Curtir Curtir:  0
Página 17 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 715161718 ÚltimoÚltimo
Resultados 161 a 170 de 176

Tópico: Religião vs Ciência - Round 1!

Registro
    21-02-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Atenção

Citação Postado originalmente por Kenny doidão Ver Post
    A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E CIÊNCIA
    Não que Religião e Ciência tenham que ser inimigas naturais, mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas, os conflitos são inevitáveis. O Criacionismo é um dos melhores exemplos.

Vamos ignorar que a maioria dos Criacionistas são no entanto cientificamente leigos, sendo em sua maioria pastores e teólogos. Vamos considerar como válidos mesmo os títulos científicos de criacionistas que os conseguiram em cursos por correspondência não reconhecidos, e ignoremos o fato de que alguns estabelecimentos cristãos fundamentalistas conseguem distribuir diplomas em áreas científicas apesar de constantes brigas judiciais contra o Ministério da Educação dos E.U.A.
    Argumentum ad hominem (Ataque ao argumentador):

Em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado.

Ex: "A afirmação de Joãozinho é falsa, pois ele é um sujeito mal-educado".

Os Criacionistas alegam que a Teoria da Evolução é um embuste, uma fraude com o objetivo de anular a Bíblia como fonte Única de Verdade Suprema. Dizem que há uma conspiração secular que predomina no meio científico, com raízes provavelmente no Iluminismo e Positivismo, se não uma manobra ardilosa do próprio Satanás.

Muitos denunciam que a Evolução ao abalar a autoridade do Livro Sagrado, abre caminho para uma sociedade sem "Deus", que segundo eles só pode conduzir à auto destruição e infelicidade, pois só a crença numa criatura onipotente, vigilante e vingativa poderia manter uma sociedade em ordem.
    Generalização Apressada (Falsa indução):

Ocorre quando uma regra específica é atribuída ao caso genérico.

Ex: "Aquele homossexual é afeminado. Logo, todos os homossexuais são afeminados."

Você está afirmando isso não todos os criacionistas.

O PRIMEIRO PERÍODO

Vai desde o surgimento do homo sapiens até o surgimento da Filosofia Grega e das Filosofias Orientais, que passaram a substituir os mitos pela razão ou intuição investigativa.

Esse foi o período onde ocorreu a maior intensidade de crenças religiosas, Panteístas ou Politeístas. Nunca se tomou conhecimento de que tenha havido algum grupamento humano que não tivesse sua religião. Esse foi também o período de desenvolvimento científico mais lento da história, principalmente em relação ao tempo que durou. Não acredito que alguém discorde disto sem apelar para lendas do tipo Atlântida ou Lemúria.
    Os Egipcios e os povos pré-colombianos apesar de acreditarem muito em seus deuses ainda assim eram bem desenvolvidos no campo da astronomia, engenharia e os egipcios eram mestres na mumificação.

O SEGUNDO PERÍODO

(...)onde já se dizia, "A Ciência nos Liberta do Terror dos Deuses".
    Quem disse isso? Gostaria de saber...

O TERCEIRO PERÍODO

Enquanto com base na Bíblia a Igreja reprimia qualquer forma de Filosofia não Cristã, e travava o progresso com seus Dogmas, no oriente médio que a partir da metade da Idade Média seria dominado pelos Muçulmanos, a Ciência se manteve em pleno ritmo.

O resultado foi um enorme atraso da Europa em relação ao Oriente, que descobria Pólvora, inventava a Bússola, usava especiarias para conservar alimentos, criava telescópios e aperfeiçoava a navegação.

Foi o domínio do Cristianismo na Europa, uma autêntica Teocracia.
    Não foi a idéia que fez tudo isso, é a mesma coisa que culpar hoje o Islamismo pelos ataques as torres gemeas.

O QUINTO PERÍODO

Entretanto no QUARTO PERÍODO os cientistas em sua maioria ainda eram crentes, tendo suas limitações religiosas. Somente a partir do final do século XIX no Ocidente rompeu-se definitivamente com o poder do Cristianismo, os Estados passaram a não mais orientar suas constituições através de códigos religiosos e a Ciência ficou definitivamente livre, apesar de ainda enfrentar repressões.
    Eistein era limitado...

Agora não se aceita mais religião, crença e nem mesmo Metafísica no cerne de desenvolvimento científico, foi a vitória do Ceticismo e por fim a Ciência Disparou resultando no mundo que temos hoje em dia.

Creio que esteja evidente a relação inversa entre Religião e Ciência, pelo menos entre as religiões tradicionais. Os períodos de maior influência religiosa são os de menor desenvolvimento científico.

Espiritismo Kardecista, Taoísmo, Neo Panteísmo e diversos outros tipos de religiões novas ou antigas renovadas praticamente não entram em choque com a Ciência. É quase UNICAMENTE o Fundamentalismo Cristão que briga contra a Evolução, e em bem menor grau o Judáico e o Islâmico. Religiões intimamente relacionadas.

Mesmo hoje em dia essa relação continua direta, os países menos desenvolvidos do mundo são os mais influenciados por Religiões, alguns são inclusive Teocráticos.
    A Ciência disparou por duas razões, evolução do capitalismo e proliferação de instituições de ensino, pouco a ver tem com tudo isso com você disse.

Essa ultima frase sua é falsa, George W. Bush contradiz totalmente ela.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Dragon Bur; 12-12-2007 às 17:22.
    "O que não me mata me fortalece"
    F.N.

Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente - Art. 5, inc XVI, da Constituição;

IV - é livre a manifestação do pensamento

Registro
    22-06-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

erro!!!
    Última edição por Kenny doidão; 13-12-2007 às 03:48.

Registro
    22-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

erro!
    Última edição por Kenny doidão; 13-12-2007 às 03:48.

Registro
    22-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

erro!
    Última edição por Kenny doidão; 13-12-2007 às 03:49.

Registro
    22-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

erro!!!!!

Publicidade:

Última edição por Kenny doidão; 13-12-2007 às 03:46.

Registro
    22-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Dragon Bur Ver Post
    Argumentum ad hominem (Ataque ao argumentador):

Em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado.

Ex: "A afirmação de Joãozinho é falsa, pois ele é um sujeito mal-educado".

Generalização Apressada (Falsa indução):

Ocorre quando uma regra específica é atribuída ao caso genérico.

Ex: "Aquele homossexual é afeminado. Logo, todos os homossexuais são afeminados."

Você está afirmando isso não todos os criacionistas.

Os Egipcios e os povos pré-colombianos apesar de acreditarem muito em seus deuses ainda assim eram bem desenvolvidos no campo da astronomia, engenharia e os egipcios eram mestres na mumificação.

Quem disse isso? Gostaria de saber...

Não foi a idéia que fez tudo isso, é a mesma coisa que culpar hoje o Islamismo pelos ataques as torres gemeas.

Eistein era limitado...

A Ciência disparou por duas razões, evolução do capitalismo e proliferação de instituições de ensino, pouco a ver tem com tudo isso com você disse.

Essa ultima frase sua é falsa, George W. Bush contradiz totalmente ela.
    Como se pode ver, o seu argumento acima apresenta um festival de desinformação, distorções e falta de bom senso. Infelizmente esse caso não é uma exceção. Apesar do rebuscamento, da falta de polidez e cautela que seus argumentos se investem, sua opinião é formada em si é a mesma. Não há chance de que tais argumentos afetem qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos científicos, mas podem impressionar leigos, embora nesse caso específico seja necessária uma pequena dose de preguiça em raciocinar.

Registro
    21-02-2005
    Peso da Avaliação
    0

Atenção

Como se pode ver, o seu argumento acima apresenta um festival de desinformação, distorções e falta de bom senso. Infelizmente esse caso não é uma exceção. Apesar do rebuscamento, da falta de polidez e cautela que seus argumentos se investem, sua opinião é formada em si é a mesma. Não há chance de que tais argumentos afetem qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos científicos, mas podem impressionar leigos, embora nesse caso específico seja necessária uma pequena dose de preguiça em raciocinar.
    Dizer que todo o Criacionista simplesmente encara a a teoria da evolução como fraude e não a considera plausivel é ilógico. Dizer que a maioria dos criacionistas são leigos nada prova em relação ao tema.

Só mais uma coisa a Teoria Criacionista também é uma teoria e até hoje não foi derrubada, o que ocorreu é que novas teorias foram surgindo para mostrar novas possibilidades de formação da vida na Terra. Eu não sou burro de falar que a Teoria da Evolução é uma fraude, mas também prefiro que respeitem minha opinião.

Falta de bom senso é acreditar que a religião tem relação direta com o avanço cientifico, como se acreditar em um Deus fizesse alguém parar de criar, raciocinar ou criticar.

Engraçado é que você não rebateu nenhum argumento meu.
    Última edição por Dragon Bur; 13-12-2007 às 17:06.
    F.N.

Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente - Art. 5, inc XVI, da Constituição;

Banido Avatar de Angel of Darkness
    Registro
    09-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Dragon Bur Ver Post
    Falta de bom senso é acreditar que a religião tem relação direta com o avanço cientifico, como se acreditar em um Deus fizesse alguém parar de criar, raciocinar ou criticar
    Geólogo americano graduado em Harvard, Kurt Wise era um jovem cientista altamente qualificado e promissor, que avançava para realizar o sonho de ensinar ciência e fazer pesquisas numa boa universidade. Ai veio a tragédia, uma cabeça fatalmente subvertida e enfraquecida por uma criação religiosa fundamentalista que exigia que ele acreditasse que a Terra - o objeto de seus estudos geológicos - tinha menos de 10 mil anos e idade, logo percebeu o conflito inevitável entre as escrituras e a ciência. Um dia, sem conseguir suportar mais a tensão, pegou uma Bíblia e retirou os versos que seriam eliminados se a visão científica do mundo fosse verdadeira, no final deste exercício, sobrou tão pouco da bíblia que o mesmo disse:

"Por mais que eu tentasse, e mesmo com o beneficio das margens intactas ao longo das paginas das Escrituras, vi que era impossível pegar a Bíblia sem que ela se partisse ao meio. Tive que tomar uma decisão entre a evolução e as Escrituras. Ou as Escrituras eram verdade e a evolução estava errada ou a evolução era verdade e eu tinha de jogar a bíblia fora [...] Foi ali, naquela noite, que aceitei a Palavra de Deus e rejeitei tudo que a contradissesse, incluindo a evolução. Assim, com grande tristeza, lancei ao fogo todos os meus sonhos e minhas esperanças na ciência."

Este exemplo real ilustra claramente a dicotomia Religião-Ciência. Já foram registrados inclusive casos de instituições religiosas abrindo requerimentos na justiça para promover o ensino do criacionismo nas escolas e banir a evolução do currículo de matérias escolares, já tentarem inclusive tornar o ensino da Religião Cristã obrigatório.

-=Angel of Darkness=-

Registro
    10-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Angel of Darkness Ver Post
    Geólogo americano graduado em Harvard, Kurt Wise era um jovem cientista altamente qualificado e promissor, que avançava para realizar o sonho de ensinar ciência e fazer pesquisas numa boa universidade. Ai veio a tragédia, uma cabeça fatalmente subvertida e enfraquecida por uma criação religiosa fundamentalista que exigia que ele acreditasse que a Terra - o objeto de seus estudos geológicos - tinha menos de 10 mil anos e idade, logo percebeu o conflito inevitável entre as escrituras e a ciência. Um dia, sem conseguir suportar mais a tensão, pegou uma Bíblia e retirou os versos que seriam eliminados se a visão científica do mundo fosse verdadeira, no final deste exercício, sobrou tão pouco da bíblia que o mesmo disse:

"Por mais que eu tentasse, e mesmo com o beneficio das margens intactas ao longo das paginas das Escrituras, vi que era impossível pegar a Bíblia sem que ela se partisse ao meio. Tive que tomar uma decisão entre a evolução e as Escrituras. Ou as Escrituras eram verdade e a evolução estava errada ou a evolução era verdade e eu tinha de jogar a bíblia fora [...] Foi ali, naquela noite, que aceitei a Palavra de Deus e rejeitei tudo que a contradissesse, incluindo a evolução. Assim, com grande tristeza, lancei ao fogo todos os meus sonhos e minhas esperanças na ciência."

Este exemplo real ilustra claramente a dicotomia Religião-Ciência. Já foram registrados inclusive casos de instituições religiosas abrindo requerimentos na justiça para promover o ensino do criacionismo nas escolas e banir a evolução do currículo de matérias escolares, já tentarem inclusive tornar o ensino da Religião Cristã obrigatório.

-=Angel of Darkness=-
    Por que vocês adoram dizer que toda religião usa a bíblia, caramba vocês não entendem que é possível sim a união dos dois???

Outra, nem todas as religiões cristãs são assim, parem só de se focarem em catolicismo, abram suas mentes, todo mundo sabe que o catolicismo ta em decadência, até por que o catolicismo não se atualiza, parem falar besteiras.

Não vou me alongar mais por que eu tenho que sair.

Registro
    21-02-2005
    Peso da Avaliação
    0

Atenção

Citação Postado originalmente por Angel of Darkness Ver Post

-=Angel of Darkness=-
    Desconheço a passagem biblica que diz que a Terra tem menos de 10mil anos de existência.

Um advogado pode defender um assassino mas ao mesmo tempo achar que o bandido é um selvagem. Não conheço esse cientista mas acho que ele se precipitou.

Publicidade:

Última edição por Dragon Bur; 13-12-2007 às 18:42.
    F.N.

Permissões de Postagem