Parabéns pela suavidade da entrevista!
Gostaria de fazer algumas reflexões sobre o papel dos GM’s no Tibia:
Vamos aceitar uma verdade inquestionável: Os GameMasters são fundamentais para a estabilização tanto emocional como comportamental dos jogadores e de suas relações interpessoais. Contudo, acredito ser necessária algumas mudanças no que se refere ao jogador que lhe é atribuído as responsabilidades de uma autoridade.
“Várias vezes tive, na minha frente, uma prova concreta de violação de regra, e eu nada podia fazer, pois isso poderia custar o meu disfarce. Enfim, cansei disso, eu quis assumir quem verdadeiramente sou. [pausa] E quero que me aceitem desse jeito.”
Há uma célebre frase que diz mais ou menos assim:
“Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha.”
“As pessoas não entendem que quando um gamemaster está no seu personagem normal, significa que ele está jogando, e não trabalhando.”
Todo sistema tem suas falhas. Na minha opinião, o sistema de GM’s criado pela Cipsoft é eficiente quando executado. No momento que em um server há dois GameMasters ativos e “trabalhando”, os reports são tranqüilamente atendidos, o suporte é fornecido, há uma cooperação mútua entre GMs e tutors, tendo assim, todas as condições para atender os clientes (jogadores). Os tutors, é claro, ficam responsáveis pela parte burocrática da ajuda, principalmente no que se refera a dúvidas gerais sobre regras e características do jogo. Já os GameMasters recebem a honra de guardar as regras e suas implicações.
O ideal para a execução desse sistema seria o não-comprometimento por parte dos GMs em jogar o jogo. Se houvesse uma abdicação em jogar o jogo a todo aquele que recebesse a capa azul, toda essa situação de esconder identidades, como Virgilius relatou, seria vencida. Já que GMs são voluntários, eles poderiam sim deixar de participar da comunidade tibiana como jogadores, e apenas interagissem como autoridades. Este processo geraria confiança, imparcialidade e amplo direito de defesa aos infratores.
“Gamemasters fazem investigações longas, utilizam-se de provas coletadas por eles mesmos, até que no final se tenha o aval necessário para efetivar o banimento. Os jogadores não têm acesso às provas, e isso cria uma atmosfera estranha... Mas na verdade o caso já foi exaustivamente discutido entre gamemasters e Customer Support, e todas as provas são de conhecimento do time, mas não dos jogadores.”
Tudo aquilo que carece de transparência, abdica de confiança. Ainda é um desafio para a Cipsoft tornar suas operações mais transparentes. Recentemente, nos ataques hackers que ocorreram, pouco foi informado aos jogadores sobre as providências que estavam sendo tomadas por parte do pessoal técnico. Isto gerou um caos entre a comunidade e a credibilidade da marca saiu enfraquecida. O dano foi tão grave que a Cipsoft se obrigou a quebrar seu conservadorismo e inovou com sua semana de double xp.
O mesmo ocorre com os banimentos. Seria extremamente positivo se o jogador tivesse contato com as provas de sua violação, já que todo banimento no Tibia necessita de evidências claras para perdurar. Tendo a devida transparência, o jogador teria amplo direito defesa, um dos princípios almejado pela Cipsoft.
Sobre o preconceito quanto aos brasileiros, isto nada mais é do que o reflexo de uma sociedade maciçamente dominada por apenas um grupo, oriundos do mesmo país e tendo como característica comum a mesma faixa etária, logo, os mesmos interesses e comportamentos.
“Tibia virou sinônimo de quem tem mais. Ninguém mais quer saber de jogar o jogo por diversão, então agora é competição.”
Como a sociedade tibiana é formada por cidadãos do mundo (ou seus filhos), seus interesses e comportamentos caminham estritamente junto com o senso global da competição instigada pela Capitalismo. Tíbia é fabuloso pois é um micromundo espelhado no macromundo, porém ainda em construção.
Encerrando meus longos pensamentos, aprecio muito o trabalho dos GameMasters e dos tutors em geral. Se há algo de errado, está no sistema e não nos agentes, guardado as devidas exceções.
Obrigado por ler ^^
Hadesito~