Olá =D
Hoje vamos aprender a fazer uma fake no fireworks =D
Primeiro , leia os seguintes tutoriais:
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=75760 <leia a parte de posicionamento e cores, e baixe o tibian font generator>
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=117855
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=107294
Comentários:Outra coisa importante , é você ter os sprites para sua fake.
Você pode achar muitos sprites no Site do Wolferson ou o outro host do site do wolf.
Vamos com o tutorial:
Montando a fake:
Bom , para começar , você nao vai precisar recortar o char nem nada.
Você tem que pegá-los aqui: http://img74.imageshack.us/img74/589...ovosgifct8.gif (créditos na imagem)
Bom , eu nao tenho as masks , ainda mais porque já deletei tudo as minhas coisas de fakes, mas vamos lá.
Crie um novo arquivo de 161 por 161. Bote as grades , como ensinado no tutorial rulento , mas com essas configurações:
(Sim , eu coloquei os Abilis pra ninguém copiar.)
A cor tem que estar vermelho ou alguma outra cor forte , pois cinza nao aparece muito , e fica difícil ver.
Ok , usando um map editor , screenshots ou sprites , monte o seu cenário.
Eu usarei esse simples de grama que o Myll me passou por msn.
Agora vem a hora da emoção.
Primeiro você já tem que ter o sprite do seu char recortado e/ou colorido e os outros sprites desejados.
Usando a Marquee tool (M) quadrada , recorte o seu char e cole-o na fake , algo como a imagem abaixo:
Agora , pegue a Magic Wand tool (W) e ponha as seguintes configurações:
E clique na parte rosa , o que selecionará ela. Aperte delete e delete ela , consequentemente.
Agora você já tem o seu char binitinho , vamos festejar!. Acalme-se marujo , quem falou pra festejar? Temos muito trabalho a fazer.
Alinhe o seu char usando a grade.
Vamos por a barra de vida que você préviamente roubou dos sprites do Anakin kenobi, que tá lá no our outfits.
Recorte a barra de vida usando o mesmo método que você usou pra recortar o char e ponha-o na fake.
Depois disso abra o tibian font generator (tfg) que você baixou no tópico do goldstorm e digite o nome do seu char (preferencialmente em amarelo) e clique em copy to clipboard.
Vá na sua fake e dê um control v , vai aparecer algo mais ou menos como isso:
Nãããão!! Corra pelo quarto desesperadamente!!11
Acalme-se marujo , quem mandou você correr pelo quarto desesperadamente?
Vamos arrumar. Usando a Magic Wand Tool (W) selecione a parte branca de fora.
Repare que ele nao seleciona os espaços entre as letras. Para arrumar isso , vá em Select>Select Similar e aperte delete para deletar.
Lekal!!!
Mas a vida tá amarela ='(
Ainda com a magic wand tool , selecione a parte amarela de uma das letras , aí vá novamente em select similiar.
Agora pegue o Paint bucket tool (G) , selecione as seguintes configurações:
E pinte.
Agora seu char já está pronto =D!
Agora vamos pegar um inimigo. Vá no site do wolf novamente , pegue os sprites de monstro e abra-os.
Dica: Abrá-os no paint , porque a imagem é muito grande , e se você abrir no fireworks pode deixar seu computador lento.
Agora escolha um desses monstros. Eu escolherei o hero.
Cole ele na sua fake , e recorte-o do mesmo jeito que você fez com o seu char e alinhe-o.
Depois de por a barra de vida e o nome (do mesmo jeito que fez com o seu char) você terminou de montar sua fake =D!!!!!11!111111111
Animando sua fake
Bom , agora vamos animar sua fake =D
Se você ainda está com a configuração de janelas inicial do fireworks , a abra a aba "Frames and History" , do lado direito e depois clique em frames.
Se você nao tá , aperte Shift+f2.
Veja que alí tem algo como isso:
Clique alí naquele botãozinho que eu destaquei em azul na imagem acima
Aparecerá um menu com várias opções. Clique em Duplicate frame. Abrirá uma janela , mas deixe tudo como está (Number:1 , after current frame) e aperte enter. Legal! agora você duplicou o seu primeiro frame :riso:
Mas isso não vem ao caso. O que realmente importa agora é que você tem que adicionar alguma coisa nesse frame. Eu adicionarei a fala do Abili; Usando o tfg , repita o mesmo procedimento que você fez pra adicionar o nome. Deixe na cor amarela e recorte a borda branca usando o select similiar e a magic wand tool.
Lekal!! Duplique esse frame. Depois de duplicar apague a fala do Abili e adicione fala ao hero.(nao esqueça que monstro fala em laranja)
Dica:Nao mude os tempos dos frames agora , isso você fará no final.
Voltando ao assunto , você deve ter posto a fala do hero.
Agora adicione as outras falas , como abaixo:
Agora que você terminou de por as falas , chegou a hora da ação!!!!!!111
Primeiro você tem que pegar os sprites de magias de dano e de fields no site do wolf.
O hero é na verdade um hero mágico e vai soltar sd no Abili.
Abra o chip sets de runas e copie o sprite de sd voando pra sua fake. Recorte-a do mesmo método que recortou o char. Depois de posicioná-la próximo ao hero , duplique o frame e mova-a uns 20 pixels ao lado , repita o processo até a sd acertar o Abili. Aí troque o sprite pra o primeiro da animação de sd.Nesse mesmo frame , diminua a vida do char e altere a cor do nome , usando o mesmo método que eu já listei lá em cima (selecionar e pintar). Depois disso , ainda no mesmo frame , vá no tfg e escreva um dano. Eu pegarei 100 , copie para sua fake , apague a borda branca e alinhe-o mais ou menos na linha da cintura ANTES de duplicar o frame , mude a cor do texto pra cor #C02728. Duplique o frame e suba o hit 2 pixels e depois mude o sprite da sd pro próximo da animação.Quando você terminar os sprites da sd , continue subindo o hit até ele chegar mais ou menos na linha do nome e depois delete-o.
Agora agente vai aprender a fazer o famoso "efeito smudge" , que na verdade nao é smudge.
Mova o char 10 pixels pra cima e dois pixels pro lado e aplique o live filter (alí de baixo) Motion Trail do plugin Eye Candy 4000 demo (vem junto com o fireworks 7.0 e o 8.0) , nas configurações seguintes:
Duplique o frame e mova-o mais dez frames pra cima e pro lado. Faça mais uma vez , aí duplique o frame e alinhe-o na grade.Aí mova-o apenas pro lado e depois duplique o frame. Faça isso 3 vezes , e depois de duplicar o frame , alinhe-o na grade e tire o filtro , vá em modify>transform>flip horizontal e aperte control shift 9 três vezes , isso virará o char para baixo, mas moverá ele 2 pixels pro lado , arrume ele na grade novamente e duplique o frame.
Faça o char usar alguma runa ou magia a sua escolha. Eu usarei exori mort.Quando o exori mort encostar nele ele tem que ficar sem a barra de vida , porém o corpo ainda fica de pé até o hit sumir.Depois que o hit sumir , delete o hit, e substitua o bixo por um corpo do mesmo.
O meu resultado foi esse:
(Fireworks Png (editável) fonte: http://rapidshare.de/files/33124611/Untitled-1.png.html APENAS PRA ESTUDO , se ripar eu mato).
Fazendo seu char andar:
Bom , para fazer o char andar é bem simples. Porém chato. Extremamente chato. Extremamentosamentetentementezosalentelotentemuite ntechatente chato.
Primeiro pegue o cenário com o char e tudo:
Agora duplique o frame e pegue o sprite do primeiro passo do seu char.
Encaixe mais ou menos assim:
(ponha um pé em cima do outro)
Logo vá duplicando o frame e repitindo processo.
Importante: Só se usa os dois sprites de movimento na hora de andar ()
Depois que você terminar de fazer sua gif , vá em file>image preview (ou export preview , se for 7.0 ou inferior). Selecione Animated gif , vá em animation e selecione o tempo de cada frame. Cada unidade é um centésimo de segundo...
Olhem essa tabela que eu fiz pra vocês terem uma idéia:
No andando tem as duas opções , eu uso mais o 7 , mas se você quiser por 15 pode por.
No falando eu uso 300 normalmente , mas quando é muito grande eu diminuo.
O tempo pra pensar é quando o cara para de fazer um movimento e vai fazer outro (como eu fiz na gif do tutorial , ele anda , para os 50 centésimos de segundo e solta a magia).
Bom , enquanto eu fiz esse tutorial eu aprendi várias coisas também.
Como recortar as palavras diretamente , usando o similar , e também como mudar a cor das grids.
Mps com dúvidas nao serao respondidas.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

)