Aproveitando que ta todo mundo no clima de aviões e armas brasileiras(ou quase), vou dar uma escapada do assunto e falar de algo um pouco menos brasileiro, porém tão interessante quanto
Veículos Stealth
Veículos Stealth são aqueles possuem um RCS(Radar Cross Section) baixíssimo. Tal veículo é capaz de fazer essa proeza refletindo ondas eletromagnéticas ou as absorvendo. O Stealth não quer dizer necessariamente que a aeronave não será mais detectada pelo radar. Os veículos continuam sendo detectados, mas agora com o RCS muito baixo. Dependendo do poder do radar, veículos stealth seriam detectados, mas seriam confundidos com pequenos animais ou objetos por exemplo, uma aeronave stealth seria confudida com uma águia ou até mesmo com um pardal, que é o caso do F-117A Nighthawk estadunidense. Em conjunto de taticas de vôo, com a capacidade furtiva, veículos Stealth podem ser virtualmente invisiveis.
Geometria do sumiço
Para fazer o RCS de um avião ser baixo, na década de 70 a agencia de espionagem CIA encomendou uma areonave que pudesse voar nas grandes altitudes a altíssimas velocidades. Seu projeto se desenvolveu no SR-71 Blackbird.
O SR-71 Blackbird conseguia diminuir o seu RCS pelo fato de que possuir muitos angulos retos(90°). Angulos retos conseguem dispersar as ondas eletromagnéticas, assim diminuindo seu RCS. Logo se descobriram novas tecnologias para incrementar esse efeito.
Aeronaves como B-2 Spirit e F-117 Nighthawk possuem muitos angulos retos, o que prejudica em muito a sua estabilidade em vôo. A solucão encontrada foi desenvolver softwares, para o computador de bordo do avião conseguir se estabilizar durante o võo.
O Blackbird, avião de reconhecimento capaz de atingir altas velocidades. Está sendo aposentado devido ao alto custo de hora/vôo(falarei sobre ele mais tarde pois ele é lindo!:wub
Imagem em tamanho original(3000x2350)
RAM
Aposto que já pensou em DDR e DDR2 né? RAM(Radar Absorbent Material) aqui não é memória de computador não, mas sim uma tinta especial que absorve as ondas eletromagnéticas dos radares e a transforma em energia em forma de calor, impedindo a detecção pelo radar.
Aparentemente essa tecnologia estadunidense não é muito eficaz e muito cara na sua utilização, mas está presente no F-117A Nighthawk.
Um F-117 em pleno voo. Avião de bombardeio e ataque furtivo, foi o primeiro Stealth de baixas altitudes(também vou falar sobre ele depois ).
Imagem em tamanho original(1590x1085)
Os stealth na prática
Durante a guerra do Golfo em 1991, existiam muitas operações de bombardeio, arriscadas para aviões gigantes como o B-52 ou o eficiente bombardeiro estratégico F-111, utilizados desde de os anos 60 no Vietnã. Apesar de terem um excelente histórico, a Força Aérea Estadunidense não queria se dar ao luxo de perder aeronaves. A solução: o F-117. Invisivel ao radar, o F-117 é o mais indicado para cumprir missões de bombardeios estratégicos. Suas bombas guiadas a laser acertam alvos com uma precisão de erros de apenas poucos centimetros. Outra necessidade norte americana foi o programa desenvolvimento para um borbardeiro nuclear estratégico. No final, a Boeing apresentou o B-2 Spirit. Custando a bagatela de 2 bilhões de doletas, podemos dizer que o B-2 é o mais eficiente e moderno bombardeiro do mundo. Enquanto os F-117 podiam destruir apenas 2 alvos por missão, o B-2 é capaz de destruir 17 deles.
O B-2 Spirit ou Stealth B-2.Embora extremamente fino o é capaz carregar toneladas de mísseis e bombas, inclusive ogivas nucleares.
Os radares russos
Especula-se que os russos possuem um radar que utilizaria de um metodo diferente de detectação de aeronaves. Aeronaves como o F-117 ou F-22 Raptor não tem mais livre acesso na ex-URSS. Os Russos realmente nunca se importaram com a vertente estadunidense de tentar tornar suas aeronaves invisíveis ao radar(apesar que esse era um sonho de ambos lados). A escola russa nunca deu enfase na invisibilidade pois haviam escolhido o caminho de produzir aviôes de soberba aerodinamica capazes de fazer manobras que nenhum avião do Tio Sam jamais havia sonhado. Isso tornaria a tecnologia stealth obsoleta e a Russia teria uma nova vantagem esmagadora sobre os EUA. Acredita-se que eles utilizam radares de baixa frequencia.
"Baixa" Tecnologia
Recentemente um artigo da revista Aviation Week & Space Technology revelou que na operação Tempestade do Deserto, os estadunidenses haviam montado um centro de pesquisa e desevolvimento para detectação de aeronaves. Esse grupo estaria utilizando baixas frequencias de radar, e que afirmaram detectar aeronaves Stealth com facilidade até mesmo identificando o aparelho. Curiosamente, na Russia e China há uma considerável quantidade de radares que utilizam a detectação de baixa frequencia. Esse tipo de radar utiliza-se de uma tecnologia básica, mas se aplicada as mais sofisticados tecnologia de microprocessadores, sua performance pode mudar drasticamente. Depois disso, basicamente teria que se desevolver um software capaz de tirar o "ruido" desse tipo detectação. A partir dai, poderia se detectar qualquer tipo de objeto voador, mesmo o mais invisível dos Stealth.
O Blackbird
Vou fugir um pouco do assunto do meu próprio tópico, falando do SR-71 Blackbird o galã do mundo aereo.
O Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido pela alcunha de Blackbird, é um avião de reconhecimento estratégico (SR: Strategic Reconnaissance) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed na década de 60.
O engenheiro aeronautico Clarence Johnson(considerado um genio da aviação tendo trabalhado com projetos por mais de 4 décadas) foi o criador de muita coisa presente no Blackbird - que para época eram extremamente inovadoras. Sua fuselagem, feita com ligas de titânio, era preparada para suportar temperaturas de 200 a 300 graus celcius, causadas somente pelo atrito com o ar!:angryfire.
O Blackbird, apesar de grandinho é conhecido como mijão. Eu explico...Sua fuselagem foi feita no intuito de dilatar-se durante o vôo, estando no chão, seus fluídos podem vazar.
O mijão, digo, Blackbird em exposição para sortudos desconhecidos, em local desconhecido e de data também desconhecida(a imagem é do google, o que é que voces esperavam?)
Imagem em tamanha original
A turbina J-58 - usada no Blackbird - é de grande porte e pesada demais para um sistema pneumático comum a ativação era feita por um motor V-8 envenenado ligado por engrenagens diretamente no eixo da turbina(isso devia ser demorado). O combustível da turbina, também não era nada comum. Desenvolvido especialmente para o SR-71, o JP-7 era um combustível especial viscoso e pouco volátil que era possível apagar um fósforo com ele. Sem essas características o vôo em altas temperaturas seria impossível.
A turbina Pratt & Whitney J-58 em funcionamento, 9 estágios de compressão de fluxo axial. Bichinho nervoso...
Imagem em tamanho original
Para as missões em grandes altitudes e velocidades, os tripulantes(que eram no máximo 2) usavam uma roupa pressurizada, que lembra os primeiros trajes dos astronautas. Para sua construção, foram criadas máquinas especiais com o fim específico da construção dos componentes para este avião. Quando encerrada sua produção, as máquinas foram destruídas, impossibilitando assim que novas peças e/ou unidades do SR-71 fossem feitas novamente e, com o fim da Guerra Fria, não mais era viável seguir utilizando um avião com hora/vôo de custo tão elevado. Apenas 3 são mantidos ativados pela NASA para estudos.
Esse avião voava tão alto e tão rápido que, perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era simplesmente acelerar. Com base em Beale, na Califórnia, a unidade equipada com SR-71 estava em diferentes bases, principalmente na Inglaterra e no Japão, para fazer cobertura aérea em todo o mundo.
O SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma superfície de 270.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnam do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem entrar no espaço aéreo respectivo. Nenhum dos 33 SR-71 fabricados foi abatido até a atualidade. Em um dos seus últimos vôos fora dos Estados Unidos, um SR-71 foi exibido em feira aérea em Paris. No retorno aos Estados Unidos, bateu novo recorde de velocidade.
Dados
Velocidade máxima: 3532 km/h (Mach: 3,2)
Teto máximo: 28000 m
Armamentos: Não possui
Peso total: 66000 kg
Peso máximo: 77100 kg
F-117A Nighthawk
O F-117A Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos da América é o primeiro avião no mundo dotado de tecnologia de camuflagem de baixa altitude. É o descendente direto do programa Have Blue que foi o primeiro protótipo de um stealth de baixa altitute.
Antes de seu batismo com nome oficial ele era chamado pelos engenheiros e piltoos de "Barata". Pois ele era escondido da luz pelos estadunidenses para evitar os satélites soviétivos.
O primeiro vôo foi realizado em 1981, 31 meses após a decisão da produção em massa. O primeiro F-117A saiu em 1982 e a sua capacidade operacional estabelecida em outubro de 1983. O último avião seria entregue no Verão de 1990. A Força Aérea dos EUA negou a sua existência até 1988 mas em abril de 1990, um exemplo foi exibido ao público na Base Aérea de Nellis, em Nevada, atraindo dezenas de milhares de espectadores.
O F-117A tem sido utilizado várias vezes em guerras modernas. A sua primeira missão real foi no Panamá, na Operação Justa Causa, em 1989. Durante a invasão, o F-117A largou duas bombas na base de Rio Hato. Mais tarde, durante a Guerra do Golfo, largou bombas inteligentes em alvos iraquianos. Tem sido utilizado, desde então, na Guerra do Kosovo em 1999, no Afeganistão e na Invasão do Iraque.
Dados
Velocidade máxima: 1230 km/h
Peso total: 23814 kg
Armamento: 2x bombas do tipo Mk-84, GBU-10 Paveway II, GBU-12 Paveway II, GBU-27 Paveway III, BLU-109, Mk-61 ou WCMD
USS Sea Shadow
O stealth não é exclusividade dos aviões, há também os navios stealth. Um deles é o USS Sea Shadow. O efeito stealth do navio é produzido da mesmo forma como nos aviões, com angulos retos. Além desse fator, o USS Sea Shadow se apoia na água em partes muito finas, deixando pouco rastro na água. Foi projetado pela mesmo empresa do Blackbird, Lockheed.
Alguem poderia me explicar da onde ele tira o movimento?
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 











Responder com Citação


