
Postado originalmente por
elielsantos
Uma afirmação ilógica. Se fosse assim a ciencia já o teria demonstrado. Mas vejo que usarás um principio desonesto: suporás a existencia de Deus para provar sua inexistencoa através da suposta "Mitologia" minha.
Não é nada ilógica, tanto que fora da sua mitologia você pisa em terreno desconhecido. Não há nada que prove que Deus existe que não inclua a já postada Roda do Poder. Contra ele, temos toda a ciência que ignora um principio de Deus criador para basear
todo nosso Universo.

Postado originalmente por
elielsantos
Quer dizer que a ciência, que detém o monopólio do uso da lógica, provou a inexistência de Deus? Ou falas isto pois pretendo prová-lo através da argumentação pura?
Inversão do ônus da prova no
segundo parágrafo?
Deve ser um recorde.
A ciência não precisa provar a
inexistência de alguma coisa. Ao contrário, quem tem que provar é quem, há uns bons 6 mil anos, afirma que existe algo além.
Agora, em embate filosófico, temos diversos, para ambos os lados. A verdade é que a maior força do argumento pró-divino é o Deus agostiniano, o fim de uma regressão
ad infinitum. O que é um argumento um tanto bizarro.

Postado originalmente por
elielsantos
Falei na ciência pois ela obrigatóriamente dá suporte a qualquer teoria sobre a existência ou inexistência de Deus. E todo ateu, pelo menos os cultos, são ateus por causa de afirmações exclusivamente cientificas. Agora, tem ateus que o são por ignorância ou preguiça: não querem refletir sobre o assunto “Deus”.
Minha razão é simples: o Universo não necessita de um criador. Dá pra ver isso tanto pelos posts do Angel quanto por palestras do Stephen Hawking.
E não use a palavra "teoria" de forma leviana nesse tipo de argumentação: Deus nunca superou o método científico. Duvido que ele tenha sequer passado de hipótese (Laplace: "Senhor, eu não preciso dessa hipótese"), quiçá se tornado uma tese.

Postado originalmente por
elielsantos
Agora, tem Agnósticos e Gnósticos que “provam” que Deus não existe por malabarismos argumentativos. Aí já é outra questão.
Melhor que provar baseado na Roda do Poder.

Postado originalmente por
elielsantos
Mesmo? Então sabes a origem da matéria, coisa que a ciência não sabe? Sabes então por quê 95% da energia do universo é de origem desconhecida? Não leste o que disseram os ganhadores do premio de física este ano e anos anteriores sobre a questão?
“...é a primeira evidência com valor científico a comprovar que, em sua infância, o Universo não era um nada absoluto, um vazio, um vácuo onde nem sequer o som se propagava. Ao contrário, o cosmos surgiu de uma bolha de plasma, gás comprimido e denso formado de partículas com carga elétrica, calor e a chamada "matéria escura" – tudo aquilo que se desconhece no Universo.”
Estudo sobre a origem da matéria que deu o nobel a Eric A. Cornell e Carl E. Weiman e o alemão Wolfgang Ketterle, em 2001.
Se o universo não precisava de um ente superior, que alguns cientistas do Genoma chamaram de ID (Inteligencia Design), esta obscura origem da matéria teria uma explicação lógica. Portanto, se não se sabe a origem da mesma, como afirma que a lógica pode decifrar o que a ciência não consegue sobre o universo? Ou não sabia que este é o pilar básico da lógica que sustenta a existência de Deus? Ou não sabias que a lógica não pode explicar o que a ciência não explica?
Pra alguém que fala tanto de lógica, você incorre em erros lógicos o tempo todo. Pense bem: Não é por que não sabemos de
onde veio a matéria e
como o Universo veio a ser dai que necessariamente
Deus criou. Ainda mais quando Deus
não tem validade científica.
E nossa, dizer que o pilar básico da lógica que sustenta sua ideia é uma lacuna que pode ser preenchida a qualquer momento é no mínimo infantil.
E não cite o Design Inteligente (português) ou Intelligent Design (inglês, decida-se). Toda vez que você fala deles, um biologo teme pela humanidade.

Postado originalmente por
elielsantos
Me diga: já ouviu falar em arqueologia? De acordo com tua presunção, não. Já que o amigo se considera o paladino da lógica, a obrigação de responder será tua: como foi que o pai da Arqueologia descobriu Tróia, Micena e Creta( Esta ultima ele sabia onde se situava)? Baseado em quê? Já fiz este mesmo questionamento, pois os ateus repetem os mesmos erros preconceituosos. Um dos principais ramos da ciência é justamente A arqueologia, que nasceu de um obcecado por um livreto poético de alguns milhares de anos. Portanto, deveria o ateu ser mais cauteloso quanto aos livretos com alguns milhares de anos.
Outro erro lógico, e dessa vez partindo de outra metonímia. Não é por que está certo em alguns pontos que tudo que está escrito é verdade. Tanto é que outro ramo científico, este um pouco fora do seu escopo, acredito, diz que a Terra tem 4,5 Bilhões de anos. Enquanto o seu livreto (sim, LIVRETO) afirma ter 6. MIL.

Postado originalmente por
elielsantos
O ateu nada mais é do que um revoltado. Primeiro, a questão não é tão simples como pegar um livreto. Se fosse assim, para que ciencia, se qualquer almofadinha revoltado de alguma faculdade poderia fazer o mesmo que tu?
Então pra que religião, se qualquer crente cego poderia fazer o mesmo que tu?
Pergunta sem nexo, caceta.

Postado originalmente por
elielsantos
Uma afirmação lógica, a não ser que tenhas uma prova em contrário que eu desconheça.
Seria uma afirmação lógica
se houvesse argumento lógico favorável ou
evidência científica suficiente. Em não havendo ambos, é uma afirmação baseada em
fé, que num debate cientifico-filosofico não vale nada.

Postado originalmente por
elielsantos
Então, comece disprovando-o
Diga por quê.
Você ainda não mostrou a lógica da inexistência, portanto seus comentário sobre a inexistência de Deus é irrelevante. Primeiro, vamos ver sua lógica sobre a inexistência de Deus.
Responderei isto ali embaixo, junto do outro questionamento.

Postado originalmente por
elielsantos
Uma afirmaçãos em lógica. A arqueologia nasceu baseado na mitologia. Não diga bobagem. Primeiro, desconheces que a existência de Troia, Miscenas, Creta entre outras cidades clássicas gregas foi descoberta por Heinrich Schlieman baseado na Illiada, um conto “Mitológico”. Portanto, pela lógica sua tal não deveria acontecer, pois é mitologia. E tu me asseveraste que me provaria algo baseado na lógica. Portanto o amigo não pode cometer erros grosseiros desta forma. É ilógico. Se tu defendes a lógica, deveria conhecer estes pormenores.
E você afirma novamente que o "mitológico" é verdadeiro por metonímia. Dilúvios, Terra Jovem, Terra Plana... Quer mais ou está bom de erros?
Seu livreto não vale. Erra na mesma medida que "acerta".

Postado originalmente por
elielsantos
Vai com calma, colega. A questão não é tomar como falsa, mas mostrar que é falsa. Não são afirmações simplistas que tornam uma coisa falsa ou verdadeira. O amigo outra vez usou um argumento ilógico.
O amigo já disse algo semelhante.
Entenda o seguinte, colega: vamos partir do principio. Se Deus existe, “ele é mentiroso”. O problema é que ainda não vi a tua lógica que dizes existir para se provar isto. Para se chegar ao deus mentiroso, é preciso primeiro estabelecer sua existência ou não.
É por isto que primeiro a pessoa acredita em Deus pela fé. Se ele é Deus, acredita-se nele pela fé, apesar da lógica contra.
E outra coisa: você está limitando teus argumentos à suposta “Mitologia”. Não limite, pois ainda não mostraste que ela na verdade é mitologia. Primeiro, mostre um fato comprovando que a bíblia não é uma fonte histórica. Andas depressa demais pára quem tem lógica.
Aqui respondo o questionamento acima, já que é tudo a mesma coisa.
Cientificamente, não tem nem por que desprovar Deus. É chutar cachorro morto. Como mostrei acima, nem de hipótese passa.
Veremos agora a filosofia por trás de tudo isso. O Deus cristão, afirma-se, deve ser o máximo de bem, o máximo de justiça, o máximo de misericórdia, atemporal, onipotente, onisciente, onipresente, dá livre arbítrio e, mais importante, imutável e impossível de mentir ou corromper.
Lembremos que em lógica, uma contradição pode ser resolvida através de uma mudança de estado ou momento. Mas sendo Deus imutável e atemporal, isso é impossível neste caso. E uma contradição demonstra que Deus não pode existir, já que ele não poderia se corromper.
Bem, vamos a lista de contradições.
A passagem já mostrada pelo Loops e a postada por mim demonstram um Deus mal. Os dez mandamentos, especificamente o de não ter ídolos e ter Deus acima de tudo, demonstra um Deus ciumento.
Isso é a parte simples.
Temos um Deus misericordioso e justo. Como pode ser justo, sendo misericordioso? Se fosse o máximo de misericórdia, não poderia punir, pois punição não demonstra misericórdia. Se fosse o máximo de justiça, não poderia ter misericordia de crimes, especialmente daqueles contra os mandamentos dele.
Acompanhando? Próximo.
Deus é onisciente e atemporal. Ou seja, compreende todo o tempo de fora dele, conhecendo futuro, passado e presente, sem diferenciá-los, sabendo-os desde o "princípio". O famoso alfa e omega, inicio, fim e meio e etc.
Pois bem.
Como pode existir um livre arbítrio se já
aconteceu aquilo que você ia fazer? Se não existe livre arbítrio, Deus mente, e Deus não pode mentir. Outra contradição pra lista.
Ai você vai vir e perguntar se Deus existe, ignorando toda a argumentação por que não consegue compreender o simples ato da suposição e o fato de que não importa se ele existe ou não pra ele ser uma contradição lógica como ideia e, portanto, não poder existir da forma como você quer. Mas, vindo de alguém que se esconde atrás de falácias e argumentação ilógica, isso já é esperado.
Assim fica fácil.