Depende da amizade.
Acho que tipo, se for muito amigo, não dá nada. Ah sim, quando eu digo muito amigo é "amigo para todas as horas" e não aquele que tu conheceu a uma semana e já virou BFF (Best Friend Forever). ¬¬'
Acho que quando a amizade é realmente forte, vale a pena tentar, pq quem melhor que teu amigo/amiga para conhecer você e te agüentar? A única diferença é o beijo na boca.

Mass... Se for aquela amizade, tipo colega de classe, e você só se aproxima com segundas/terceiras/quartasequintas intenções, sei lá ai.
Ah sim. Acredito que quando tem lance de "pega aqui, pega ali" é mais que amizade. ¬¬' Por isso que tem esse "clichê" de não existe amizade entre homem e mulher: Homem cheio de dedo + Mulher toda "provocante" = segundas intenções e não adianta dizer que não porque é.
Mas no seu caso, sabe. O que tu queria? A guria se sentiu abalada pelo ex dela, falou claramente contigo e pediu um tempo, para que pressionar??? ¬¬'
Acho que não foi o namoro em si que foi ruim, foi o final... Muitas vezes ela está se achando "culpada" por não "gostar" de você e acaba se afastando para você poder esquecer. Mas sei lá, não conheço nem você nem ela... So... Boa sorte.