Postado originalmente por
Bob Joe
Nada, a bíblia é muitas vezes ambígua, tem pontos desconexos e muitas vezes alguns que se contradizem. É como um livro de Nostradamus, que se aproveita do fato da história ser "cíclica" e cita coisas que podem acontecer em qualquer momento histórico. Se você for ver uma Ilíada de Homero ou obras de Platão, a bíblia nem se compara em qualidade de escrita. Sem contar que a 2ª pessoa incomoda.
Para mim se você é Deus é quer propagar sua palavra, tem que no mínimo fazer uma obra que pessoas comuns entendam na primeira leitura.
Sem contar que eu imagino que antigamente as pessoas eram muito mais ignorantes que hoje em dia, e até hoje em dia é foda de entender a bíblia original.Imagina antigamente que a maior parte das pessoas nem sabia ler?
Muito ruim, o Alcorão tem a vantagem nesse ponto, é chato, massante e tudo mais, mas é bem mais sucinto e todos os fiéis aprendem a ler.
De qualquer modo, eu acho o antigo testamento bem maneiro, tirando o genêsis que embora seja o primeiro livro foi escrito bem depois, quando os judeus foram pra babilônia.
Fala sobre muita coisa antiga interessante, fala dos egípcios, dos hititas, da cidade de Ur, dos assírios...Po, é o documento histórico dessa época mais acessível.E eu acho essa parte da antiguidade bem legal.