Já que fui requisitado (rs), e a idéia me chamou atenção, vou falar sobre a minha extensa passagem por aqui. Mas antes de qualquer coisa queria lembrar que já faz um tempo que saí, e posso não lembrar de alguns nomes ou fatos importantes!
Eu descobri a seção em meados de 2004, creio eu, enquanto visitava todas as seções do forum pra conhecer. Como sempre fui fã de qualquer tipo de arte, principalmente a digital, a seção Screenshots Fake (que na época tinha esse nome e não era dividida em 5), me chamou bastante atenção. Apesar disso, naquele tempo a seção era bem parada, poquíssimos novos tópicos e poucos usuários frequentavam. Os que eu consigo lembrar mais eram: BoGaS, Alca Vicius, Suteba Dark Hell, Gaia Warrior, Wolf of Nigth e Lerguino Fiero (que era o sub-moderador da seção, mas não lembro de ter visto fakes dele).
Na época, com bastante tempo livre, passei a visitar a seção e tentar aprender a fazer minhas fakes. Com a ajuda de tutoriais do Suteba e do Alca Vicius, fiz minhas primeiras fakes (simples, de um quadro). Naquela época o trabalho que tínhamos era imenso. Tudo que era usado na fake era retirado da pasta Sprites, que extraíamos do tibia.spr, e montado SQM por SQM. Até mesmo o cenário, pois não se usava map editor. Para os personagens, usavamos outfits todas brancas e coloríamos com máscaras, como o próprio jogo faz, mas usando recursos do Fireworks ou Photoshop. Mas o mais trabalhoso eram as falas. Escrevíamos tudo que queríamos na fonte Tahoma, na cor correta. Em seguida usávamos dois programas para fazer o contorno do texto e colávamos na fake. Por causa de tudo isso, fakes de um quadro eram valorizadas, HQs e GIFs então (raridades na época) nem se fala.
Com o tempo foram surgindo pequenas ferramentas que auxiliavam um pouco nessa trabalheira, e cada vez mais tutoriais fáceis de entender e que incluíam praticidade no processo de fazer uma fake. Isso trouxe muitos novos usuários para a seção, que começou a ter uma frequência alta de novos tópicos. Com isso, foi criada a Arena de Fakes. Assumidamente uma cópia da Arena do Fun Artes, criada por mim, na Arena usuários faziam fakes com um mesmo tema para serem votadas depois pelos demais. O tópico foi sucesso, e acabou popularizando um pouco mais a seção e aumentando o movimento.
Lá pra 2006, acho, como não podia deixar de ser, esse aumento de movimento trouxe também uma certa bagunça a seção. Tópicos irregulares eram criados a cada dia, e o controle da seção foi ficando difícil pelos moderadores, que tinham o Forum inteiro pra cuidar. Daí surgiu a necessidade do TibiaBR de incluir um membro na equipe para cuidar da seção. Esse membro fui eu, e então me tornei sub-moderador. Com essa mudança, houve também uma alteração para melhora na organização. A 'Screenshots Fakes' foi dividida em 5 seções, que são as atuais, e se tornou o Mundo Fake.
A essa altura, dezenas de tutoriais já existiam, e muitas coletâneas de sprites e programas com recursos que ajudavam os fakers foram disponibilizados. Inclusive, já se usava muito o Map Editor para os cenários, claro, criticado por alguns usuários antigos. Depois de certo tempo, eu conheci o Gooden, um programador de Portugal que se interessava pelas fakes. Juntamos nossas idéias e lançamos os programas Fakerlab (atualmente, FakerCity). Não sei se posso chamar de revolucionário, soa meio prepotente, mas tenho certeza que hoje são muito úteis e usados pela maioria. Nossos programas praticamente davam "mastigadas" as outfits e textos para as fakes.
Após um tempo, eu já havia parado de jogar Tibia, e além da vontade de me desligar de tudo relacionado ao jogo, a situação do Mundo Fake estava um pouco fora do meu controle, por falta de tempo. Unindo esses fatores, resolvi me desligar da equipe, e entreguei meu cargo de sub-moderador para o Dark Matter II. Daí então fui tentar a sorte no design, o que não durou duas semanas (rs), e em seguida passei a visitar somente o Off-Topic, principalmente a sub-seção Esportes. De vez em quando ainda passava no Mundo Fake, mas meus posts eram somente sobre os programas FakerCity, que eu e o Gooden quisemos continuar com o projeto (porém, hoje já não sei se terá continuidade).
Hoje, trabalhando, fazendo faculdade, cursos e mais cursos, não tenho tempo para nada, muito menos para o forum. Mas sempre que posso dou uma passadinha por aqui, e vejo que as coisas mudaram muito. Atualmente, com a praticidade e tempo que os fakers tem, vejo que a qualidade das fakes aumentou muito, HQs de 999999 quadros, GIFs cheias de frames e com efeitos em tudo, fakes com praticamente todos os sprites editados, etc...
Bom, é isso! Se eu esqueci de alguma coisa eu posto depois. Vou falar alguns nomes que eu lembro de quem eu acho que valeria a pena ler alguns relatos (se tiverem contato!). Mas como eu disse no começo do tópico, não vou lembrar de todos! Me desculpe se esqueci de você (rs): Dark Matter II, BoGaS, Alca Vicius, Suteba Dark Hell, Gaia Warrior, Wolf of Nigth, Anakin Kenobi, Elbriga, Kiaku, Jack Foxy, Adrianox, Mr. Crowley, Marcotonio, abili. Ah, e fica também a sugestão das entrevistas que te falei por MP, Sah. Enfim, se precisar de mais alguma coisa, se tiver dúvidas, estamos aí!