==========RESUMIDO==========
Ola gente, eu to criando esse tópico pra fala um pouco do caso Roswell e do meteorito ALH84001, que são dois casos intrigantes nas descobertas sobre vida extraterrestre, o tópico fico um pouco grande mais vale a pena conferir:
Caso Roswell:
Roswell é uma localidade do Novo México, EUA, onde, em Julho de 1947, supostamente um OVNI teria caído dando origem ao que ficou conhecido como Caso Roswell.
O caso:
Quarta-feira, 2 de Julho, 21:50 H
Sentados na varanda de sua casa em Roswell, cidadezinha do Novo México,sudoeste dos Estados Unidos, os Wilmot
observam a tempestade. De súbito, um grande objeto oval cruza o céu. Parece um meteoro incandescente, voando em
alta velocidade na direção nordeste. Neste exato momento, William Woody e seu pai enxergam, entre as nuvens, a
mesma coisa brilhante, mas dirigindo-se ao norte; e o rancheiro MacBrazel, além de todos os seus vizinhos, ouve uma explosão nas proximidades de suas residências.
A fazenda de MacBrazel fica a algumas milhas de Roswell.
Quinta-feira, 3 de Julho
Brazel sai logo de manhã, averiguando possíveis danos causados pela tempestade. Ele percebe um local coberto por destroços. MacBrazel examina o material: lâminas de um metal bastante maleável que, apesar de moldar-se com facilidade, sempre retorna ao formato original, e uns bastões, feitos com material semelhante ao basalto, le percebe que os bastões não queimam, e são indestrutíveis, e ainda apresentam uma espécie de escrita gravada.
Sexta-feira, 4 de Julho
Feriado nacional. MacBrazel leva alguns destroços a seu galpão. À noite, MacBrazel aconselha-se com alguns amigos e decide contar tudo às autoridades. Assim começou o caso mais famoso entre os conhecedores de ufologia: O Caso Roswell.
Domingo, 6 de Julho, 8:00 H
Brazel vai ao escritório do xerife George Wilcox, em Roswel. Leva alguns destroçosna caminhonete. O xerife logo manda seus auxiliares à fazenda, para verificar o local do acidente. Os ajudantes vão ao local e apenas encontram uma área com o chão vitrificado.
Domingo, 6 de Julho, 13:00 H
Jesse Marcel, oficial das Forças Armadas, comparece ao distrito do xerife Wilcox, a fim de falar com MacBrazel. Examina o material e decide visitar o rancho onde se dera a ocorrência, em companhia de vários subordinados. O superior de Marcel comunica tudo ao Pentágono.
Domingo, 6 de Julho, 17:00 H
Enquanto Marcel e seus homens pernoitam no galpão, o Pentágono organiza, em segredo, uma busca no local do acidente.
Domingo, 6 de Julho, 19:00 H
Os oficiais descobrem a nave acidentada; resgatam seus ocupantes.
Segunda-feira, 7 de Julho
Pessoas das proximidades encontram vários objetos pelo chão; entre eles, pequenos bastões com 1cm de comprimento, tendo inscrições parecidas com hieróglifos.
Segunda-feira, 7 de Julho, 9:00 H
O Pentágono ordena o bloqueio de todas as vias de acessoa Roswell.
Segunda-feira, 7 de Julho, 13:00 H
Glenn Dennis, dono da Funerária Ballard, em Roswell, recebe um estranho pedido de um dos oficiais da base aérea que fica próxima à cidadezinha. O militar faz perguntas esquisitas a Dennis:
- O senhor tem caixões que se fecham hermeticamente?
Qual o tamanho deles? Há muitos caixões pequenos?
Qual o estoque?
Surpreso, Glenn Dennis pergunta se houve algum desastre na área. Informa que iria demorar pelo menos um dia para conseguir tanto caixão para crianças.
Segunda-feira, 7 de Julho, 14:00 H
O general Nathan Twinning, comandante e especialista em formações,
muda seus planos, e prepara uma viagem ao Novo México.
Segunda-feira, 7 de Julho, 14:30 H
O oficial da base aérea liga novamente para Dennis, o agente funerário. Pergunta-lhe como preparar os corpos para o enterro: os mortos haviam ficado muito tempo ao ar-livre, no deserto, e os produtos que Dennis usava para embalsamar poderiam alterar a composição química dos seres encontrados. Dennis recomenda o congelamento dos corpos, e ainda não está convencido a fazer o serviço.
O oficial da base argumenta:
- Não se preocupe. Só estamos querendo saber o método de conservar esses corpos, para estarmos preparados, caso
ocorra algo semelhante no futuro.
Dennis fica intrigado. Mais tarde, ele conhece um soldado que se havia ferido no resgate dos corpos e o leva, em sua ambulância, à enfermaria da base aérea. Dennis estaciona ao ladode um veículo da base; espia dentro da viatura e enxerga vários fragmentos de metal. Ao entrar no hospital, dá de cara com uma amiga, que lhe grita:
- Suma daqui, senão você vai ter um aborrecimento gigantesco!
Segunda-feira, 7 de Julho, 20:00 H
Grande parte dos destroços havia sido recolhida e examinada.
Terça-feira, 8 Julho, 6:00 H
Acontece uma reunião secreta no escritório do coronel Blanchard - desta vez, com a cúpula da Força Aérea.
Terça-feira, 8 de Julho, 9:00 H
O xerife Wilcox procura o pai de Dennis o agente funerário, pois ambos são seus amigos:
- Parece que seu filho está metido numa encrenca, ele advertiu. Diga ao Glenn para não declarar nada do que viu na base.
Terça-feira, 8 de Julho, 11:00 H
Um tenente começa a distribuir o comunicado à imprensa, falando sobre o achado. Ele visita as estações de rádio KGL e KSWS, depois vai aos jornais Roswell Daily Record e Morning Dispatch, que publicam no mesmo dia a informação. As emissoras de rádio passam o comunicado para a agência Associated Press, que se encarrega de espalhar a notícia por todo o mundo. Algumas horas depois, o escritório do xerife Wilcox recebe telefonemas de todas as partes da Terra: Roma, Londres, Paris, Tóquio, Bonn, Hong-Kong. Mas este clima de liberdade de expressão não durou muito. Frank Joyce, da emissora KGFL, remete um telex para a agência United Press International (UPI) e, como resposta, recebe um comunicadode Washington desmentindo o caso.
Dennis recebe um chamado de sua amiga enfermeira:
- Preciso falar com você, Glenn. Você deve fazer um juramento sagrado de nunca mencionar o meu nome ligado a este caso, senão eu terei dificuldades enormes!
Glenn Dennis promete à enfermeira que jamais dirá nada a ninguém. Ela começa a contar-lhe tudo o que sabe sobre o caso. Dois médicos pediram à moça que tomasse notas, enquanto realizavam uma autópsia provisória.
Ela desenhou o que via: um crânio com olhos fundos e grandes, pequenos orifícios nasais, boca fina. Sem cabelos. Os braços do indivíduo eram compridos e finos. As mãos tinham quatro dedos, que terminavam em orifícios parecidos com ventosas. A pele era preta; e a enfermeira disse haver mais três corpos, muito mutilados - com certeza, comidos pelos coiotes. Eram seres que mediam cerca de 1,20 m e exalavam terrível mau cheiro. Com medo de que aquele odor se espalhasse pelo hospital, os médicos chegaram a desligar os dutos de ar. Mais tarde, o local da autópsia foi transferido para o hangar.
Terça-feira, 8 de Julho, 11:30 H
A enfermeira despede-se do Glenn Dennis, e é transferida para Inglaterra, Dennis responde uma carta à ela e em algumas semanas, recebe em sua casa um retorno, com o carimbo: falecida.
Terça-feira, 8 de Julho, 12:00 H
No aeroporto de Roswell pousa um avião, chegado de Washington, antes de subir ao aeroplano, o capitão vê três cadáveres de extraterrestres no hangar, guardados em gelo seco.
Terça-feira, 8 de Julho, 16:30 H
O xerife informa a imprensa que estão proibidos de fazer qualquer manifestação sobre o que viram. Os militares deixam também o rancho, levando Brazel para a cidadezinha de Roswell. Logo aparece, na base aérea, um avião carregado de destroços. No rancho Foster, pedaços de um balão meteorológico, com um aparelho de orientação por radar de chão, substituem os destroços. Uma grande farsa é montada; Marcel diz que o acidente com o UFO não passara de engano. O que antes era disco voador, agora passava à categoria de balão meteorológico acidentado.
Terça-feira, 8 de Julho, 18:30 H
Por um memorando interno, a polícia federal comunica ao FBI que a história do balão meteorológico não corresponde aos fatos. Brazel é intimado a comparecer à base de Roswell, onde recebe orientação para desmentir toda sua história à imprensa. Ele ouve coisas como: olha, meu filho, guarde este segredo com você, senão ninguém sabe o que pode lhe acontecer.
Quarta-feira, 9 de Julho, 8:30 H
Três aviões de transporte C-54 são carregados com destroços. A operação é acompanhada por inspetores de Washington, que supervisionam o carregamento. As aeronaves levantam vôo em direção à base aérea de Kirtland, onde as espera o general Twinning.
Quarta-feira, 9 de Julho, 10:00 H
Na base de Roswell, pousa um avião vindo de Washington. A bordo, um representante oficial do presidente Truman. Em Washington, o senador Carl Hatch, do Novo México, tem uma entrevista sobre o caso Roswell com o Presidente da República.
Quarta-feira, 9 de Julho, 18:00 H
Três policiais recebem os cadáveres dos ETs. Um deles diz: acabamos de fazer História.
Sexta-feira, 11 de Julho
Tem início a Operação Corretivo Mental, objetivando obrigar os soldados a guardar silêncio a respeito do que viram. Em pequenos grupos, eles foram conduzidos a um recinto exíguo, onde um oficial lhes dizia:
- Isto é questão de Segurança Nacional. Está sob o mais severo sigilo. Não falem a ninguém sobre o que aconteceu. Ninguém viu nada.
Terça-feira, 15 de Julho
MacBrazel é advertido, mais uma vez, mas pode finalmente retornar para o rancho. Antes do incidente, ele era muito pobre. Voltou à sua terrinha com uma caminhonete nova e dinheiro suficiente para comprar uma casa e montar um serviço de fornecimento de gelo.
Setembro de 1949
Um parente de MacBrazel conta, num bar, que durante os dois últimos anos a família continuara a achar vestígios da nave acidentada. No dia seguinte, ele foi procurado por militares, que trataram de confiscar as peças. Em 1978, o ufólogo e físico
nuclear Stanton Friedman localiza Jesse Marcel e o entrevista sobre o caso Roswell. O silêncio finalmente estava rompido. Nos 16 anos seguintes, foram editados 5 livros, baseados no depoimento de testemunhas do caso. A imprensa pôde também se manifestar; jornais e emissoras de rádio e televisão continuam, até hoje, a explorar o assunto.
Meteorito ALH84001
O ALH84001 é um meteorito descoberto em Allen Hills, na Antártica em Dezembro de 1984 por uma equipe de exploradores do Projeto ANSMET. Este meteorito, que teria se desprendido de marte, tem sido muito estudado e gerado muita polêmica em virtude de apresentar estruturas que alguns cientistas afirmam ser microfósseis de tipos extraterrestres com características similares às das espécies bacterianas da Terra. É muito contestada esta afirmação e ainda não se chegou a um consenso sobre o assunto.
Reportagem oficial da revista VEJA:
A Nasa, agência espacial americana, admitiu oficialmente, na terça-feira passada, que seus pesquisadores acreditam estar de posse de uma evidência convincente da existência de vida fora da Terra. Foi mostrado um meteorito encontrado em 1984 na Antártida ele sugere que existiu no planeta Marte, há bilhões de anos, uma fauna microscópica muito parecida com os seres unicelulares que habitaram a Terra nos primórdios da História biológica do nosso planeta.
"Estou convencido de que encontramos no meteorito sinais de atividade biológica primitiva em Marte. Quem quiser que prove que estamos errados", desafiou David McKay.
Contestações surgiram de diversos lugares. Mesmo as vozes mais críticas, porém, admitiam que, dada a fonte de estudo da Nasa, um meteorito do tamanho de uma laranja, nenhum time científico do mundo teria feito um trabalho melhor. O meteorito foi batizado de ALH84001.
O presidente americano apressou-se em montar o foguete da propaganda que o anúncio acendeu. "Hoje, a rocha 84001 fala conosco desde bilhões de anos atrás e milhões de quilômetros de distância. Ela fala da possibilidade de vida extraterrestre".
Marte ocupa um lugar especial no imaginário da humanidade. É o planeta preferido não apenas da ciência cósmica mas também dos autores de ficção científica.
Os mistérios do meteorito ALH84001 são de outra natureza. Em primeiro lugar, porque ele veio mesmo de Marte. Já teria sido uma vitória magnífica da ciência determinar, sem sombra de dúvida, a origem marciana de um pedaço de rocha vulcânica que vagou por 15 milhões de anos no espaço antes de cair na Terra, onde passou 130 séculos soterrado sob a capa de gelo antártico.
O ALH84001 pertence a uma classe especial de corpos celestes decaídos. Ele e outros onze meteoritos, um deles encontrado em Governador Valadares, Minas Gerais, em 1958, são inequivocamente pedaços do planeta Marte.
As bolhas internas do ALH84001 tinham gases com a mesma composição da atmosfera marciana. A segunda maneira de determinar a origem de um meteorito é examinar a composição química da rocha.
"Esta é a evidência mais forte já produzida da existência de vida fora do nosso planeta", disse Sagan a VEJA. "Se os resultados se confirmarem, estaremos diante de um raro momento de transição na História da humanidade. A sugestão de que a vida existe não apenas em um mas em dois planetas de um mesmo sistema solar tem conseqüências gigantescas.
"Está óbvio no anúncio da Nasa que ninguém está falando de homenzinhos verdes nem sequer de formas mais complexas de vida. Trata-se aqui de provar a contaminação do meteorito há bilhões de anos por bactérias, seres microscópicos e extremamente simples".
Marte naquela época era bem mais úmido e quente do que agora. A superfície marciana tinha oceanos, lagos e até cachoeiras. A temperatura variava de 30 graus Celsius negativos a 40 graus positivos. Atualmente, Marte só tem água em forma de gelo, nos pólos, e a temperatura média é 40 graus negativos.
De acordo com o artigo dos pesquisadores da Nasa publicado na revista Science, algumas das texturas e formas gravadas em rachaduras da rocha esconderiam não apenas anomalias químicas mas as próprias bactérias fossilizadas. "São bactérias do tipo filamento, bastante comuns na Terra", afirma o artigo.
O burburinho provocado pela divulgação da pesquisa da Nasa é fruto também de uma época especial para a ciência, um período em que as descobertas se nutrem da publicidade.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




Responder com Citação





