Olá, pessoas!![]()
Para aproveitar a ociosidade dos três dias sem fórum, criei mais um tópico enorme e cheio de frescurinhas. Tenho conhecimento de que até mesmo Gabriel García Márquez torna-se aborrecido numa leitura sem pausas. Então garimpei diversas screenshots e links para que o tópico não ficasse tão chato. Espero que curtam. :118:
Postado originalmente por Site oficial
Rookers unidos jamais serão vencidos
Tibia, o emblemático massive multiplayer online role playing game, é também conhecido como Paint Online ou Osso da Perna pelas más línguas. Nasceu sob a tutela de quatro universitários alemães, como produto de um trabalho de conclusão de curso. As mesmas más línguas alegam que os pobres jovens reprovaram.
Brincadeiras à parte, Tibia está completando uma década (algumas fontes relatam que a comemoração é apenas em janeiro, mas há controvérsias). Em 1996 o Brasil ainda era tetracampeão mundial e chorava a morte dos Mamonas Assassinas, a clonagem ainda não havia sido posta em prática, Sasha vivia no saco do Szafir e Bin Laden ainda não enchia o saco.
O mundo virtual ainda caminhava a passos de tartaruga, e Tibia encorpava o pequeno, porém relevante, grupo dos primeiros MMORPGs, liderada pelo classicíssimo Ultima Online. Assim como o planeta Terra, o jogo sofreu diversas mudanças, impulsionadas especialmente pela transposição de um espírito acadêmico para o espírito empreendedor, guiada por aqueles quatro nerds.
Guido procura o dinheiro das premiums do mês no bolso
Como escrevo para o fórum de Rookgaard, e não para o Tibia Geral, aceleremos o tempo. Em meados de 2000 Tibia já se firmara, e a marca Cipsoft estava consolidada. Restava ao quarteto de gods deixar a experiência mais agradável aos jogadores para competir com a novíssima leva de MMORPGs tridimensionais e criar um motivo adicional para extorquir dinheiro dos viciados.
Surge assim Rookgaard, Newbie Island, Rook, "Primeiro Mundo" ou qualquer um dos inúmeros apelidos que a Ilha possui. Rascunhada pelas mãos de Knightmare, o "quinto god", e isolada por centenas de squares marítimos do continente principal, Rookgaard serviria como uma espécie de tutorial e "campo de força", para proteger os tibianos recém-chegados das agruras continentais, inclusive da modinha da época, os lurers.
Desde então a charmosa Ilha cumpre a serventia com duvidável eficiência, ainda que a vantagem da nova locação fosse inegável aos novatos, a conferir o establishment da porção de terra mais antiga.
O que Knightmare e seu quarteto fantástico não esperavam era um novo espécime da fauna tibiana: o rooker, cidadão normalmente encantado com o aconchego da primeira cidade, ou simplesmente decepcionado com o caráter típico dos mainlanders. Apesar da placa visibilíssima pairando sobre o centro da cidade com o alerta de que Level 8 é o limite, o rooker resiste ao impulso natural de qualquer outro jogador e finca suas raízes na Ilha, definitivamente. Com o perdão do mau uso da poesia de Euclides da Cunha; o rooker é, antes de tudo, um forte.
O fênomeno ainda discreto poderia passar despercebido pelos olhos dos programadores, se não fossem powergamers pioneiros como Sunrise e Master Slayer, que despertavam encanto e desconfiança por parte dos mainlanders. Os anticanos abriram caminho para novos malucos, e a comunidade rooker cresceu até tornar-se impossível não vê-la. Disputamos espaço contra os passantes, temos voz no fórum oficial e até artigo na Wikipedia.
Entretanto, a Cipsoft jamais reconheceu a "profissão" rooker, tanto que esta nomenclatura é, choremos, artificial.
A principal finalidade do tópico é a criação do índice dos principais updates de Rookgaard em português (inédito). O resultado é um catálogo numerado por catorze principais pontos, didático aos novos, nostálgico aos veteranos e que prova, mais uma vez, que somos a única """"vocação"""" (dá-lhe aspas) esquecida, vivendo a mercê dos interesses dos recém-chegados e passantes. Se isto é negativo ou não, depende da paciência e narcisismo de cada um.
Fonte Principal -
Site Oficial
Os arquivos oficiais são a única fonte inteiramente confiável da cronologia de Rookgaard, apesar de limitados a novembro de 2000.
Fonte Secundárias -
Tibia Wiki
A página de updates é mera cópia da original, mas possui uma diagramação bem mais agradável.
Wikipedia
Artigo na Wikipedia com a história do Tibia, em português.
Tibia History
Taghor guarda screenshots e depoimentos dos velhos tempos. Ainda pequeno, mas vale uma visita.
Janeiro de 2000
Talvez um pouco depois, mas relatos confiáveis datam o ponto de partida da Ilha neste mês. Rookgaard não era muito diferente no quesito ambiente - o templo, o minotaur mage e o pulsante centro urbano sempre estiveram presentes e inconfundíveis. Nenhuma quest diferente das atuais marcava presença, e Itens raros originavam-se apenas dos comuns bugs da época.
Sprites como os do hatchet e brass shield resistem desde aqueles tempos, mas grande parte dos equipamentos trocou de corpo. Tibia inegavelmente era feio - ainda que charmoso. Mais do que hoje, talvez.
Abaixo uma screenshot do primeiro mapa da Ilha. A primeira coisa a se notar ao bater os olhos na figura é a ausência da área premium account e da Ilha oeste, combando com a ausência da maze of fury, spike sword e várias dungeons. O restante do design cartográfico não é muito diferente do atual.
Mistério: o que é aquela área verde-limão no norte do mapa?
Outubro de 2000
Update I - No mármore do Inferno.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos - :triste:
Os poucos e concorridos hunting spots de Rookgaard não eram suficientes para aconchegar a todos, e a Cipsoft toma uma medida de emergência. A partir daí os respawns aparecem mais freqüentemente quando o servidor está cheio, aliviando a acirrada disputa pelos monstros. A modificação persiste até hoje.
As guildas aparecem, apesar de muito diferentes das atuais. O site oficial não as fornecia página própria, não havia rankings nem guild houses. Apenas algo extra na descrição do character.
E acabou-se o que era doce: nada mais de poder empurrar incautos para as trevas de um buraco ou para o inferno de um fogueira. Sim, era possível fazê-lo, e devia ser, no mínimo, engraçado. Ou de quê você nomearia quem chama um Level 1 para a academia com o intuito de jogá-lo nas chamas?
Durin mostra como Tibia era levado a sério
Dezembro de 2000
Update II - Cianureto de potássio.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
Quem reclama do iminente fim da letalidade do veneno o faz com a barriga cheia. Até dezembro de 2000 a exclusividade dos envenenamentos era dos poison fields e slime potions. Snakes e poison spiders apenas infringiam um dano de cor verde, mas sem qualquer atributo extra. A inclusão do novo recurso cria maior variedade entre monstros e deixa alguns ambientes mais perigosos.
Mais: nos primórdios só existiam moedinhas amarelas. A criação das platinum coins é o début do "Item raro" mais tradicional da Ilha. Raro mesmo - só podia ser pego vendendo flasks (hoje vials) ou breads. Ou seja, apenas rookers dedicados conseguiam tê-las. Ponto para nós!
A mudança mais importante é a inclusão da Ilha oeste. Assim aparecem a aclamada poison spider cave, as duas torres de trolls, os pântanos, os orc spearmans e claro, a misteriosa spike sword (nos dias que ela gosta de aparecer). Nada mau: até então a melhor área para caçadas era a rota bears - wolves secretos.
Giant spiders comemoram a nova conquista
Outubro de 2001
Update III - Regras e mais regras.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados - :triste:
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos - :triste:
Trappers Pentelhos -
Um game online pouco conhecido tem poucas regras. Claro, quanto mais burocracia, menos chance de atrair o desejado público. Em 2001 Tibia já possuía, em média, 600 pessoas online (wow!) e precisava de normas mais rígidas para frear o tumulto.
Neste update são criadas as regras atuais para nicks, ainda que os nomes anteriores à imposição não precisacem respeitá-las. Isto explica a sobrevivência de Bubble e Sunrise. Entretanto, as verdadeiras bizarrices daquela época são gente como Pug conDoin e SAFEDORN (escritos assim mesmo). Sobrevivem até hoje.
Acreditem: macro era permitido. Isto explica porque havia gente com mais de 100 de fishing (além do quê era possível pescar dezenas de vezes por segundo, sem delay). Para desespero dos pescadores e fazedores de runas profissionais, os altos skills de fishing foram resetados e os programas robóticos proibidos.
SAFEDORN é a única palavra que o oráculo não fala usando Caps Lock
Fevereiro de 2002
Update IV - Mercenarys, Satori e Red Rose.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
As guildas finalmente tomam a forma que têm hoje: ganham rankings, guild houses e o importante reconhecimento do site oficial. Por esta razão o Erig data o nascimento das clássicas corporações (Rookstat Copyrights) anticanas neste mês, apesar de algumas serem bem mais antigas. Certas siglas sortudas ganharam até Itens exclusivos (rose e mercenary shield), mordomia não vista mais atualmente.
Os trappers mostram o seu contentamente com o update
Março de 2002
Update V - Regras para as casas não respeitadas.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos - :triste:
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
Grande descoberta. Como é bom remexer em arquivos e ser recompensado com a resposta para uma questão que persigo há anos. Antes de revelar, deixem-me fazer um mea-culpa por algumas teorias furadas elaboradas por mim (destaque a esta bosta aqui). Agora a bomba, direto do site: "Characters with no vocation can no longer bid on houses. If a player regularly bids for houses to disturb the auctions a gamemaster may banish the account". Acho que não é necessário traduzir para entender, né? Só para aliviar a pergunta que deve ter pulsado na cabeça de vocês agora: Ab'Dendriel é de 2001. Ou seja, o mistério do Sunrise está finalmente explicado. Chega de tópicos enormes com explicações absurdas relatando os "poderes magicows" do líder dos marrentos. Graças a Loki! (Deus nórdico da mentira, trapaça e outras baboseiras comuns em fóruns)
E um episódio bizarro. Miss Cipsoft proíbe que nomes de guildas, rankings e descrições sejam em outras línguas senão o inglês. Absurdo: mesmo os conservadores mais ferrenhos sabem que faz parte do charme de qualquer game observar corporações (Rookstat Copyrights) utilizando de nomes e rankings estrangeiros¹, especialmente latim. É claro que a nova norma foi solenemente ignorada, inclusive pelos americanos, que continuaram com seus rankings nos idiomas mais bizarros. Minha opinião: uma carga enorme de maconha chegou neste dia a Alemanha. Aliás, sabiam que adultério é contravenção no Brasil?
1 - Não-anglo-saxônicos
Casa - "Ele nunca apareceu aqui"
Agosto de 2002
Update VI - Tibia 8D.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos - :triste:
Yahoo! (Para não me acusarem de propaganda, Google!) A versão 7.0 é o maior update da história do Tibia. Sim, aquele mesmo em que os demons deixaram de parecer almôndegas, e os orcs massinhas de modelar ambulantes. Quase todos os gráficos foram atualizados, usando o fantástico criador de sprites do Paint Brush (piada velha). Vários Itens foram eliminados de Rookgaard. Brown breads (antigo loot de skeletons) foram transformados em breads. Battle shields (rotworms) tornaram-se studded shields. E as chain legs (minotaurs) viraram leather legs e um mito que persiste até hoje.
A jogabilidade também fora fortemente afetada. Destaque à criação dos public channels, e do safe trade system (não consigo imaginar Tibia sem isto). Lembram do roubo da magic long sword? Foi a gota d'água do "confiança trade system". Estréiam os quatro primeiros outfits do new client, disponíveis tanto para free quanto premium accounts (que saudades...).
Outra mudanças importante foi o surgimento da VIP List, que firma Tibia ainda mais como MMORPG formador de amizades. Institui-se a possibilidade de andar nas oito direções (na verdade, já era possível, mas através de um desconfortável, cansativo e difícil de descobrir arrastar do personagem com o mouse). As novas possibilidades de movimento abrem uma gama de estratégias inovadoras no battle system, e acabam facilitando bastante as fugas e a descoberta de áreas até então semi-secretas (como a quest dos salmons, que possuía apenas a entrada da direita e pela diagonal, na parte das pedras). Por fim, o famoso bug que permitia transportar Itens de Mainland para Rookgaard foi finalmente corrigido.
O hatchet simboliza a velocidade da Cipsoft nas mudanças
Dezembro de 2002
Update VII - Tom chato e Oráculo ma-ra-vi-lho-so.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
O crescimento da mendicância é contra-atacado pela ignore list. A partir daí torna-se possível descansar no centro da cidade sem ser importunados pelos "brs" e "pols". No entanto, ainda não era possível ignorar NPCs (o que faria o Tom ter alguma sobrevida com os rookers). Estréia o private channel.
Rookgaard tem uma generosa expansão: surgem os pântanos de snakes, além de outras frescurinhas. Silver amulet passa a servir para algo, assim como o bronze amulet (apesar de ser inútil na Ilha). E o oráculo pimpão, vulgo NPC cor-de-rosa invisível, sai do armário. A tal sala com os teleports pré-Mainland fica somente na memória e nos mapas dos mais antigos.
Oráculo - "São Paulo campeão!"
Setembro de 2003
Update VIII - Cuelhinho, se eu fosse como tu... Botava a mão no bolso e enfiava a mão no...
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos - :triste:
Talvez este tenha sido o único update da história do Tibia em que Rookgaard fora mais alterada do que Mainland. Enquanto no continente a maior mudança pôs fim à experiência cedida por criaturas convencidas e invocadas (slimes invocados por outros slimes davam 50 experience, por exemplo, e proporcionavam uma fácil evolução), em Rookgaard surge a já tradicional área premium account. Junto consigo aparecem goblins, pans, snowballs, "quest da chain legs" e outras cositas más. A nova área desperta a questão: "wolves ou spiders?", cuja resposta hoje é conhecida.
Várias novidades são implementadas para barrar os espertinhos. O antigo bug do "click-desclick" (o primeiro ataque contra um monstro era sempre em full atack, mesmo com o personagem em full defense, o que possibilitava atacar e defender com toda força ao mesmo tempo) foi corrigido. Corredores estreitos (um único square de largura) como o que levava a chave 4603 e ao rotworm da Ilha oeste foram alargados. Por fim, aparecem os eggs, o primeiro "Item raríssimo e democrático", segundo a minha própria nomenclatura. Pena que Calmera fora criada três dias após a Páscoa.
Update IX - São as quests, estúpido!
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
Julera e Valoria são lançadas, provocando o primeiro grande "boom" de brasileiros no jogo. Nasce a centenária e patética guerra "Brazucas vs Gringalhada". A maior parte dos veteranos do fórum (inclusive eu) começa a jogar nesta época.
Vários upgrades em Rookgaard - o sistema de combate dos monstros fora aprimorado. Orc spearmans, por exemplo, passam a manter distância ao invés de se aproximar. Rotworms e bears não permitem mais ser empurrados. Todos os monstros que cedem experiência ganham alguma espécie de ataque de perto (como goblins e orc spermans).
A segunda grande mudança, lembrada até hoje, é o fim do arcaico sistema de quests. Nada de katanas toda madrugada - vale apenas uma por pessoa. O então disputadíssimo baú da key 4601 muda de lugar e cede uma chave para cada pessoa, o que faz o preço da mesma cair vertiginosamente (chegava a 1 000 gold coins!). O dragão morto ganha epiderme e torna-se imóvel. Passa a ser permitido dar logout em lugares anteriormente proibidos (como no próprio dragon e no minotaur hell). Em Mainland as quests da demon legs e horned helmet desaparecem (até um Level 8 podia fazê-las), dando lugar às ainda temidas anhihilator e demon helmet.
Alguns poucos loots novos são criados. Dirty fur em orc spearman e bone em skeleton entram no rol das inutilidades. Rotworm passa a ceder legion helmet ao invés de viking, e o inverso acontece com os skeletons.Tristeza para os fanáticos por Fibula.
Tom - "Amanhã vai ter dragon ham a 30 gold coins cada"
Agosto de 2004
Update X - Spam. Spam. Spam. Spam. Spam. Spam.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
Surge o baixo clero tibiano e marrento - os tutores. Desta forma aparece o tutor channel, e a denúncia dos bugs e nicks irregulares passa a ser exclusividade dos mesmos.
Após a aclamada ignore list, surgem os controles anti-spam, bastante criticados no início, mas hoje quase unânimes. Nada de postar dez vezes seguidas no Trade Channel <sighs> ou se esgoelar pelo centro de Rookgaard. Também nasce o atual sistema de vendas nos êne-pê-cês, possibilitando o comércio de diversos Itens simultaneamente, o que democratizava o acesso às platinum coins. Gold Raven, que tinha cerca de trezentas platinum coins providas pelo antigo sistema, pensa em suicídio.
Dezembro de 2004
Update XI -50k tnl"
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos - :triste:
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
As tardes de domingo nunca mais seriam as mesmas. A recém-criada login queue (a "fila" de login) diminuiu a espera dos doentes de tendinite nos hospitais. A espera chegava (e ainda chega) a absurdas 300 pessoas nas horas mais movimentadas (druid farmers, em grande parte). O saudoso Tibia Proxy perde a utilidade.
Criam-se também as barras de skill, impulsionadas por um tópico com mais de 5 000 respostas no fórum de proposals. As lideranças conservadoras repudiam o novo artifício (eu repudio até hoje), que estimulava o treino abitolado e tirava parte do charme das evoluções (a gente falava "80k tnl" ao invés de "60% tnl"). E para completar a trilogia de extrema direita, aparece a opção da permanent ignore list, o que alivia o trabalho do pessoal que tinha de colá-la a cada login.
"Vou jogar um campeonato de xadrez e já volto"
Abril de 2005
Update XII - Rat plague on Rookgaard!
Newbies Perdidos - :triste:
Rushers Apressados - :triste:
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
São instituídas as monster raids (invasões de monstros), propostas desde a queda de Ferumbras. Desde então sempre tivemos a excitante invasão de ratos em Rookgaard, enquanto Thais penava para se livrar dos orc warlords. A Cipsoft aproveitou o mês da mentira para criar uma falsa promoção. Muita gente caiu no conto do milhão.
Agosto de 2005
Update XIII - Ao perdedor, as bolachas!
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos - :triste:
Talvez o pior update da história do Tibia. Ok, em Mainland sofreram mais: aparecem os malditos soul points. Porém, Rookgaard também teve a sua carga de penúria. As minhocas são instituídas, inflacionando as já aporrinhentas pescarias.
E sacrilégio dos sacrilégios: lurar torna-se quase impossível, através das nada roleplaísticas fumaçinhas mágicas. Enfim, nada de rotworms na ponte de Level 2, orc spearmans no Al Dee ou 50 minotaurs na carlin sword quest (eles acumulavam). As gigantes aracnídeas bundudas deixaram de ser o pesadelo da newbada em Mainland. Para completar, usar a ropes tornou-se bem mais fácil, mas mesmo assim quebrou a milenar técnica de lootbag roping. Enfim, Tibia perdeu boa parte do seu antigo charme aí. Bem, pelo menos deram-nos... cookies.
Quem quer 1100 experience points só atirando flechas?
Agosto de 2006
Update XIV - Regras de cabeça para baixo.
Newbies Perdidos -
Rushers Apressados -
Roleplayers Marrentos -
Powergamers Mitos -
Trappers Pentelhos -
Este update está fresco na memória de todos, então não é necessário muito blábláblá. Bastam afirmações. Macro oficializado. Light hack oficializado (para que serve a tocha?).
Calma, não foi tão ruim assim. Na verdade até gostei do update. A stamina acertou em cheio sharers e cheaters sem afetar os honestos, tiro certeiro que a Cipsoft raramente executara. O novo sistema de respawn, apesar de tosquíssimo (monstros dando respawn na tela wtf), acelera a evolução especialmente em rotas circulares como a dos wolves.
Não posso deixar de citar a nova iluminação digna de discoteca e a fuga das galinhas, descambando no fim da ultra-raridade dos ovos.
O minotaur mage trancou o portal por detestar seu corpo de massinha
Estes são os catorze maiores updates que cataloguei. Claro que houve outros, mas sem importãncia, já que alteraram somente um ou dois pontos.
Os smiles ilustrativos são apenas a título de curiosidade. Em vários trechos fiquei na dúvida por qual smile decidir, então nem levem muito a sério.
Enfim, fico por aqui. Obrigado aos que leram tudo.
PS I - Olha a spike sword do Sunrise!
PS II - Classifiquem o tópico com cinco estrelas \o/!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




















Responder com Citação




