Olá Nerdmigos,
Estamos meio de férias das discussões religiosas cansativas do Off-Topic. Ninguém gosta, ninguém quer discutir, mas são sempre tópicos altamente comentados, simplesmente porque as pessoas não resistem. Por isso vou fazer minha parte e ensinar vocês a abalarem geral nesse tipo de tópico identificando e até usando as "falácias".
Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Damos nomes em Latim a essas inconsistências, talvez para dar mais credibilidade. Quer algo mais pseudo-intelectual do que bradar "AD HOMINEM" na cara de algum newfag desavisado?
Vamos lá, queDeusa Wikipedia me ajude:
Argumentum ad antiquitatem (Argumento de antiguidade ou tradição):
Afirmar que algo é verdadeiro ou bom porque é antigo ou "sempre foi assim".
Ex: "Se um Oldfag diz que o Sports foi o melhor Moderador do Off-Topic é porque deve ser verdade."
Argumentum ad hominem (Ataque ao argumentador):
Em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado.
Ex:
"Se foi o Mestre do Yellow disser algo sobre mulheres e como perder o BV, deve ser mentira. Resumindo: Mestre do Yellow é Nerd BV"
"Elf não pode falar mal de crianças. Afinal ele tem a cara de uma."
Argumentum ad ignorantiam (Argumento da Ignorância):
Ocorre quando algo é considerado verdadeiro simplesmente porque não foi provado que é falso (ou provar que algo é falso por não haver provas de que seja verdade). Note que é diferente do princípio científico de se considerar falso até que seja provado que é verdadeiro.
Ex: "Existem Nerds pegadores from Hell no TibiaBr, já que nunca provaram o contrário"
Non sequitur (Não segue):
Tipo de falácia na qual a conclusão não se sustenta nas premissas. Há uma violação da coerência textual.
Ex: "Paragonicodeinimigoraro2 é um nome muito engraçado. Por isso tudo que ele falar é verdade."
Argumentum ad Baculum (Apelo à Força):
Utilização de algum tipo de privilégio, força, poder ou ameaça para impor a conclusão.
Ex: "Aceite esse argumento ou o *insira o nome do seu Moderador preferido* vai te banir"
Argumentum ad populum (Apelo ao Povo):
É a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas.
Ex: "Se a maioria diz que Old Times eram melhores, deve ser verdade"
"Se bilhões de moscas comem bosta, então..."
Argumentum ad Verecundiam (Apelo à autoridade) ou Magister Dixit (Meu mestre disse):
Argumentação baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa.
Ex: "Se o Mestre do Yellow disse que o Bulbasaur é o melhor pokemon, o Bulbasaur é o melhor pokemon"
"Se Leirbag disse que eu errei o Português, é porque eu errei (e sou burro)"
Dicto Simpliciter' (Regra geral):
Ocorre quando uma regra geral é aplicada a um caso particular onde a regra não deveria ser aplicada.
Ex: "Se todo flooder é alertado, o Rocky/Titus/Brybry deve ser alertado"
Generalização Apressada (Falsa indução):
É o oposto do Dicto Simpliciter. Ocorre quando uma regra específica é atribuída ao caso genérico.
Ex: "Eu sou feio e pobre e nenhuma mulher me dá atenção. Logo, toda mulher é interesseira e liga para aparência. - Nobre Valente."
Falácia de Composição (Tomar o todo pela parte):
É o fato de concluir que uma propriedade das partes deve ser aplicada ao todo.
Ex: "Se todos os usuários do TibiaBr são adolescentes, esse forum é um saco"
Falácia da Divisão (Tomar a parte pelo todo):
Oposto da falácia de composição. Supõe que uma propriedade do todo é aplicada a cada parte.
Ex: "OdD > VSQS. Logo. qualquer usuário do OdD > qualquer usuário do VSQS
Falácia do homem de palha:
Consiste em criar idéias reprováveis ou fracas, atribuindo-as à posição oposta.
Ex: "Deveríamos acabar com o Off-Topic. Só assim não haveriam mais panelinhas"
Falácia da Pressuposição :
Consiste na inclusão de uma pressuposição que não foi previamente esclarecida como verdadeira, ou seja, na falta de uma premissa.
Ex: "Você deixou de ser nerd?"
Anfibologia ou Ambigüidade:
Ocorre quando as premissas usadas no argumento são ambíguas devido à má elaboração sintática.
"Ex: Eu so ubonito feiu. - by Gulinho"
Acentuação:
É uma forma de falácia devido à mudança de significado pela entonação. O significado é mudado dependendo da ênfase das palavras.
Ex: compare: "Corto CABELO E PINTO" com: "Corto cabelo E PINTO".
Falsa dicotomia (bifurcação):
Também conhecida como "falácia do branco e preto". Ocorre quando alguém apresenta uma situação com apenas duas alternativas, quando de fato outras alternativas existem ou podem existir.
Ex: "Se você não é Liferuler então é Nerd"
"Se você é usuário do *insira um forum de revoltadinhos* não é usuário do TibiaBR"
Argumentum ad Crumenam :
Esta falácia é a de acreditar que dinheiro é fator de estar correto. Aqueles mais ricos são os que provavelmente estão certos.
Ex: "Se o Arnold disse, então é verdade"
Argumentum ad Nauseam :
É a aplicação da repetição constante e a crença incorreta de que quanto mais se diz algo, mais correto está.
Ex: "Leirbag diz tanto que Letras > Exatas, então deve ser"
"Usuários do TibiaBr dizem tanto que não são nerds, então isso deve ser verdade"
Plurium Interrogationum:
Ocorre quando se exige uma resposta simples a uma questão complexa.
Ex: "O que faremos com os usuários do F&A? Banir ou alertar?"
Red Herring:
Falácia cometida quando material irrelevante é introduzido no assunto discutido para desviar a atenção e chegar a uma conclusão diferente.
Ex:
"- Deus Existe?
- Qual navegador é melhor: Firefox ou Chrome?"
Retificação:
Ocorre quando um conceito abstrato é tratado como coisa concreta.
Ex: "A Vingança nunca é plena, mata a alma e envenena"
Tu quoque (Você Também):
Falácia do "mas você também". Ocorre quando uma ação se torna aceitável pois outra pessoa também a cometeu.[3]
Ex:
"- Você está sendo Nerd."
"- E daí? Você também."
Inversão do Ônus da Prova :
Quando o argumentador transfere ao seu opositor a responsabilidade de comprovar o argumento contrário, eximindo-se de provar a base do seu argumento.
Ex: "Amagad existe, porque nunca ninguém conseguiu provar que não"
Confiram o artigo original da Wikipedia aqui
Espero que gostem, essa porcaria acabou com minha Stamina de Nerd.
Xinguem, reclamem, corrijam, opinem e dêem sugestões abaixo. \/
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação