Oi, pessoal, muita gente pediu um tutorial meu... Eu resolvi tentar fazer um, espero que seja de agrado... =)
Começando!
Bom, a primeira coisa que devemos fazer é pensar no que desenhar (Duh!) e, se possível, usar um modelo para seguir... Acompanhe o exemplo abaixo:
Note que eu já comecei a fazer um pequeno esboço do nosso querido Hellfire Fighter
Lembrando que desenhar com zoom é muito bom porque você tem uma visão mais detalhada do que você fez/fará/está fazendo. Uma sugestão é deixar 400% de zoom.
Segundo passo, dando forma:
O segundo passo é começar a dar forma ao desenho, já que a primeira etapa foi apenas esboçar o dito cujo... Acompanhe:
Note que o Hellfire Fighter começa a tomar forma, pode-se notar o fogo
Se você for um bom observador notou que a cor da armadura está num tom cinza escuro.
Cumé que é??: Calma, eu fiz isso porque se for necessário fazer uma sobreposição de cores depois ou se eu quiser apagar só as partes que estão de cor preta (Ou cinza) eu posso fazer sem ter medo de apagar o desenho inteiro!
Explica isso ai, tio!: Acalme-se, jovem Padawan, a ferramenta "Borracha" não tem apenas a função de apagar, ela também pode ser usada para se substituir cores. Vamos supor que você tem a cor laranja e quer que ela seja substituida pela cor preta:
-Selecione a borracha
-Com o botão esquerdo, escolha o laranja (pode usar o conta gotas para isto)
-Com o botão direito, escolha o preto (use o conta gotas, se necessário)
-Agora passe a borracha pelo desenho com o botão direito apertado
-Voila! O laranja virou preto! (Você pode mudar qualquer cor para qualquer outra cor)
Ah tá, agora deu =)
Terceiro passo, forma concluída
Já que estávamos usando um esboço e agora temos uma forma pronta, o desenho poderá ser modificado (pode usar o esquema da borracha citado logo acima) e ficará algo mais uniforme. Observe:
Observe que agora as linhas são todas pretas, nada de cinza
Quarto passo, detalhando
Como todo desenho que se preze tem os detalhes miúdos, vamos desenhar os detalhes, agora!
A armadura agora tem os detalhes
Quinto passo, colorindo
Um desenho bom é um desenho colorido! Porém não vamos tentar fazer os detalhes como efeitos de luz e sombra, reflexos e essas coisas mais complexas agora, primeiro vamos definir a cor base do desenho, no caso uma cor que está em comum no desenho. Observe:
Note que o 'corpo' do Hellfire Fighter foi pintado de laranja por causa do fogo
Sexto passo, primeiros efeitos de cores
Vamos começar a dar uma melhorada nesse laranja... Note que se deixarmos da forma que está, ficará muito simples, então vamos deixá-lo mais detalhado, mais complexo, usando um simples degradê de cores que você mesmo pode selecionar ou pode até mesmo copiar do seu modelo. Observe a tabelinha de cores que eu selecionei e que foram usadas:
Comece dando umas pintadas com o lápis para poder selecionar a área onde a mudança de cor acaba e depois pinte com o balde de tinta
Sétimo passo, tirando as linhas pretas
Muitas pessoas não gostam muito de ver aqueles contornos pretos ao redor dos desenhos, portanto uma forma de livrar-se delas é fazer o seguinte:
-Use o esquema da borracha citado anteriormente, selecionando a cor preta como a cor do lado esquerdo e a cor a se substituir o preto o lado direito
-Passe a borracha por cima das linhas pretas utilizando o botão direito
-Se não quiser usar a borracha, use o lápis, pois terá mais firmeza nos contornos
Acompanhe a imagem abaixo:
Como pode ver, as áreas coloridas não possuem mais os contornos pretos
Oitavo passo, terminando de colorir
Eu não aconselho colorir tudo de uma vez, procure colorir áreas equivalentes primeiro (como as áreas com fogo) e depois as restantes (Armadura)... O esquema é o mesmo, primeiro coloque cores primárias, detalhes vêm depois:
Note que os detalhes ainda são mínimos
Nono e último passo, últimos retoques
Agora basta que você arrume os menores detalhes, como tentar colorir melhor as áreas que ficaram 'brancas' e também retirar as linhas 'pretas' da armadura, por exemplo... Eu havia mudado a parte de baixo dele pois com a coloração diferenciada o desenho mudou muito, então tente se adaptar. Se não quiser desenhar um fundo, escolha uma cor que dê retoque às cores do seu desenho... Não adianta nada fazer um desenho amarelo e colocar a cor de fundo verde claro, já que o desenho tendo uma cor clara, não vai aparecer direito por causa do fundo. O preto é bom para ser usado se seu desenho tiver mais cores claras e o branco se seu desenho tiver mais cores escuras, mas vem de gosto. Acompanhe o desenho terminado:
Voila! Acabamos!
É isso aí, pessoal, espero que tenham gostado do meu primeiro tutorial...
Qualquer dúvida, sugestão, crítica, postem ou me digam via MP/MSN.
Obrigado!
Meu MSN: [email protected]
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 













Responder com Citação


