Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Tutorial de interação com o cenário

Registro
    20-01-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial de interação com o cenário [atualizado]

Olá :] Estou fazendo este tutorial, coisa básica, algo que aprendi sozinho, fakers velhos já devem saber, mas não os mais novatos... Utilizarei o Fireworks e Paint, porém, poderá ser feito somente no Paint.

O tutorial consiste em mostrar algumas formas de interagir com o cenário, pois nem toda vez, ele aparecerá sob seus pés... Às vezes, algo estará acima de seu char... Mas como fazer isso? Aprenda aqui! Começarei ensinando a como retirar sprites diretamente do mapeditor (bem simples). Há dois modos:

• 1° modo de como retirar sprites diretamente do mapeditor:

- Abra o mapeditor
    - Procure o sprite desejado da coluna à esquerda
    (Utilizarei o exemplo do great axe)

- Aperte Print Screen
    - Abra o Paint e cole (ctrl + v)
    - Selecione a parte em que o sprite escolhido se encontra

- Copie (ctrl + c), abra o Fireworks, crie novo documento e cole (ctrl + v). ficará assim:

ampliado

- Use a Magic Wand Tool para retirar tanto a parte azul (que na sua pode não ficar) e a branca
    - Pronto! Simples, não?

• 2° modo de como retirar sprites diretamente do mapeditor

As vezes, o que você quer é, não apenas tirar apenas um sprite, mas sim vários deles juntos... Por exemplo, um conjunto de paredes, cercas... É possível fazê-lo apenas juntando partes do modo 1, porém, há uma maneira de fazê-lo mais direto...

- No mapeditor, vá em Grounds e procure a neve, a primeira e mais simples (id 6580)...

Gente, sinto muito por não colocar isso antes, meu velho pc tinha um sério problema com cores e eu só conseguia ver 2 cores na neve ;P Agora percebo que não é bem assim. Portanto, vou editar essa parte para ficar correto.
    Agradecimentos especiais: Marcotonio

“Mas pra que isso?”
    Porque neve foi o melhor ground que eu consegui achar, sendo que ela não é preta (como o void do mapeditor), já que praticamente todos sprites têm contorno preto.

- Preencha com neve, uma parte que você ache necessária para o sprite a ser pego.
    - Agora, coloque o conjunto de sprites sobre a neve. Lembrando que nenhuma parte deles deve ficar no void (a parte preta do mapeditor)

- Copie e cole no fireworks a parte que interessa
    - Agora para tirá-las, selecione a Magic Wand Tool (W) no espaço branco. A tolerance tem que estar em 45~50 (eu recomendo).
    - Para que a janela mostrada abaixo apareça, você tem que ir em: Windows > Properties, ou então Ctrl + F3. A opção Magic Wand Tool também tem que estar marcada.

Se a opção select similar (Select > Select Similar) para então apertar delete. Perceba que as partes brancas do seu sprite também desaparecerão, então a solução é preenchê-los. É só pegar o lápis e ir com fé.
    - Pronto... a cerca está pronta para ser usada!

Ok, pessoal, agora vamos saber “what the heel” que a gente vai usar isso...

Pois eu explico, veja a diferença:

X

Viu? As vezes o cenário se sobrepõe ao seu char... Para fazer isso é bem simples, basta pegar o sprite do que irá sobrepor o seu char, e colocá-lo exatamente acima de onde ele está no mapeditor: Veja:

Agora é só dispor na posição correta e ser feliz

Lembre-se: A lifebar SEMPRE vai se sobrepor a tudo, portanto, coloque-a acima dos outros sprites.

PS: Alguns dias após eu escrever o tutorial, eu vi que o Flashbek escreveu sobre como retirar sprites também... Porém, essa idéia eu tive antes de ver, portanto, não vou colocar créditos a ele, apesar de já estar citando

Exemplos de como usar (retirados da minha fake: A morte de Guido)

No primeiro exemplo, para fazer o char passar a cerca, eu utilizei apenas uma parte dela, a parte que irá sobrepor o char... Veja:

Créditos por me lembrar: Flashbek

Nesse último, eu tive que tirar apenas o sprite da parte em que se encosta as costas da cadeira, para dar impressão de que ele estava realmente sentado

Espero que gostem... Se tiverem algo a acrescentar, faça-o aqui

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Dex~; 05-11-2007 às 20:09. Razão: atualização

There's a place where the sun shines brighter
    There's a mountain that climbs to the stars...

Main citizen since: 12█10█2007 23:38

Registro
    29-06-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

bom tuto sem acontecia isso cmg no fireworks ^^ 8D

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Excelente tutorial, eu não sabia desse chão de neve milagroso... realmente é bem mais útil.
    Mas eu tirei Print Screen aqui e vi que esse chão de neve não tem apenas 2 cores, tem bilhões delas... WTF!?

Ficou muito bem escrito, ilustrado, tá de parabéns!
    Eu sempre usava o primeiro método mesmo para cercas e talz, se você me esclarecer esse negoço da neve vai facilitar minha vida...

s=D|--<
    q.

Registro
    20-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Marcotonio Ver Post
    Excelente tutorial, eu não sabia desse chão de neve milagroso... realmente é bem mais útil.
    Mas eu tirei Print Screen aqui e vi que esse chão de neve não tem apenas 2 cores, tem bilhões delas... WTF!?

Ficou muito bem escrito, ilustrado, tá de parabéns!
    Eu sempre usava o primeiro método mesmo para cercas e talz, se você me esclarecer esse negoço da neve vai facilitar minha vida...

s=D|--<
    As vezes você pega o lugarzinho errado, mas tente pegar um lugar em que quase toda a neve vai ser selecionada... Ai vai faltar só a parte azul claro, que você vai ter que usar select similar...

Uma forma que eu uso, para só vir a cor branca (as vezes da certo), é pegar no paint, selecionar só um pouquinho a mais do sprite... Daí nem precisa procurar a cor azul claro :p

Talvez pode não funcionar para você, não sei pq (qual seu fireworks?), mas aqui funcionou legal (tem vezes que sai tudo na primeira tentativa o.O). O que eu uso é o Adobe Fw CS3

PS: obrigado por opinar e, que bom que você gostou ;P

Banido Avatar de Flashbek
    Registro
    27-12-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom, seu método da cerca... Creio que não funcionará.
    Veja bem:

Então, ele vai passando normalmente até que PUF! Seu lado direito é esmagado cruelmente pela cerca do mal \,,,/

Explica aí como desviar disso. Que creio eu que seja apenas usar o 1º método com a parte da cerca que come o char.

Belo tuto, realmente útel...

Citação Postado originalmente por Marcotonio
    Esse chão está em "others" no MapEditor 8.0.
    Nº 6580, fica em baixo do bonequinho do alemão... Isso se seu MapEditor for igual ao meu ._.

Publicidade:

Registro
    20-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não vai acontecer isso não... O exemplo da cerca foi só para ensinar a retirar sprites usando neve, mas para usar no seu cenário, você só precisa de uma parte dela... Veja o que eu usei:

Obrigado pela dica, vou add

Ps: no meu fica em grounds

Ps2: Agora vi que no paint, as cores são diferentes (azul claro), mas no FW, eles contam como uma só o.o'

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ah, não é que contam como uma só... já entendi... O:
    É porque as cores são próximas, e você usou a wand com Tolerance diferente de 0.
    Então ele pega cores parecidas. Mas se for assim, na hora que deletar o chão, as bordas pretas vão ficar masi claras... não? D:

s=D|--<
    q.

Registro
    28-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

mto bom nem sabia como q fazia isso xD
    vai ajudar mta gente

Registro
    06-09-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

bom tuto, mas eu evito colocar na frente de paredes por instinto pra n precisah faze isso xP

Registro
    07-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

fico bem explicado cara, parabéns...
    vai ajudar bastante XD

Publicidade:

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Permissões de Postagem