Atualmente, os jogos onlines mais conhecidos são RPGs. Tibia, Ragnarok, WoW, Knight Online e todo resto. Eles são diferentes nos gráficos, enredo, golpes, comandos. Mas ainda assim, são todos iguais, em um aspecto: stats.
Stats, a alma dos MMORPGs
Em todos esses jogos, seu sucesso depende dos stats do seu personagem: level, equips e atributos. Mesmo que se trate de um habilidoso jogador, você não vai derrotar nenhum newbie que esteja usando um personagem com o dobro do seu level. Uma guerra não é decidida em campos de batalhas, como era de se esperar, mas sim nas áreas de level-up. Vencerá a guerra o grupo que tiver personagens com mais level, skill e equips.
Em jogos desse tipo são comuns situações desastrosas, por exemplo, ser "hackeado", e perder tudo que tem. Você passa de herói a perdedor em questão de segundos. Isso porque "seu poder" está no "seu personagem", não em você. Além disso, morrer nesses jogos normalmente custa parte dos seus stats! Isso tudo gera muita raiva, desconforto, medo. Algumas pessoas dizem que essas situações trazem adrenalina, prazer... claro, pois você escapou de algo tão ruim que chega a sentir prazer de tanto alívio.
Como os MMOGs deveriam ser...
O jogo ideal seria um jogo online sem equips, atributos ou level.
"Então, todos seriam iguais, sem ninguem mais forte ou mais fraco?"
Não. Teriam os mais fortes e os mais fracos. Tudo dependeria da habilidade do jogador. É, aquele ser na frente do monitor... Isso torna tudo mais divertido e justo. Poucos jogos online seguem esse padrão. Um deles é o Netbattle:
O netbattle é um simulador-online dos famosos jogos da série "pokémon". Nele, você deve escolher 6 pokemons (e os 4 ataques de cada um deles), seus atributos (HP, ATK, DEF) para montar um time, e aí começar a lutar. Eu, por exemplo, ficava horas e horas bolando estratégias, e hoje tenho um ótimo time. Para faze-lo, eu tive que equilibrar os ataques ofensivos, defensivos e de suporte. Tive que bolar escapatórias para estratégias muito usadas, e tive que escolher pokemons que completassem um ao outro. Aprender tudo isso foi mais divertido que upar em uma cave. Hoje, eu sou um jogador experiente de Netbattle, e assim vou ser por toda vida. Não haverá um hacker capaz de mudar isso, afinal, as estratégias estão na minha cabeça, e não na minha account.
Esse exemplo (netbattle) tem um estilo "pensador", aonde o jogador usa o raciocínio para evoluir. Mas qualquer jogo pode ser melhor sem level-ups. Em um de luta, por exemplo, o jogador teria que desenvolver seus reflexos e sua coordenação. Em um jogo de tiro, sua precisão e velocidade. Sem necessidade de stats.
"Upar não é diversão, upar é TRABALHO, só que sem o salário! Jogos level-up te fazem evoluir para depois se divertir, mas um jogo, na verdade, deve divertir você enquanto você evolui!"
O mais detestável dos "LEVEL-UP GAMES", é o tempo/trabalho que dá pra ganhar esses stats. São necessárias várias horas diárias de treino para evoluir. E o problema é que esse "treino" não lhe oferece nenhum desafio de verdade. Para provar, basta ver que muita gente que "upa" enquanto come, assiste TV, lê, ou mesmo joga outra coisa! O jogo em sí não lhe diverte nada! Tem até gente que programa "robôs" para treinar seus personagens enquanto faz outra coisa! Para competir em um level-up game, você precisa se escravizar, ou trapacear. Em jogos que valorizam as skills, você aprende, evolui e se diverte ao mesmo tempo. Essa é a diferença! No netbattle, por exemplo, eu perdia todas as batalhas no começo, mas me divertia por estar lutando, pelo desafio. E ao mesmo tempo, eu aprendia, observando meus adversários. Em level-up games, upar não traz desafios nem diversão. E se você for fazer algo divertido, você não upa. Mas para fazer algo divertido, precisa ter level. Entende? É um beco sem saída!
Considerações finais:
Pessoalmente, eu adoro jogos online. Por isso fiz esse tópico, para protestar sobre o fato da maioria dos jogos onlines serem level-up games, aonde você fica dias, meses, e as vezes ANOS upando, e nunca chega a hora da diversão! Se você concorda (ou não) com algo que eu disse, por favor, poste nesse tópico. Esse é um assunto que tem que ser passado adiante!
Como game-maníaco e criador de jogos, faço o possível pra reverter esse quadro. Inclusive estou planejando criar um jogo, dentro dos meus limites, claro, que siga esse padrão.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: