Não dá pra negar que o sistema seria eficaz sim (a início), pois mesmo esse perfil de botter que deixa o char jogando e fica no msn, uma hora ele precisaria beber uma água, ou ir no banheiro (número 2), atender telefone, qualquer coisa... ele saberia que a qualquer momento o alarme do bot poderia tocar, e isso diminuiria sim a longo prazo esses botters "convencionais", mesmo os mais precavidos. Seria apenas uma questão de tempo pra que um dia ele fosse pego.
O tempo do aparecimento dessas mensagens deveria ser aleatorio (obviamente, senão ficaria fácil pros boters ligarem os alarmes), e teriam que ser excluídos locais de quest e algumas regras especiais pra mundo pvp. Eu acho que o sistema entraria em funcionamento assim que você tivesse com o icone do battle ali no canto (daí pegaria bot treinando também, mas não incomodaria quem tá no depot conversando).
O problema que eu acho é que isso seria radical demais pros não-botters. A idéia de eu precisar ficar digitando aquelas letrinhas chatas várias vezes numa noite, apenas pra SUPOR que não haverá mais bots, me dá a impressão que eles venceram no final. =/
Outra coisa que não consideraram ainda, é que essas imagens com números seriam geradas pelo servidor do tibia. Imagine o servidor do jogo gerando vários captchas, pra 800 clients diferentes: mais lag no jogo.
Hoje em dia captchas de números não são mais tão eficazes... e o único jeito de torná-los anti-OCR seria fazer como no rapidshare ou outros sites bizarros onde não dá pra entender nada. E caso isso ocorresse, com a população de tibianos que nem sabem escrever direito, ia ter bastante gente banida injustamente.
Então pensando nisso, acho que a cip utilizaria captchas fáceis, que poderiam ser quebrados por OCR sim.
Então imagina a situação: Você que não usa bot, precisa ficar digitando os números de tempos em tempos, enquanto o botter tem os números digitados automaticamente pra ele pelo bot-ocr. Em outras palavras: Até eu passaria a usar bot!
As pessoas fazem uma idéia de que os programadores de cheat do tibia são deuses hackers, mas não são. Qualquer estudante de programação hoje em dia com um pouco de interesse, ou mesmo qualquer cheater que já viu como funciona um tsearch ou outra ferramentazinha de mudar memória, sabe que é relativamente simples brincar com o client do tibia. QUALQUER PROTEÇÃO NO CLIENT DO TIBIA, POR MAIS SIMPLES QUE FOSSE (encryptação do executável, obfuscators, anti-disassemblers, etc) ELIMINARIA NO MÍNIMO 50% DOS CHEATERS.
O mesmo vale pros MC's. Qualquer tiuzinho administrador de redes conseguiria em poucos minutos rodar algum script no servidor pra detectar IPs iguais em mais de um char. Isso é ridicularmente simples.
Essas soluções não fariam o tibia mais pesado, nem mais lento.
Então, infelizmente no final fica apenas a pergunta que já fizeram: Será que a cip quer mesmo acabar com essas pragas?