Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Instalar mais de um sistema no mesmo computador

Registro
    20-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Arrow Instalar mais de um sistema no mesmo computador

Algumas pessoas ainda tem dificuldades ou dúvidas em instalar vários sistemas no mesmo HD e criar o esquema de inicialização para os mesmos. Abaixo vai alguns exemplos de esquemas multi-boot englobando versões de Windows e uma instalação de Linux. Os exemplos servem para instalação em um mesmo HD.

WIN95 + WIN98/Me
    Não é possível criar esquema dual-boot com duas versões do Win9x no mesmo HD de forma nativa. Neste caso deve-se empregar programas como o Boot Magic.

WIN9X/ME + WINNT
    para instalar este esquema temos duas alternativas:

1. WINNT em NTFS= Instale o Windows 9x na partição C: em FAT16 e o WinNT na partição D ou outra de sua escolha em NTFS.

2. WINNT em FAT= instale primeiro o Win9x na partição C ou outra de escolha e depois instale o NT. Caso queira instalar o Nt na partição C basta instalar o 9x na D e o NT na C.

Casos proibitivos no esquema 9X + NT:

3. Não se deve instalar o 9X na C em FAT32, pois o NT tentará grava seu setor de boot na raiz de C e como C está em FAT32 o NT não reconhece FAT32, travando a inicialização.

4. Não instale o NT em NTFS na unidade C, pois ocorrerá o contrário do caso anterior. O Windows 9x não reconhece NTFS e caso isso ocorra, só o NT irá iniciar, deixando o boot do 9X inacessível.

WIN9X + WIN2000/XP
    Instale primeiro o 9X (FAT16 ou 32) e depois instale o 2000/XP na outra partição desejada, tanto em FAT32 ou NTFS.

Casos proibitivos no esquema 9x + 2000/XP:

1. caso você deseje instalar o 2000 na partição C: e o 9X em outra partição, as regras do segundo caso do tópico sobre o esquema 9x + NT se aplicam, ou seja, o 2000 tem que ser instalado em C obrigatoriamente em FAT32.

WIN9X + WINNT + WIN2000/XP
    Primeiro instale o 9X em C com FAT16 (por causa do NT), depois instale o NT (FAT ou NTFS) e em seguida instale o 2000/XP (FAT32 ou NTFS). A instalação do 2000/XP criará a instalação do esquema triple-boot para os três sistemas.

WINNT + WIN2000 + WINXP
    Aqui podemos ter um dual-boot (WinNT + Win2000/XP) ou um triple-boot (WinNt + Win2000 + WinXP). Instale primeiro o WINNT (FAT ou NTFS), depois instale o Win2000 (FAT32 ou NTFS) e se preferir instalar também o XP, instale-o na terceira partição (FAT32 ou NTFS). O XP criará o esquema triple-boot para os três sistemas.

WIN2000 + WINXP
    Instale primeiro o 2000 (FAT32 ou NTFS) em C: ou em outra partição e em seguida instale o WinXP (FAT32 ou NTFS). O XP criará o esquema dual-boot para oss dois sistemas.

Caso proibitivo no esquema 2000 + XP:

1. tanto faz você instalar o 2000 ou o XP na partição C, porém a instalação do 2000 deverá ser a primeira a ser realizada, pois se hover o inverso )primeiro o XP e depois o 2000), o 2000 destruirá o setor de boot do XP, impossibilitando a sua inicalização. Caso isso ocorra será necessário recorrer ao console de recuperação do WinXP para restaurar o setor de boot do XP.

WIN9X/NT/2000/XP + LINUX
    Aqui vemos uma possibilidade de instalar os quatro sistemas no mesmo HD. Caso deseje fazer isso, primeiro veja qual a instalação que deseja (quantos sistemas). Respeite as regras de instalação do esquema desejado e só depois instale o Linux. O que vai ocorrer: O Linux criará um registro de inicialização, impossibitando o boot dos outros sistemas, salvo através da edição do LILO.conf ou do GRUB, O Linux criará uma entrada para o Windows e esta entrada (normalmente será a do Windows da família NT/2000/XP) será responsável pela carga dos Windows presentes no HD.

Abraço

[]'s

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

/¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_/

Quer me seguir no twitter?
    http://www.twitter.com/baydir

Me encontrem tbm no TibiaSpace
    http://tibiaspace.com/showprofile/Havengar

Facebook
    http://www.facebook.com/baydirgois

Registro
    30-07-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Faltou o XP + Mac, tem um programa novo que permite instalar os dois ao mesmo tempo.. só não lembro o nome

Fora isso ficou bom..

YourS,
    ~~G~~
    Citação Postado originalmente por Rubera
    19:55 Druid Falcony [61]: lol tava hells hj
    19:55 Druid Falcony [61]: o tediun
    19:55 Walter Shadows [67]: ?
    19:55 Druid Falcony [61]: foi la luro uns 4 hells
    19:56 Walter Shadows [67]: q fdp hein.. deitou?
    19:56 Druid Falcony [61]: n, o blocker é rox
    19:57 Druid Falcony [60]: lol morri

Registro
    05-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão xD

É mesmo eu não intendo disso ae mas tem o Mac, se der mesmo rpa isntalar ele seria muito interessante, porque um cara que trabalha muito e tem Mac no pc por exemplo e o pc é dele, aí ele quer um pra game e outras coisas pode por o Windows, seria bem rox!

...flws! ;*
    "Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar."
    - Bob Marley

Registro
    12-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

o meu pc jah veio instalado windows 2000 server e o XP

como q eu faço rpa disinstalara o server e deixar soh o XP?
    tm algum risco pro pc, dah algum pau, naum liga direito mais, c eu fizer issu?

Banido Avatar de _Raptor_
    Registro
    19-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Detecta
    o meu pc jah veio instalado windows 2000 server e o XP

como q eu faço rpa disinstalara o server e deixar soh o XP?
    tm algum risco pro pc, dah algum pau, naum liga direito mais, c eu fizer issu?

Voce tem que usar algum gerenciador de partiçoes, como o Partition Magic e deletar a partiçao que ta o 2000...
    Se voce tive usando um gerenciador de SOs (que aparece o SO que voce ker entrar e talz), voce corre o risco de danificar a MBR do Windows, mas ai é só voce coloca o cd de instalaçao do WinXP e manda ele restaura a MBR =)

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    12-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por _Raptor_
    Voce tem que usar algum gerenciador de partiçoes, como o Partition Magic e deletar a partiçao que ta o 2000...
    Se voce tive usando um gerenciador de SOs (que aparece o SO que voce ker entrar e talz), voce corre o risco de danificar a MBR do Windows, mas ai é só voce coloca o cd de instalaçao do WinXP e manda ele restaura a MBR =)

mais xega no del msm e deleta o 2000?? problema resolvido???

aki no meu pc qnod ligava eu tinha a escolha d qual SO eu queria entra, mais dps no proprios windows eu tirei essa opção e agora ele entra direto no xp, então axo q nm dah problema delete o 200o, to certo?

Registro
    19-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

mais xega no del msm e deleta o 2000?? problema resolvido???

aki no meu pc qnod ligava eu tinha a escolha d qual SO eu queria entra, mais dps no proprios windows eu tirei essa opção e agora ele entra direto no xp, então axo q nm dah problema delete o 200o, to certo?
    É, a unica desvantagem é que o 2000 ta ocupando um espaço que poderia ser utilizado pra otra coisa...
    Se vc for remove esse 2000, vc usa o Partition Magic (n vo entra em detalhes), deleta a partiçao que se encontra o 2000. Ai vc desfragmenta a partiçao do XP e aumenta ela pelo Partition =)
    Compreendeu?

Registro
    12-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

entendi, soh mais uma coisa

essa partição do HD com 2 SO influencia em alguma coisa a velocidade do meu pc?? ele chega a comprometer a velocidade ou naum??

Registro
    19-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

entendi, soh mais uma coisa

essa partição do HD com 2 SO influencia em alguma coisa a velocidade do meu pc?? ele chega a comprometer a velocidade ou naum??
    Creio que nao, acho que é como se fossem 2 HDs separados

Permissões de Postagem