Parabéns, você escreve muito bem. O chato é que a maioria dos que leram / lerão seu texto são honestos, os desonestos provavelmente não parariam para ler um texto desse tamanho.
Infelizmente tenho que concordar com os que comentaram antes de mim, não há como erradicar os bots.
* Bot rende dinheiro na vida real, através de venda de gold, itens, script e licença ;
* A Cipsoft deseja viciar seus clientes, para lucrar mais. Exemplo : por qual motivo surgiram os achievements ? Simplesmente para aguçar o sentido competitivo dentro de cada jogador. São conquistas inúteis, não alteram em nada o personagem ! ;
* Top isso, top aquilo, top aquilo outro. São deveras espertos, cutucam a ferida mais profunda do ser humano, a vaidade. Por pura vaidade players que nem se divertem mais com o jogo continuam ativos, apenas para não perder um "top" e consequentemente a fama.
Concordo com o Godofredo, as pessoas só aprendem levando na cara. Esse número só reduziria se a Cipsoft começasse a banir / deletar constantemente e voltasse a expor na página de informação do personagem que ele está banido. Isso reforçaria a seriedade das punições e acabaria com esse disse-me-disse que sempre vemos no fórum.
Sinceramente, não cogito mais esta possibilidade. Se a Cipsoft realmente se preocupasse com os cheaters, teria dado um jeito neles há muito tempo. O fato é que, como empresa, visa o lucro e os cheaters são os que mais dão dinheiro à ela, direta ou indiretamente.
Passei um tempinho sem logar no Tibia, mais de um mês, e agora que voltei estou me decepcionando mais a cada dia que passa. Não consegui achar nenhum lugar decente para caçar, estavam todos lotados. Se fosse só isso eu estaria feliz. O problema é que tais locais estavam lotados de botters. A moda agora é deixar char mid/high level caçando com armas fracas em lugares noobs para upar e pegar skills ao mesmo tempo.
Hoje, consigo ver o fim do jogo. Pode ser que não deixe de existir, mas provavelmente será jogado apenas por máquinas, pois não há ser humano que possa competir com uma máquina (no caso dos botters); a maioria das pessoas que conheci, pararam de jogar por não aguentar mais tal situação.