(foto de Locke)
Como disse o Dráuzio Varella: Tá na hora dos ateus saírem do armário.
Decidi criar um tópico sobre o assunto, já que ultimamente tá em falta (risos)
Como um ou outro desocupado deve ter percebido, eu e alguns users temos na assinatura cargos da Igreja Ateísta de Locke.
Esta Igreja é diferente.Para começar, não cobraremos 10%*.
Brinks á parte, hora de serious business:
Segundo dados do IBGE, da década de 70 para a década de 80 tivemos um gigante crescimento do número de pessoas declaradamente sem religião no Brasil (não necessariamente ateus, claro): de 0.8% fomos para 1.6%.É claro, como os números foram ridiculamente pequenos, os dados foram ignorados, tratados como erro nas pesquisas ou flutuação aleatória que passaria com o tempo.
Nem era.De 80 para 90 os sem religião chegaram a 4.6% da população.O número continuou crescendo, e em 2001 tivemos mais de 7% de sem religião.
Ainda assim, a estimativa de ateus declarados é de cerca de 1% da população.O mesmo se repete nos EUA: nos últimos 18 anos, o número de ateus dobrou, também chegando a 1% da população.
Se os avanços científicos tem algo a ver com isso?Não sei, pois não vejo a ciência tão conflitante com a idéia de um Deus (cientistas católicos que concordam com o evolucionismo e o big bang podem simplesmente afirmar que toda a ciência é a beleza da criação).
Não possuo dados para falar com certeza, mas associo este notável crescimento de ateus mais facilmente á idéia de um mundo menos conservador (é mais fácil admitir que não acredita ; em outros tempos seria queimado vivo) e, talvez, á desilusões religiosas.É fato que pelos mesmos motivos da sociedade ser mais liberal, como as religiões tratam de conceitos muito pouco flexíveis, conflitos ficam cada vez mais frequentes, alguns desafiando o bom senso (Papa desencoraja preservativo na África, continente com problemas sérios de DSTs).Mas é claro!A sociedade muda com o tempo (bikinis em 1890?).A ciência muda com o tempo (newton/einstein).A religião se mantém fixa.
Isto causa, muitas vezes, uma distorção do fiel (um católico de verdade concordaria com todos os dogmas da Igreja Católica, entretanto muitos se dizem católicos mas acham que "coisas tem de mudar") ou o pleno afastamento da religião.E aí temos os ateus de internet.Gente que saiu da religião e encontrou, mais facilmente na internet, pessoas com pensamento parecido -e se descobriu descrente.Pela sociedade ainda ser conservadora (principalmente no Brasil, maior país católico), não é fácil ver artigos sobre ateísmo em jornais e revistas.No máximo alguma tímida estatística.Mas ora, se 60% dos cariocas torcem pro Flamengo, porque colocar mais notícias sobre o Vasco?
Mas, por que falar de religião, se o ateísmo só nega a idéia de um ou mais deuses?
Bom, é através da religião que as pessoas estabelecem contato com seus deuses, é com ensinamentos das religiões que as pessoas fazem ações, e por fim, com religião as pessoas podem ser divididas em grupos, todos de notável valor para estudos.Fora isso, em discussões, o fiel normalmente terá como base sua religião - É Deus quem define a religião ou a religião que define Deus?
Como é Deus?
Perguntando para 10 pessoas na rua, suponho termos 10 respostas diferentes, desde um velho semi-nu nas nuvens até uma "onda de energia positiva, que leva amor aos corações dos homens".
Se temos infinitas definições para Deus, ele é infalseável: precisaríamos de uma argumentação para cada definição!Sendo algumas extremamente bizarras, na minha opinião.Outras confusas: "Deus é o tudo, o nada, o fim, o meio, e o além disso."
Então, creio eu ser de maior importância perguntar, não o que é ou como é Deus (ou um conjunto de deuses), mas o que ele faz, e quais são suas propriedades (por exemplo onisciência).
E quando responderem, daí entra o ceticismo.
Ceticismo Clássico, Ceticismo Científico.
Wikipedia total:O nome é dado devido á corrente filosófica da Grécia Antiga.
"...o ceticismo filosófico é procurar saber, não se contentando com a ignorância fornecida atualmente pelos meios públicos, por meio da dúvida. Opõem-se ao dogmatismo, em que é possível conhecer a verdade."
Ou seja: só sei que nada sei.Como o ceticismo clássico vai contra uma verdade absoluta, quando um ateu se diz "cético" em relação a um assunto, ele provavelmente está falando do ceticismo científico:
"O ceticismo científico tem relação com ceticismo filosófico, mas eles não são idênticos. Muitos praticantes do ceticismo científico não são adeptos do ceticismo filosófico clássico."
Em resumo, o ceticismo científico é a prática do método científico (matéria de ensino médio, risos.E vocês achando que não era importante):
Método Científico:
"O método científico é composto dos seguintes elementos:
* Caracterização - Quantificações, observações e medidas.
* Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
* Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
* Experimentos - Testes dos três elementos acima."
Ou seja: o conhecimento é válido quando passa pelos testes e é de fato comprovado.Nada além disso importa aqui: se todos os habitantes de Portugal jurarem que avistaram, ao mesmo tempo, Jesus voando, para a ciência de nada isto vale ; é óbvio que despertará o interesse e testes ocorrerão, mas o método científico foi desenvolvido para afastar o máximo possível o examinador do objeto de estudo (o examinador pode pensar errado, mas os testes mostram fatos, e contra fatos não existem argumentos).
Peraí elf: ateísmo = cientificismo?
Mas é claro que não!Eu só botei essas porras aí em cima porque curto ciência mesmo.
Ateísmo é uma negação, nada mais, nada menos: nenhum ateu tem obrigação de responder corretamente, em uma dissertação de 15 a 25 linhas, como o universo surgiu e como estamos aqui, toda vez que um crente perguntar "mas e se não foi Deus, como foi?".Ficar falando da 2ª lei da termodinâmica, fluxo do tempo ou evolucionismo é muito chato para muitos.
Mas, só porque ele não tem as respostas, estaria errado, logo existe pelo menos um Deus?Mas é claro que não! (vamos lembrar das hipóteses da super-raça criadora de universos ou do universo ser eterno não precisando de um criador)
Lembrem-se: Se religião provasse algo, ateísmo não existiria.
Finalizando o tópico:
Como membro da Igreja Ateísta de Locke, você tem algumas obrigações.Lembre-se que somos 1% do Brasil, ou menos: facilmente a posição de um de nós prejudica a imagem de todos os outros.
(graças a deus que hitler não era ateu, imagina como Godwin ficaria puto...)
Então, vamos aos fatos:
1-É chato sair discutindo, tentando (des)converter todo mundo.Ninguém aqui é monk pra sair spammeando wololololololo~.
2-Entretanto, assim que perguntado, seja numa matéria da faculdade ou mesa de bar com amigos, ao dizer que é ateu, prepare-se para a Guerra Santa, em nome de Locke.
3-Seja extremamente educado.Também é fato que os ateus estao inseridos em castas com maior acesso á escolaridade: responda todas as perguntas com educação, e se não souber, diga que não sabe numa boa.
4-Use o bom senso e pense de forma prática: ignore um pouco a filosofia da Grécia Antiga e lembre-se que para a sociedade Deus existe e mesmo que a lógica diga que algo deve ser provado verdade, e não provado mentira, comece sempre supondo que Deus existe.Pois, pela definição clássica do absurdo, se uma suposição leva ao absurdo, o que existe mesmo é a negação da suposição.Também, nada de frases clichês, como Deus poder mover uma pedra que não pode mover, blablabla.
5-Sempre lembre aos outros, quando te atacarem, que para um cristão o islã não é verdadeiro, nem faz tanto sentido, e a postura do islã com o cristianismo é recíproca.Ateu é o cara que acaba vendo toda e qualquer religião assim.
6-Fique meio chateado se alguém perguntar "mas se você é ateu, porque não sai matando todo mundo?" ou "mas quem rege sua moral?".Você é ateu, não criminoso, e essas perguntas são bem idiotas.
7-Dúvidas sobre a origem do universo, das pessoas, e o sentido da vida?A igreja de Locke não dá todas as respostas.Dá só aquelas que a ciência moderna dispõe.
8-Não há como provar se Deus existe ou não.Portanto, declare-se ateísta agnóstico, ou cético: "não sei se Deus existe, mas considero improvável/não acredito".Sem agressividade, pessoas.
Ou seja: seja uma pessoa pacata, porém nas eventuais discussões se justifique bem (justificar bem é falar: não existem provas da existência de qualquer Deus, fim) e espere que as pessoas entendam e que isto seja suficiente.No entanto, duvido que seja, pois estamos no lado negro da força.Fique calmo e nunca perca a cabeça, nem para afirmar sua falta de fé, nem para tirar a fé de alguém (pois não vale a pena).
Locke é o chefe supremo pela sua notável participação como pastor de nosso pequeno movimento: após nascer, sua primeira palavra foi "baculum" (vide Falácia, na Wikipedia) e desde então ele ronda as interwebs aterrorizando teístas em dúvida.Se ele fosse Deus, acho que seria um bom Deus: como no fórum, moderaria de forma simples, com um vuashh de vez em quando.Não teria criado nem o capeta nem o scat, deixaria todo mundo escolher entre Final Fantasy 6 ou Pokemon Blue/Red/Yellow e daria cheat codes pra balaids/namoraids.
Miauéissoaí.
Dissertem com o carinho que Locke tem com o tubo vermelho.
*(cobraremos 15% ou mais, dependendo da inflação)
Idéia do Lucas CS: Os que quiserem ser da Igreja, postem no tópico o cargo que querem ocupar.
ATUALMENTE PRECISAMOS DE MAIS FREIRAS, A ÚNICA QUE TEMOS TEM BÔNUS.
Locke Cole: Profeta e Pastor Locke, único que conhece os pensamentos de Locke.
Nightmare Elf: Clérigo Grão-Mestre
Lester the Shepherd Girl: Freira
Mig Master: Paladino
DeadFrog: Pastor ou monge, vai depender se ele tá pegando alguém ou não.
Darak: Cristão infiltrado.
Titus: Músico de Locke, para fazer solos demoníacos entupidos de mi bemol durante os cânticos e bençãos.
Iriandor: Relações estrangeiras, principalmente com o Japão, graças ao seu vasto conhecimento otaku.
Flea: Coletor de Dízimos e Impostos (Locke precisa, faz jornalismo)
Torreti'Slayer: Sacerdote de Locke.Fica andando por aí balangando o incenso.
RydeR: Altruísta Ateísta
FoxPsy: Mascote 1 da dupla de mascotes comediantes.
Gulinho: Cozinheiro e cabelereiro da Igreja.Locke precisa de boa aparência (pra procurar emprego)
Leo The Returns: Invocador das Curas de Locke, também conhecido como Curandeiro de Locke ou simplesmente médico.Cargo difícil: não precisa de fé em Locke, só 10 anos de estudo de medicina e especialização em oncologia (já que todo ateu vai ter câncer).
Gaena Doul: Templário Nintendista, o cara que sempre lembra a todos que FF não é só pra PS.
gorner: Inri-Locke.Maluco que sairá por aí falando que ele é o verdadeiro Locke (acabará processado por falsidade ideológica).
BooooM: Uma bomba desativada enterrada nos Jardins de Locke (quintal da casa dele).
Bob Joe: Não-praticante, aparece domingo sim domingo não e dorme na missa.Mas é forte pra cacete e ninguém ousa reclamar.
Eve~: Filósofo.Subiu no topo da montanha mais alta, gritou "tá frio porraaaa" e desde então só fica pensando no sentido da vida e no IPTU alto.
Flame Alchemist: Cristão Infiltrado, motoboy e "Good News Bringer".
De Brinde Uma Flexada: Arqueiro que entrega os presentes na época de doações.
Walter Sullivan: Fiel que veio com a multidão.
Dragon of Nightmares: Dragão de Locke, pra transportá-lo quando Locke estiver atrasado pro trabalho (ou cuspir bolas de fogo por aí, acender velas, etc).
Druid of Dalaran: Cargo militar altíssimo, sintam só a pica: Lich king, Sith lord dos Ateus, Chefe da guarda de Locke e General da TAPUMM (Tropas ateístas por um mundo melhor).
Lucas CS: Blogueiro desocupado e jornalista, que volta e meia inventa boatos difamatórios sobre Locke.
vindeoli: Jardineiro e protetor dos Jardins de Locke (quintal da casa dele).
Pea: Pé de Locke.Fiel que taí pra chutar infiéis numa possível guerra santa, ou jogar futebol com a galere.
Nobre Valente: Advogado da Igreja, crápula que suga nossa grana mas defende nossa imagem nos tribunais: "Estão precisando de um advogado? Me dêem o dinheiro e eu lhes darei o direito!"
Lucas_p: Mais um fiel que veio com a multidão.Uma boa alma que atendeu ao chamado de Locke.
EverNever: Cardeal de Locke.Espalha a palavra enviando o link deste tópico no msn.
Infernalista: Estagiário da Igreja.Como todo estagiário, enquanto estuda matérias básicas (no caso da Igreja de Locke, matemática, física e história das religiões), serve café e troca a tinta da impressora.
Luculoso: Padre dos Balões.Voa por aí fazendo previsões metereológicas.
Richard xD: Manipulador de cordas da Igreja.Dá bons nós nos sapatos de todos e desce as cortinas nos eventuais espetáculos.
Batata Estragada: Marmita de Locke.
Sleep~: Membro da KKK infiltrado.Como é uma vaquinha, provém leite.O estagiário que recolhe.
->Atualmente, cargos em revisão com polêmica do Locke.
CARTA DE CONSOLIDAÇÃO DA IGREJA DE LOCKE, REDIGIDA POR Rocky:
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





Responder com Citação



