Olá, este é o meu primeiro tutorial,
Para iniciar, iremos desenvolver um efeito metálico em textos. Então você pensa: "mais um efeito cromado... como milhões que existem por aí". Não é bem assim. Este efeito na verdade é um efeito que simula uma palavra feita de aço "escovado" (aquele cuja superfície é marcada por diversas ranhuras).
O mais interessante neste efeito é a utilização do filtro Displacement Map, um poderoso filtro que poucas pessoas conhecem. Ok, mas agora chega de conversa e vamos trabalhar:
01º Passo: Crie um novo documento, com as dimensões que preferir (em meu caso 800x600), cores RGB e fundo branco.
02º Passo: Aperte D para deixar suas cores de primeiro plano e plano de fundo preto e brancas, respectivamente. Em seguida, tecle T para selecionar a ferramenta Texto, e digite seu texto. Neste caso, utilizei a fonte Times New Roman PS, com tamanho 170px. Note que a cor, apesar de ser preta, poderia ser qualquer outra, uma vez que ela não será visível quando o metal estiver terminado.
03º Passo: Vamos adicionar os efeitos iniciais ao texto. Para isso, clique no ícone que lembra um F e selecione Drop Shadow (Sombra projetada). Utilize as configurações a seguir:
04º Passo: Selecione agora o ítem Bevel and Emboss (Chanfro e entalhe) e coloque as seguintes configurações:
A esta altura, sua imagem já deve estar deste tipo:
05º Passo: Agora iremos desenvolver a textura de metal que recobrirá o texto. Para isso, crie uma nova camada teclando Shift+Ctrl+N. Escolha como cor de primeiro plano a cor #595959, e para plano de fundo, a cor #CDCDCD.
06º Passo: Vá ao menu Filter > Render > Clouds (Filtros > Acabamento > Nuvens). Em seguida, aplique o filtro Ruído, indo ao menu Filter > Noise > Add Noise (Filtros > Ruído > Adicionar ruído). Utilize as configurações:
![]()
07º Passo: Vá ao menu Filter > Blur > Motion Blur (Filtros > Desfoque > Desfoque de movimento), e aplique as configurações seguintes:
![]()
08º Passo: Agora iremos criar os canais que servirão de base para nosso efeito de metal. Segure Ctrl e clique na camada do texto, para criar uma seleção. Vá para a paleta de canais e clique duas vezes no ícone![]()
Note que agora temos dois novos canais: Alpha 1 e Alpha 2. Clique no canal Alpha 1e tecle Ctrl+D, para eliminar a seleção. Vá ao menu Filter > Blur > Gaussian Blur (Filtros > Desfoque > Desfoque Gaussiano) e coloque o valor 3. Agora iremos criar o arquivo fonte que o filtro Displacement Map irá utilizar. Tecle Ctrl+A para selecionar toda a figura, em seguida Ctrl+C para copiar. Vá ao menu File > New (Arquivo > Novo), deixe as dimensões que o programa sugerir e tecle Ctrl+V para colar. Salve este novo arquivo com o nome Map.psd. Feche este arquivo.
09º Passo: De volta ao arquivo original (com o texto), clique sobre o canal Alpha 2. Vá ao menu Filter > Blur > Gaussian blur (Filtros > Desfoque > Desfoque Gaussiano) e coloque o valor 4. Clique sobre o canal RGB (o primeiro da paleta de canais) e volte à paleta de camadas. Tenha certeza de que a camada com a textura de metal está ativa.
Vá ao menu Filter > Distort > Displace (Filtros > Distorção > Deslocar). Antes de prosseguir, irei explicar como funciona este filtro. O filtro Displacement Map, em palavras gerais, "desloca" uma textura tendo como base uma imagem monocromática, criando uma espécie de "molde" na textura, no formato da imagem utilizada como fonte. Após esta breve explicação, voltemos ao nosso filtro e aplique as seguintes configurações:
![]()
Quando você clicar em OK, o programa irá lhe pedir uma imagem fonte para aplicar o filtro. Lembra-se do arquivo Map.psd? Selecione-o. Sua imagem ficará como esta. Note que o "deslocamento" é feito de acordo os valores em porcentagem que são inseridos. Quanto menor o valor, menor o deslocamento.
![]()
10º Passo: Agora vá ao menu Filter > Render > Lighting Effects (Filtros > Acabamento > Efeitos de iluminação) e coloque as seguintes especificações:
![]()
Seu texto ficará com esta aparência. Note que ele já começa a parecer como se fosse feito de metal, mas nosso efeito vai muito além disto.
![]()
11º Passo: Vamos aplicar uma cor refletida sobre a superfície de metal. Para isso, vá ao menu Image > Adjust > Variations (Imagem > Ajustar > Variações). Primeiro, arraste a pequena seta quase tudo para a esquerda, para definir o quanto a cor será alterada, conforme a imagem:
![]()
Em seguida, clique uma vez sobre o quadro Original, uma vez sobre o quadro More Blue (Mais Azul) e uma vez sobre o quadro More Cyan (Mais Ciano), e dê Ok. Agora vá ao menu Filter > Sharpen > Sharpen (Filtros > Arestas > Arestas nítidas) para ressaltar as ranhuras na superfície do metal.
12º Passo: Agora está a grande sacada: ainda na camada da textura, aperte Ctrl+G. Desta forma, o Photoshop irá mostrar a textura de metal somente sobre a área visível da camada de baixo, que no nosso caso, é a camada do texto. Apesar de já apresentar uma aparência relativamente convincente, ainda aplicaremos alguns detalhes que fazem a diferença no resultado final deste efeito. Sua imagem, a esta altura, deverá estar como a seguinte:
![]()
13º Passo: Nosso efeito está no fim. Para deixar o texto ainda mais metalizado, segure Ctrl e clique na camada do texto, para criar uma seleção. Em seguida, vá ao menu Select > Modify > Contract (Selecionar > Modificar > Contrair) e coloque o valor igual a 3. Agora tecle Alt+Ctrl+D para atenuar a seleção, e coloque o valor 2.
14º Passo: Nosso último passo. Com a seleção ativa, clique no íconee selecione o ítem Curves (Curvas). Coloque os pontos conforme imagem a seguir:
![]()
E nosso efeito está pronto! Veja que o texto apresenta uma aparência bastante convincente de metal, efeito que só foi possível, dentre outros, com o filtro Displacement Map e a camada de ajuste Curvas. A imagem final:
![]()
Bom é isso pessoal, espero que tenham gostado deste primeiro tutorial, duvidas e criticas são sempre muito bem vindas.
Hope Warrior
FONTE: http://www.imasters.com.br
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 















