Olá :] Estou fazendo este tutorial, coisa básica, algo que aprendi sozinho, fakers velhos já devem saber, mas não os mais novatos... Utilizarei o Fireworks e Paint, porém, poderá ser feito somente no Paint.
O tutorial consiste em mostrar algumas formas de interagir com o cenário, pois nem toda vez, ele aparecerá sob seus pés... Às vezes, algo estará acima de seu char... Mas como fazer isso? Aprenda aqui! Começarei ensinando a como retirar sprites diretamente do mapeditor (bem simples). Há dois modos:
• 1° modo de como retirar sprites diretamente do mapeditor:
- Abra o mapeditor
- Procure o sprite desejado da coluna à esquerda
(Utilizarei o exemplo do great axe)
- Aperte Print Screen
- Abra o Paint e cole (ctrl + v)
- Selecione a parte em que o sprite escolhido se encontra
- Copie (ctrl + c), abra o Fireworks, crie novo documento e cole (ctrl + v). ficará assim:
ampliado
- Use a Magic Wand Tool para retirar tanto a parte azul (que na sua pode não ficar) e a branca
- Pronto! Simples, não?
• 2° modo de como retirar sprites diretamente do mapeditor
As vezes, o que você quer é, não apenas tirar apenas um sprite, mas sim vários deles juntos... Por exemplo, um conjunto de paredes, cercas... É possível fazê-lo apenas juntando partes do modo 1, porém, há uma maneira de fazê-lo mais direto...
- No mapeditor, vá em Grounds e procure a neve, a primeira e mais simples (id 6580)...
• Gente, sinto muito por não colocar isso antes, meu velho pc tinha um sério problema com cores e eu só conseguia ver 2 cores na neve ;P Agora percebo que não é bem assim. Portanto, vou editar essa parte para ficar correto.
Agradecimentos especiais: Marcotonio
“Mas pra que isso?”
Porque neve foi o melhor ground que eu consegui achar, sendo que ela não é preta (como o void do mapeditor), já que praticamente todos sprites têm contorno preto.
- Preencha com neve, uma parte que você ache necessária para o sprite a ser pego.
- Agora, coloque o conjunto de sprites sobre a neve. Lembrando que nenhuma parte deles deve ficar no void (a parte preta do mapeditor)
- Copie e cole no fireworks a parte que interessa
- Agora para tirá-las, selecione a Magic Wand Tool (W) no espaço branco. A tolerance tem que estar em 45~50 (eu recomendo).
- Para que a janela mostrada abaixo apareça, você tem que ir em: Windows > Properties, ou então Ctrl + F3. A opção Magic Wand Tool também tem que estar marcada.
Se a opção select similar (Select > Select Similar) para então apertar delete. Perceba que as partes brancas do seu sprite também desaparecerão, então a solução é preenchê-los. É só pegar o lápis e ir com fé.
- Pronto... a cerca está pronta para ser usada!
Ok, pessoal, agora vamos saber “what the heel” que a gente vai usar isso...
Pois eu explico, veja a diferença:
X
Viu? As vezes o cenário se sobrepõe ao seu char... Para fazer isso é bem simples, basta pegar o sprite do que irá sobrepor o seu char, e colocá-lo exatamente acima de onde ele está no mapeditor: Veja:
Agora é só dispor na posição correta e ser feliz
Lembre-se: A lifebar SEMPRE vai se sobrepor a tudo, portanto, coloque-a acima dos outros sprites.
PS: Alguns dias após eu escrever o tutorial, eu vi que o Flashbek escreveu sobre como retirar sprites também... Porém, essa idéia eu tive antes de ver, portanto, não vou colocar créditos a ele, apesar de já estar citando
Exemplos de como usar (retirados da minha fake: A morte de Guido)
![]()
![]()
• No primeiro exemplo, para fazer o char passar a cerca, eu utilizei apenas uma parte dela, a parte que irá sobrepor o char... Veja:
Créditos por me lembrar: Flashbek
• Nesse último, eu tive que tirar apenas o sprite da parte em que se encosta as costas da cadeira, para dar impressão de que ele estava realmente sentado
Espero que gostem... Se tiverem algo a acrescentar, faça-o aqui![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

X 

Responder com Citação