Sou Acadêmico de Direito, Escritor nas horas vagas e aspirante a Político.
Direito é uma área muito boa, mas você tem que ter devoção incondicional ao curso, se não vai ser só um a mais um com um diploma na mão. Ou seja, não tem que ser bom. Tem que ser excepcional se quiser ter alguma chance no mercado de trabalho jurídico.
Já fiz estágio em dois lugares: TJDFT e JEC. No TJ a experiência até que foi boa, mas no JEC você praticamente advogava para as pessoas carentes que precisavam de orientação jurídica. E claro, você ainda serve de psicólogo... um verdadeiro teste de paciência quando o sujeito começa a contar a história desde o advento do Big Bang. E sempre tem uns malas inconformados que ficam enchendo o saco, sabendo que seus casos simplesmente não tem solução. Já me apareceu cada maluco...
Não existe essa de escolher a profissão que gosta. Conheço muita gente que foi nessa e acabou se [censurado]. Profissão se escolhe pela rentabilidade.
Um grande filósofo chamado Seu Madruga certa vez disse: "Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.". O gosto se adquire com a perspectiva de sucesso. Se você não tem aptidão, aí já é outra coisa. Eu nunca simpatizei com Exatas, se eu seguisse a área, por mais rentável que fosse, ia ficar com a barriga na miséria, porque sou inapto a um bom exercício de Exatas. Matemática, Química e Física eram verdadeiros pesadelos para mim.
Mas eu acho que nasci para ser escritor mesmo. Claro, escrever sem compromisso é uma coisa. Escrever pensando em publicar e ganhar dinheiro com a escrita é outra bem diferente e torna-se um trabalho como outro qualquer. Cansa, mas ao menos você se sente estimulado vendo que tem talento na área. O diferencial é que a escrita é uma coisa bem mais
light e vem com muita leitura (desde bulas de remédio até Caras) e escrita.
Mesmo assim, o Brasil, apesar de estar lendo mais, ainda está lendo pouco. Pode-se especular a reação do público, mas eu não apostaria todas minhas fichas sobrevivendo como escritor. A não ser que vire um best-seller; aí é só seguir os conselhos da ínclita Marta Suplicy: "Relaxa e goza!".
Política? Se vocês votarem em mim eu juro que não vou roubar um centavo dos impostos que vocês pagam!
...
É sério!

Postado originalmente por
titahh
Foi o que eu pensei por aqui também.. acabei o médio em 2006.. fiquei 2007 inteiro em cursinho.. bombei na federal.. pra não perder mais tempo.. foi particular :T
aah, eu tô no iniciozinho agora também.. indo pro 3º período e talz ;P
Entrei na faculdade crente que ia pender pro lado de civil [vara familiar e talz].. Maas, penal é apaixonante demais.. me dá medo, maaas.. é lindo *-*
Isso porque você ainda não conhece um demônio chamado Processo Penal. Mais especificamente, Recursal.
Aliás, a parte processual é um saco... mas sem ela você não é capaz de ajuizar uma mísera ação, vai ter petições, contestações, agravos e cia. ltda. devidamente indeferidas pelo juiz. Por isso, amando ou odiando-a: aprenda-a.