Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Tutorial Paint - Colorindo/detalhando/sombreando

Registro
    23-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post Tutorial Paint - Colorindo/detalhando/sombreando

Neste tutorial eu busco tentar mostrar a minha técnica para se colorir, detalhar e, finalmente, sombrear um desenho feito no Paint.

Vamos ao que interessa.

Observações:

1) Este tutorial vai mostrar a técnica que utilizo quando faço meus desenhos e sugerir algo para que você possa tentar.

2) Um tablet não é necessário, mas caso possua um, é aconselhável que use-o.

3) Tente não "copiar" a minha técnica, o mais sensato é que você leve a minha técnica como base, aproveite alguns aspectos e crie sua própria técnica.

4) Poste suas dúvidas e sugestões neste tópico ou me envie uma mensagem privada, caso este tutorial seja de vosso agrado

Começando

Antes de se começar a fazer um desenho, aconselho que tenha algo que lhe sirva como referência, mas não necessariamente. (como disse, é, somente, um conselho)

Neste tutorial estarei utilizando esta imagem como referência:

Lembre-se que o que eu busco aqui não é fazer um desenho idêntico ao original, mas sim, um desenho baseado no original com o máximo de detalhes possíveis e uma semelhança notável entre o meu desenho e a referência que uso.

Com o lápis na mão!

Sempre deve-se começar com um rascunho, em outras palavras, um desenho "pouco detalhado" que servirá, basicamente, para você ter uma base do SEU TRABALHO, uma vez que a referência já foi escolhida.

Como este tutorial está focado no desenvolvimento de um desenho no programa Paint, vamos começar com algo bem simples.

Se você tem firmeza com o braço que usa o mouse, aconselho usar o
    Lápis
    para traçar algo sem a forma final definida, para que você possa trabalhar naquilo depois.

Caso não tenha tanta firmeza no braço, pode usar a ferramenta de

Linha

e fazer traço por traço do seu desenho para conseguir uma forma.

Se tiver um tablet, use a técnica do lápis com o tablet para traços mais firmes.

Após seguir os exemplos acima, obtenho o seguinte resultado:

Cores básicas

Tendo um esboço em mãos é uma grande mão na roda, porque, praticamente, metade do seu desenho já foi concluído.

Não aconselho tentar detalhar o desenho inteiro de uma vez só, vá com calma, e por partes:

Colorindo cada parte do seu desenho com uma cor básica vai lhe ajudar a poder se guiar na parte de detalhes e sombreamentos (Mais abaixo)

Esta parte é bem simples de ser feita e não exige muita técnica, é só brincar de colorir com o balde de tinta para obter uma coloração básica no seu desenho.

Detalhes e sombreamentos

Após colorir seu desenho com cores básicas, está na hora de começar a trabalhar melhor na parte dos pequenos detalhes, e, para isso, nada melhor do que o Zoom de 400% (Ctrl+Page Down) para se poder trabalhar em uma área maior e evitar "borrões".

Apenas um exemplo do zoom em 400%

Note que na segunda imagem acima, o desenho está colorido com as cores básicas e comecei a detalhar um pouco a roupa... Não existe segredo nisso, aumente a sua imagem de referência e observe bem as sombras e detalhes que a mesma possui, faça o mesmo em seu desenho e selecione as cores com degradê.
    Note, também, que na segunda imagem acima, existem pequenos "riscos" de cores diferentes que não fazem parte do desenho... Aconselho colocar as cores que vai usar em seu desenho separadas em algum local que não estrague o mesmo. Isto facilita sua localização e salva muito tempo, pois tudo que terá de fazer é escolher uma das cores que já está lá usando a ferramenta
    Conta-Gotas
    e ir colorindo levemente com tons, cada vez, ou mais claros, ou mais escuros igual feito na imagem acima.

Não direi que é fácil ou simples fazer isso, é bem trabalhoso e você precisa ter muita paciência e dedicação, caso contrário, o resultado não será dos melhores...

Note que com a evolução do desenho na última imagem acima, você vê várias cores diferentes em degradê espalhadas pelo desenho... São minha referência na hora de colorir. Faça o mesmo se desejar.

Quase lá

Seguidos os passos acima, alcancei este resultado:

Agora o que vem é de seu gosto... Eu, particularmente, prefiro desenhar, somente, os "bonequinhos" porque detesto cenários... Logo, o que costumo fazer... É colorir o fundo de preto e "assinar".

Consegui!

Como eu disse acima, esta "finalização" é de gosto seu, faça o que quiser, como um fundo bonito, ou não faça nada... Ou apague seu desenho... O que quiser.

---------------------------

Não sei se ficou bem detalhado ou intuitivo, mas espero que tenham gostado deste "tutorial" e o utilizem quando necessário...

Também preferi não entrar nos mínimos detalhes de, por exemplo: "É assim que você tem de sombrear... E está vendo ali o esboço? Fiz EXATAMENTE assim..." porque o estilo vem de cada um...

Abraços.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Maylson; 14-07-2009 às 19:19.

[userbar]120/FFCC00/FFFFFF/0/Exhidi.png[/userbar]
    http://twitch.tv/msatoshi

Registro
    21-07-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ai, bem legal e direto.. mas eu acho que seria interessante vc comentar a opção de fazer rascunho com uma cor e depois passar a limpo c preto so apagando aquela cor do rascunho... acho que isso ajuda bastante =]
    De ontem em diante serei o que sou no instante agora

http://img6.imageshack.us/img6/5206/parkourkza.jpg

More than a hobbie; A life style. Le Parkour

http://userbar.tibiabr.com/userbar/9...F/0/Setsul.png

Deviantart <> f-lessa <>

http://th04.deviantart.net/fs39/300W...y_alexiuss.jpg

Registro
    23-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Lessa5 Ver Post
    Ai, bem legal e direto.. mas eu acho que seria interessante vc comentar a opção de fazer rascunho com uma cor e depois passar a limpo c preto so apagando aquela cor do rascunho... acho que isso ajuda bastante =]
    Isso é verdade, mas é que eu nunca uso... Depois eu coloco se tiver paciência.

[userbar]120/FFCC00/FFFFFF/0/Exhidi.png[/userbar]
    http://twitch.tv/msatoshi

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Faltou ensinar o pulo do gato. ;D

Mas sim, foi bem explicado em tudo o que quis demonstrar, um bom tutorial para quem pretende fazer desenhos mais avançados no Paint. \o

s=D|--<
    q.

Registro
    30-10-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

cara, gostei do tuto, seu estilo eh fora do comum (mt dificiu) ta mt fera o seu resultado final, parabens

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Tópicos Similares

1. Tutorial COMPLETO: Fazendo fakes!
    Por Bend no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 381
    Último Post: 24-04-2010, 19:04
  2. BiM BiM Tutorial Fodim BiM BiM
    Por filipus no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 45
    Último Post: 16-11-2009, 13:31
  3. Tutorial de treino para Paladinos por Forgotten
    Por Forgotten no fórum Paladin