"O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário." (Millôr Fernandes)
Sabendo que o socialismo é um modelo social tal como o capitalismo, sabemos que ambos possuem falhas em sua aplicação por dependerem da implementação realizada pelo ser humano inconstante e tendencioso.
O mercado e o Estado coexistirão no sentido estrutural, assim como é a tendência desde o final da segunda guerra mundial, processo intensificado após o fim da URSS. Contudo, o pensamento de esquerda - caracterizado não pelo socialismo exclusivamente, mas sim pelas noções libertárias e vencimento das barreiras conservadoras impostas historicamente por modelos sociais ultrapassados - estará cada vez mais forte.
Um dos exemplos que comprovam isso é a consequência do acesso a informação nos EUA: os jovens norte-americanos passaram a se inclinar ao espectro de esquerda, em uma tendência comprovada estatisticamente. Um dos grandes conflitos entre jovens e poder nos EUA é justamente o acesso a financiamentos estudantis. Não querem que estudem ciências humanas e cobram caro para uma pessoa se formar em uma dessas áreas. Mas quem é perseverante e segue esse caminho do conhecimento, se convence dos motivos que levam a essas manobras ridículas por parte de quem detém o poder: o medo do pensamento.
Alguns dos menos abastados intelectualmente continuarão o caminho das ovelhas, mas os que buscam algo mais não ficarão esperando a boa vontade alheia.
Sem perceber que até hoje estariam ajoelhados rezando ou pedindo piedade ao rei se não fossem as mudanças sociais de quem pensa e luta, não somente os mais simples mas também os próprios medíocres - que só olham para sua existência - podem despertar de seu sono profundo.
E nesse passo, gradual, percebem que nas grandes crises, seu líderes pomposos, se omitem.
Percebem que os sistemas que julgam seguros e protetores, não são o suficiente.
Assim o capitalismo já está corrompido. Ele manipula. Ele continua escravizando. Ele continua enganando os mais tolos.
Mas o pensamento de progresso social surge até mesmo dentro das instituições mais conservadoras.
O terceiro setor se fortalece por meio de financiamentos públicos e privados.
Se deixares para o outro, pode ser que ele seja pior.
Assim as coisas mudam.
Os acomodados não entenderão e continuarão buscando um patrão para dizer o que fazer.
O capitalismo e o socialismo, grosso modo, na sociedade contemporânea, se complementam, ironicamente.
Não há mais espaço para intervenções marxistas-leninistas em países desenvolvidos ou mesmo sub-desenvolvidos.
Assim como não há espaço para a ganância desmedida como a de wallstreet na década de 80.
O mundo mudou, basta observar e buscar conhecimento para saber que essa divisão de direita e esquerda, capitalismo e socialismo serve para simplificar coisas complexas e doutrinar os tolos e os fúteis. Não é um exercício útil para o pensamento profundo, não é mesmo?
O congratulo pela resposta lúcida e repleta de sagacidade. Por algum motivo não posso curtir seu post, mas fica aqui a menção honrosa.
Edit: Agora consegui curtir seu post.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



Responder com Citação



