Postado originalmente por
Rafael Machiner
Mas desprezíveis não fazem mal á sociedade, não é mesmo?
Eu não disse que a religião era solução. Só descartei a possibilidade de ser um GRANDE problema, como corrupção.
castigo? Castigo faz mal a sociedade? Concordo que mulheres que traem ainda são mortas a pedrada em alguns países, mas fora isso castigo não faz mal ao mundo, pois os "castigos" realizados são na GRANDE MAIORIA aplicados a própria pessoa, e não a um terceiro (alto flagelação). Morte e guerras não faz sentido nenhum. Todas as guerras "santas" não tem ligação nenhuma com a religião em si. Se vc estudou um pouco de história, sabe que a religião é usada como justificativa e não como causa. Tomo por exemplo as cruzadas, ou o genocídeo (não sei como escreve mesmo não) dos índios que se rebelavam ante a instituição do catolicismo na América Latina.
No mais, mantenho minha opinião de que a balança ainda pende pro lado positivo em relação á religião.
Vc ta zuando né?
1°- Errado, despreziveis não mudam a sociedade, por isso são despreziveis.
2°- A religião cega as pessoas principalmente as mais pobres que acabam não tendo alcance o conhecimento, e ver que aquilo é uma mentira, e que deus não vai te salvar de uma enchente você simplesmente se salva no puro instinto de sobrevivencia.
3°- Castigos humiliam as pessoas que sofrem, lembre-se dos principios da segunda guerra de como tudo começou.
4°- As guerras "santas" tiveram ligação com a Igreja e com toda a religião já que os padres que eram "os seres mais proximos de deus" influenciavam o povo a acreditar neles, eles sabiam que cedo ou tarde alguem iria ir contra, e o que eles faziam com quem ia contra? Simplismente chingavam e aquele individuo era excluido da sociedade ou preso ou morto, enfim, não foi a causa mas foi uma das influencias para a causa(entende?).
5°- A balança sempre vai pesar para o lado da religião, pois a grande massa acredita.
EDIT: Na rapidez, porra Locke tu é muuuuuuiittooooo wannabe, pqp!