Postado originalmente por
Felia Math
Bom, já estou vendo que vc deve ter uns 16 anos, correto?
Vou lhe contar uma coisa...
Lá por 1995 - 1996, no governo FHC, primeiro governo, logo depois dele ter entado, vc gastava 1 real (isso mesmo APENAS 1 REAL) para comprar 1 dólar

Incrível né?
Eu lembro disso... Tb lembro que meus pais venderam um carro, trocaram todo o dinheiro por dólares e um ano ou 2 depois trocaram tudo de volta por reais ganhando o dobro, mas enfim XD
Pode estar melhor que a 4 anos atrás, mas não está melhor que a 10 anos atrás, quando vc comprava importados pelo preço real e compraria, então, uma premmy por 30 reais! :O (afinal, estou falando de dólares, não de euros

sendo que o dólar tb está desvalorizado em relação ao Euro)..
Ah e a palavra é DESVALORIZADO pq ele vale menos que 1 Euro ou 1 dólar

Se ele estivesse SOBREVALORIZADO, pagaria menos que 1 real por 1 dólar, o que não se verifica

Félia,
Primeiramente, não fique nervosa! Eu não tenho 16 anos! Tenho mais de 30. Além disso, eu cursei faculdade de economia e trabalho no mercado financeiro! Portanto, acho que posso falar com alguma propriedade sobre o assunto!
Primeiramente, quando você fala as palavras "Valorizado" ou "Desvalorizado", em relação ao mercado de câmbio, você obrigatoriamente está falando sobre a arbitragem de duas moedas.
Os fatores que são considerados para que o mercado arbitre o valor de uma moeda em relação a outra são complexos. Apenas para citar alguns, são considerados o crescimento do PIB, inflação e outros fatores macroeconomicos dos países que emitem as moedas que estão envolvidas na arbitragem.
Para explicar o mecanismo de forma MUUUITO simplista, vamos imaginar duas moedas: o Real e o Peso argentino. Neste momento (eu consultei alguns feeders aqui no banco onde eu trabalho) a cotação está aproximadamente BRL 1,00 para ARS 1,73.
Se todas as condições macroeconomicas dos dois países fosses exatamente iguais, a cotação não deveria mudar nunca. Mas imagine que o Brasil tenha um crescimento do PIB maior que o crescimento do PIB da Argentina. Isso provocaria um desbalaceamento entre as duas moedas e o mercado ajustaria isso desvalorizando a cotação do Peso Argentino.
Esse foi apenas um exemplo "conceitual". Obviamente, o mercado considera muitos outros fatores na hora de determinar a cotação da moeda, dentre elas, a oferta e a demanda da moeda em questão.
Se formos pensar agora na questão REAL/DOLAR, deveriamos pensar, inicialmente, que o REAL deveria sempre se desvalorizar em relação ao dolar, visto que temos inflação maior que a americana e crescimento economico menor que o americano.
No entanto, por muitos outros fatores que não cabe explicar aqui, a oferta de dolares no Brasil é extremamente abundante no momento. Isso faz com que a cotação do DOLAR frente ao REAL mantenha-se em continua queda, tornando o REAL cada vez mais VALORIZADO em relação ao DOLAR.
Esse fenomeno, o da Desvalorização do DOLAR não acontece apenas em relação ao REAL. Está acontecendo em relação a quase todas as outras moedas mais fortes do mundo.
Se quiser mais informacoes, entre no google e digite as palavras "REAL" e "SOBREVALORIZADO". Muitos dos textos que voce irá encontrar são um tanto quanto tecnicos, mas voce podera compreender a ideia geral dos mesmos.
Apenas para concluir, duas informações adicionais:
1. NO Brasil opera-se o regime de flutuação livre das taxas de cambio. Portanto, não cabe ao governo impedir ou não a desvalorização ou valorização da moeda.
2. Não vou nem comentar a época de 1995. Nesta época o Brasil trabalhava com as minibandas cambiais e o funcionamento do mercado de cambio era totalmente diferente do atual. Não se pode comparar as duas épocas na questão de formação do preço de arbitragem!