AEW ! , um tópico massa que eu posso participar \o/.
Mano , eu ando à 3 anos de longboard , sempre andava d streetskate , bom o q posso te dar de dicas é:
Ande sempre com um tenis leve (serio) , pode ser all stars , mad rats , isso melhora teu grip com o shape do long.
Se você está começando agora e quer dar slides compre qualquer rodinha seca (qualquer mm e 50A para baixo , escala de dureza (acho q eh isso)) , nenhuma marca definida , agora se você adora um downhill sugiro rodinha da next de 65mm e 101A mtu boa elas vc literalmente gruda no chão (nem pense em dar slides com ela) , minimonster também são boas sao (40mm) c n me engano e 101A , grudam demais tbm (boa para competições de tempo de downhill).EU tenho 2 pares de rodinha , 1 da anjuss (loja aki em ctba) q eu do slide e 1 par da next.
TRUCKS: compre trucks para long , eu por exemplo comprei nas gringas o truck do apex 34 , foi 65 dolares (isso 1 ano atras) se quiser saber mais sobre eles
http://www.originalskateboards.com/ , marca que você encontra aqui , são da Brutus (são pesados , mas duram) , black sheep (leves , bom pr slide). Orango Tangs são boas também , apesar de caras.
Shape: Se você tiver grana e afim de gastar , compre nas gringas também (compre o apex 34 de uma vez, uahueauheahae) por que o shape de todos os apex (32,34,35,37) são de fibra de bambu , um dos poucos em que vocÊ vai dar flip. Se você gosta de um shape grande e bom , compre um black sheep ( um onibus passou em cima de um do meu amigo e não quebrou) , mas se você prefere dar uns olies compre da globe (marca de surfe , que recentemente fez shapes de longs inspirados em pranchas) , são compactos ,quase skates normais , custam em média R$400,00 (

) , o meu é da friends , marca aki de curita.. 7 tábuas (levinho).
Manobras: Slide é facil cara ,segure seu corpo e jogue seus pés com o skate pr frente (não muito ,pois vai travar e vc vai cair), precisa de uma luva para segurar na rua (faça em casa uma) , como vc é iniciante compre umas joelheiras e cotoveleiras que sempre ajudam ( por que ladeira sempre da uns tombos

) , flips são mtu dificieis de fazerem , eu faço mas com mta dificuldade (pelo tamanho do long) , ollies geralmente você segura o shape e pula (impossivel você bater um ollie do jeito normal) , dançar em cima do long é mtu show , mas é mtu treinamento , é a parte que você vai levar mais tombos , anyway acho que é isso.
Para saber mais sobre manobras e como faze-lás veja todos os videos da Original Skateboards , ele são muito mas muito feras...
Espero ter ajudado.
CyA.