Primeiro gostaria de falar que como o título do post já diz, é uma “Teoria”.
Após ler muito posts sobre como funciona o ataque e defesa no tíbia, resolvi tentar entender como funciona essas contas todas.
1-Ataque
Partindo da calculadora de danos que existe aqui no site, no meu caso, tenho avenger(50atac 38def) skill 100/100.(no momento estou 97/96, mas 2 meses vai ficar 100/100). No caso acima meu hit máximo será de 300,(nunca da isso, coisas da cip, o SD da quase sempre o mesmo hit). Esse desenho explica mais ou menos o que eu quero dizer, se o bicho estiver na sua frente, você vai dar o hit máximo 100%(300), e nas outras posições 80%(240), 60%(180), 40%(120), 20%(60). Seria assim se a Cip não utilizasse também outro calculo, nessa conta também entra uma variável, por exemplo.
A cada hit é escolhida essa variável sorteada aleatoriamente.
Eu acho que é +- assim. Variável de 1 a 5(pode ser mais de 5, não sei) sendo:
Se considerar a posição de 100% que no meu caso vai ser 300 de hit, fica assim:
Variável 1=100%
Variável 2=80%
Variável 3=60%
Variável 4=40%
Variável 5=20%
2-Defesa
A minha teoria pra defesa é a seguinte, cada bicho além do valor de HP, tem também um valor de ataque, um valor de defesa, e alguns um tipo de equipe que melhora sua defesa e seu ataque. Então é o seguinte, por exemplo um rato tem 5 pontos de ataque, se você ficar rodeado por 8 ratos(que no total de ataque vai ser 40 pontos), eles quebram tua defesa se se pontos de defesa somados forem menor que os pontos de ataques dos ratos somados. E assim funciona pra todos os bichos.
E como no ataque depende da posição em relação ao bicho e também da variavel.
como eu tenho 100/100 e full set, 8 ratos me rodeando nao me dão hit, 8 rots me rodeando também nao, soh que 8 scarab me rodeando eu deito em 5 a 15 segundos.
Por isso que eu falo que até 2 bichos está programado pra defender, acima de 2, é feita a soma de ataque dos bichos, no caso do rato, o total de ataque eh menor que meu total de defesa, no caso do scarab, o total de ataque eh maior que meu total de defesa.
Eu acho que eh programado assim, dai o pessoal fala que acima de 3 bichos quebra a defesa(eles nao estao errados) mas eu acho que depende da soma de ataque dos bichos.
obs.: Vocês ja devem ter reparado que alguns monstros evitam ficar de frente na posição de 100%, algum motivo eles tem pra isso, eles sempre procuram a posição de 20%.
Novamente na minha opnião, estes posts que dizem que o 1 ataque o valor maior do equipe defende, depois vai pro outro equipe e depois pro outro, eu acho que não pode ser.(se fosse assim na hora de blocar, o pessoal não usaria steel boots pra aumentar a defesa.
Obs.: essas porcentages, e as variaveis são exemplos somente, mas ah maneira como eh feita deve ser mais ou menos essa dai.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: