Esta é a tradução integral do tópico ReadMe para o client Tibia nativo Linux, postado aqui, em 28-09-2006. Os reports para bugs devem ser feitos no tópico original, em inglês.

Introdução

Bem-vindos ao beta test do client Tibia nativo Linux.
Esperamos que você aprecie ajudar-nos a estabilizar mais ainda este client Tibia.


Baixando o arquivo tarball

Agora oferecemos suporte a duas versões libc e libstdc++, nominalmente as versões 5 e 6 para ambas libraries. Então oferecemos dois arquivos tarballs diferentes para download, um para cada versão. Se você possui uma versão mais antiga do Linux (como Red Hat 9, SuSE 8 ou similar), use o TibiaLinux-libc5.tgz, senão baixe o TibiaLinux-libc6.tgz (para as distribuições mais recentes como Fedore Core, OpenSuse e Ubuntu).


Instalação

Após baixar o tarball apropriado para o seu sistema, você precisa descomprimi-lo em uma pasta. Use o seguinte comando:

tar xfz Tibia-7.81-5.i386.tgz
(ou tar xfz Tibia-7.81-6.i386.tgz)


Uma nova pasta chamada Tibia será criada, contendo o client e os arquivos de suporte.
Recomendamos que você faça isso em seu home directory ou em um de seus subdiretórios, pois os seus arquivos de mapas e configuração também serão criados lá.

Depois você deverá ir à sua recentemente criada pasta Tibia para iniciar o client. para fazê-lo, simplesmente execute o binário chamado "Tibia".
Por enquanto, é impossível iniciar o client a partir de qualquer outra localidade. Se você tentar, o client não será capaz de encontrar os arquivos necessários para executar o game.
Se você quer criar um ícone no desktop, você também deve ajustar o launcher para incorporar o caminho funcional para a aplicação.


Problemas conhecidos

Existem algumas coisas para se manter em mente quando você for executar o novo client Linux:
  • Você precisa ter um driver da sua placa aceleradora de video instalado no seu sistema para iniciar o client. Se você tentar instalar o client sem um driver acelerador de hardware, você receberá uma mensagem de erro do seu sistema X-Window system, dizendo que o seu pedido não pôde ser atendido.
  • Ao contrário do client para Windows, você não poderá escolher entre os diferentes engines gráficos. O Linux suporta apenas o engine OpenGL. Entretanto há uma opção de linha de comando para forçar o engine OpenGL a usar diferentes aspectos do OpenGL. Se você adicionar 'engine 3' como parâmetro inicial para o client, uma tecnologia chamada PBuffers será usada para renderizar a tela. Recomendamos esta opção para placas de vídeo antigas e seus drivers, respectivamente. Se você não adicionar uma opção da linha de comando, o client tenta detectar a capacidade da sua placa de vídeo e automaticamente muda para uma nova tecnologia chamada framebuffer objects. Infelizmente notamos que, especialmente em placas de vídeo ATI, a tecnologia antiga pode funcionar melhor. Neste caso, você deve usar a opção da linha de comando.
  • Por enquanto, a funcionalidade da área de transferência está restrita de forma interna ao client, para operações de recortar/copiar/colar. Isto significa que você não poderá recortar/copiar/colar texto de outras aplicações executadas junto com o client Tibia ou vice-versa.
  • Por enquanto, o client não possui um ícone específico, nem na barra de tarefas e nem na barra de títulos da aplicação.

Equipe CipSoft
Tradução: Anderslash