Postado originalmente por
Leirbag
Me passa teu msn pra gente trocar ideia, já que é meu campo de atuação.
Tem ali < um ícone com meu msn. É só pegar que eu estou disponível.
O que eu gostaria de letras era mais pelo hobbie mesmo, aprendendo a literatura. Não me identifico muito com a área de gramática. Além da área literária (e talvez linguística), eu me interesso em traduções, que parece ser bem valorizada. O bom que a faculdade de letras ajuda diretamente o que eu gostaria de fazer que é escrever profissionalmente, seja um colunista ou um escritor mesmo.
Não sei se ela será a minha primeira faculdade porque eu gostaria de fazer ela mais pelo hobbie mesmo, mas se eu ver alguma profissão boa que pinte nessa exata área, eu farei sim. O bom é que o vestibular não é tão concorrido quanto medicina e outras "grandes", isso me deixa aliviado um pouco.

Phineas Gage
Martiny, com toda consideração que tenho por você vou deixar minha opinião. Se você gosta de ler e escrever significa que gosta de estudar -ou pelo menos consegue estudar razoavelmente-. Se você achou um panfleto de Biomedicina interessante é porque tem gosto -ou pelo menos não tem aversão- às áreas da saúde e moleculares. Se está indeciso e não apresenta nenhuma restrição, deve levar fatores como dinheiro, status e satisfação pessoal em conta; afinal, tais fatores contam -mesmo que finjamos que não-. Pra acrescentar, ainda aponto que tu és relativamente novo, o que te da tempo para recomeçar se for o caso ou tempo para gastar em um cursinho.
Por que diabos não faz medicina?
Outrossim, pode unir o útil ao agradável e ainda fazer residência em Psiquiatria ao terminar a faculdade. Psiquiatra é um médico especializado em cuidar da mente; ou seja, aproxima-se e muito com psicologia, mas envolve medicamentos e a parte fisiológica e anatômica do cérebro mais a fundo.
Eu queria fazer medicina a um tempo atrás, mas só de pensar na gigantesca competição para entrar na UFPR (eu não tenho condições de pagar a mensalidade) me desanima demais. Tenho que me ralar estudando um monte de coisa para passar no vestibular, e muita coisa vou esquecer depois (típico "odinho" de vestibular que eu tenho). Mas no fundo me parece uma profissão que tem que amar de verdade, porque é bastante trabalho mesmo e pelo o que eu ouço por aí, vida de médico não é tão fácil como pintam o quadro não.
Estudou muito para passar no vestibular? Não me importo na dificuldade da faculdade; o que eu não gosto é estudar um monte de coisa que nunca mais vou usar.

Bela~
Tenho estado nesta dúvida há um bom tempo, já.
Ao menos tenho a convicção de que minha área é humanas, sem mais. Quanto ao curso, a princípio, farei Direito. A grade curricular parece ser de meu agrado e oferece uma boa estabilidade financeira.
No entanto, não fico sem fazer ao menos um bom curso de desenho digital. A paixão pelas artes já me colocou para pensar muito em seguir carreira nesse ramo. Inclusive, já até pensei em viajar para o exterior e pegar um diploma nisso. No entanto, estou muito indecisa e acho que acabarei ficando com o Direito mesmo.
Além disso, uma outra profissão que sonho seguir é a carreira de escritora. Aqui, tenho certeza de lutar para chegar a meu objetivo sem titubear (:
Bem, por favor. Alguém tem alguma ajuda a oferecer para Bela?
PS: Acho que você se daria bem em Jornalismo, Marty (y)
Eu também acho que vou me dar bem em Jornalismo porque une a vontade de aprender com meu hobbie que é a escrita. Escrevo relativamente bem e trabalhar numa rádio ou numa revista me parece um
ótimo emprego.
Bela~, olha o meu plano de vida por enquanto. Eu quero muito fazer algum ato artístico que seja impecável (meu objetivo de vida), seja escrever um seriado a nível de The Wire, fazer alguma banda (vou fazer aulas de canto nesse ano apenas por hobbie para ver no que dá) ou até mesmo atuar. Gosto muito dessas ideias artísticas, mas parece que viver disso logo de cara é um tiro no escuro. Pode dar muito certo, mas eu acredito ser melhor conseguir um diploma numa faculdade como "garantia". Aliás, nada impede que eu tenha uma banda ou escreva meu seriado e curse jornalismo ao mesmo tempo, já que eu vou estar estudando durante toda a minha vida (não há razão para parar de estudar, já que o cérebro é bastante dinâmico e, quando mais você saber, melhor para tudo).
Se bem que a área de desenho digital parece ser muito mais valorizada do que teatro e literatura. Se você realmente gosta da parada, faça isso. Acredito que o mercado seja muito bom se depender de onde você quer ir, já que me parece que você vai vender ilustrações para sites, jogos, empresas criativas. Quando eu digo que arte é um tiro no escuro, digo aquela arte mais "recreativa" mesmo, como pintar quadros, escrever um romance ou dirigir uma peça de teatro. Esses tipos de artes podem esperar um pouquinho, já que exigem um certo tempo e dinheiro para fazer, que não vem facilmente nesse ramo, tanto é que muitos artistas hoje provavelmente tem algum diploma feito.