E aew galerinha! to aqui atendendo um pedido que alguns já tinham me feito antes, um tutorial sobre o meu modo de fazer sombras. Num sei se posso chamar bem de tutorial isso que eu vou fazer agora, pois sou péssimo pra ensinar aos outros hauheuahe. :riso:
Materiais:
Lápis 2B e 6B, Borracha e uma folha de ofício A4.
1º passo:
Primeiro vc faz o esboço do seu desenho usando o lápis 2B, eu optei aqui por fazer um tipo de bárbaro (aconselho a estudar um pouco a anatomia humana), não muito difícil, pois está sem muita armadura... Vc vai precisar muito da borracha hauehuae.
2º passo:
Agora vc vai fazer o lineart do desenho, ainda usando o lápis 2B,deixe o desenho bem limpo, usando uma borracha que não manche.
3º passo:
Vamos começar as sombras, escolhi um foco alto de luz vindo da esquerda pra direita. Utilizando o lápis 6B comece a sombrear nas divisórias dos músculos do braço, faça uma sombra bem escura, mas cuidado pra não faze-las grandes demais, essa parte é bem importante, então faça direito.
4º passo:
Comece agora a fazer um degradê na musculatura usando ainda o lápis 6B, partindo das partes mais escuras para as claras, até deixar num ponto q fique totalmente branco, excerto as partes da direita, que não estarão recebendo luz direta. O começo fica bem estranho como vcs estão vendo, mais depois fica legal com o desenho terminado.
5º passo:
Agora no bracelete vamos fazer um sombreamento cilíndrico, onde os dois lados terão sombras, sendo que o lado direito terá uma sombra mais forte. Faça o mesmo no cabo do machado, como o ponto de luz é alto, a sombra forte ficará embaixo do cabo. (desculpa a qualidade, desenho pequeno :mad
6º passo:
Terminando de sombrear o machado, agora iremos para o tronco. Faça o abdome da mesma forma que fez o braço, e deixando o lado direito do corpo dele mais escuro que o esquerdo. Faça tbm uma sombra forte na axila (sovaco) dele, pois esta parte recebe pouca luz.
7º passo:
Termine de fazer o tronco do bárbaro, sombreando o peito e faça o braço esquerdo, seguindo o mesmo esquema anterior.
(desculpa a sujeira, sou meio estabanado hauehuahe)
8º passo:
Vamos fazer a cabeça, tome muito cuidado agora, fazer uma sombra errada pode estragar o desenho. A maior parte das sombras estará na face, abaixo das sobrancelhas, do nariz, das maçãs do rosto (ui :wub, depois da orelha e abaixo do queixo. O cabelo vc deixa um reflexo passando pelo meio. No cinto vc fará sombras abaixo dos espinhos e fará a sombra do próprio espinho descendo pelo cinto. Na fivela faça um sombreamento circular, deixando o lado direito mais escuro, abaixo do cinto haverá sombra tbm.
9º passo:
Vamos fazer a calça agora, deixei ela um pouco mais clara que o corpo do bárbaro, pra diferenciar um pouco os tons. Na joelheira faça o mesmo que se fez na fivela. Termine de fazer o escudo, percebendo o local onde o corpo fará sombra, faça ele meio opaco, pra n refletir luz para o corpo. Dê uma olhada geral no desenho e faça ajustes onde achar que precisa. :riso:
Desenho terminado, num próximo tutorial eu farei cenários e depois ensinarei a fazer desenho realista. flw all
:riso::riso::riso:
se quiser me dá uma dica como melhorar o tuto é só postar aqui.![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

, pois esta parte recebe pouca luz.

Responder com Citação