiverem que comer caju para sobreviver e que pascoal vai se dar bem. Acho que o enfoque deveria ser na falta de energia.





    Nessa situação se ainda estive de dia, o melhor a fazer seria procurar uma fonte de água e começar um acampamento provisório, se ainda houver luz suficiente procurar alimento, caso contrário, montar uma armadilhas seria uma boa e descançar.

  4. #4

    Registro
    22-02-2010
    Posts
    98
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu sairia pelas ruas furtando tudo oque poderia utilizar, não tem muita coisa a mais pra fazer a não ser morrer.
    u.u

  5. #5
    Banido
    Registro
    10-11-2008
    Localização
    SPC/São Paulo-SP Status: Tentando escrever um livro
    Idade
    30
    Posts
    3.664
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    depende, teem zumbis....



























































































    gomu gomu no ... jet galingt gun!!!!























    @anti-floood
    com meus ensinamentos escoteiros, eu sobrevivia




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Zuriox
    Registro
    20-12-2006
    Posts
    1.102
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu seria um peso para sociedade pós apocalíptica, se a competição fosse grande, dependendo da gravidade da situação, provavelmente a seleção natural cuidaria rapidamente de me colocar no paredão.

    não conheço nada dessas curiosidades de sobrevivência que é comum que as pessoas saibam pelo menos uma ou outra, nunca tive paciência para assistir aquele programa do Discovery Channel, sou péssimo em trabalhos manuais em geral. Só sei que o tédio de não ter tv, pc entre outros seria uma das minhas últimas preocupações em uma sociedade que estaria tentando se reorganizar. Coisas para se fazer provavelmente não faltariam..

    Btw, vale usar o meu tanque atualmente cheio para chegar à fazenda de meu avô? Lá, enquanto não invadissem, daria para subsistir facilmente.
    16:57 Valentia [50]: for some reason BRs and mind power doesn't match.

    Still it's hard, hard to see.

    In hoc signo vinces. +

  7. #7
    Avatar de Vitz
    Registro
    12-07-2008
    Posts
    976
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Se eu quisesse ler isso, eu iria no blog que escreveu e leria na fonte, vou adiantar a parte 2 pra quem quiser ler:

    http://papodehomem.com.br/como-seria...mundo-parte-2/

  8. #8
    Avatar de Leho
    Registro
    08-12-2005
    Idade
    33
    Posts
    1.516
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Sim, fechei Borderlands e Fallout 3 facilmente.

  9. #9
    Banido
    Registro
    05-08-2007
    Idade
    34
    Posts
    251
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Já tinha pensado nisso antes.


    As vezes eu gostaria que só existisse eu no mundo(mas com eletricidade e toda a tecnologia), ia ser legal, mas talvez depois de um tempo eu ia enjoar.

  10. #10
    Avatar de Poncheis
    Registro
    19-01-2010
    Localização
    Rio Branco
    Posts
    2.620
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    só uma pergunta: qq tem haver nao saber oq é caju com o apocalipse? e tb nao acredito nesse calendario maia, acho lezeira, mas so até 2012 vou poder acreditar. e também, ninguem viveria em um mundo pós apocaliptico, pq tudo taria em chamas, nao teria comida, nao teria agua. enfim.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online



Tópicos Similares

  1. [Tutorial] Estratégia para Rookgaard
    Por Sir'Iguela no fórum Newbie Island (Rookgaard)
    Respostas: 28
    Último Post: 23-07-2012, 13:21
  2. 1º Concurso Taverna do Roleplay - Categoria Tibiana
    Por Steve B no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 26
    Último Post: 25-03-2010, 20:05
  3. Concurso de Roleplay Telling 2009 - PRIMEIRA FASE
    Por Lucas CS no fórum Roleplaying
    Respostas: 41
    Último Post: 08-11-2009, 04:03

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •