A lógica é um treco engraçado... a princípio deveria ser quase como uma ciência exata, irrefutável, prova capital de um argumento.
Mas quando utilizada por alguém com um pouco de agilidade mental e perspicácia, combinada com más intenções (ou apenas com vontade de sacanear alguém, seja por diversão ou qualquer outro motivo), a lógica pode ser distorcida até provar QUALQUER coisa.
Se a(s) pessoa(s) que ouve(m) a argumentação são um pouco menos instruidas ou desatentas então... a lógica pode ser mais poderosa que qualquer arma.
Temos vários exemplos, desde piadas inocentes, como aquela do português que chega a conclusão de que se o cara não tem aquário, então é veado, até as mais polêmicas, como os argumentos usados por teístas E por ateus, passando por pequenos truques, como a conta que "prova" que 1=2.
Claro que em todos estes casos a lógica está distorcida e são situações sem muito risco envolvido.
Mas vejamos o exemplo do argumento que "30% dos acidentes de trânsito têm o envolvimento de álcool". Esse argumento parece comprovar que bebidas alcoólicas provocam acidentes ( e eu concordo que assim seja), mas esse raciocínio por si só não prova nada. A única informação que podemos tirar dele é que a maioria dos acidentes não envolve álcool... E mesmo assim esse argumento é largamente utilizado por veículos de comunicação. Claro, é mais fácil que desenvolver o assunto e o público não pensa em questionar mesmo. Por favor, não estou dizendo que beber e dirigir é bom, só estou dizendo que esse argumento SOZINHO não tem a lógica que parece ter.
Existem vários outros casos, na política, na família, entre amigos, na relação homemxmulher... enfim, onde houver a capacidade de comunicação complexa, vai haver lógica, onde houver lógica, vai haver sua distorção.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação