Antes de tudo, eu gostaria que esse post fosse colocado no outro tópico -do ano de 2012- para que todos pudessem ver. Eu já tive que falar sobre esse livro pra umas 3-4 pessoas aqui no fórum, resolvi fazer uma pequena review de acordo com o meu leigo conhecimento nessa área.
Vou falar sobre a trilogia Millenium de Stieg Larsson. Como eu to num tédio do cacete aqui, vou fazer de um jeito mais detalhado riaira.
Vai essa imagem porca mesmo
Stieg Larsson não viveu para presenciar o sucesso de seus livros. Em 2004 ele sofreu um ataque cardíaco e veio a falecer. Tempos depois seus livros se tornaram
best-sellers com adaptações ao cinema sueco, e agora um filme dirigido por ninguém menos que David Fincher (7even e Fight club).
Stieg conta a história de alguém que poderia ser seu alter-ego, justamente por terem o mesmo emprego e posições similares na sociedade. A história se passa na Suécia, na pele do jornalista Mikael Blomkvist -dono de uma revista de economia relativamente conhecida no seu país. Após uma falsa denúncia ele é julgado e condenado por difamar um poderoso economista ; desiludido e queimado pela imprensa nacional, ele aceita trabalhar de detetive atrás de uma garota perdida a décadas.
Com isso, ele ganha a ajuda de Lisbeth Salander, outro personagem cabeça na trama. Julgada incapaz de viver na sociedade, ela possui habilidades cibernéticas que todos desconhecem e as utiliza para o seu benefício. Juntamente com Mikael, ela corre atrás das pessoas que a internaram em um sanatório na sua infância. Com isso, uma trama de conspirações, crimes, mortes e sexo segue os personagens até o fim.
O autor mexe muito bem com problemas e mistérios que envolveram a Suécia durante a guerra fria e os contornos (fictícios) que acarretaram após essa época. Como a notória entrada de espiões russos desertores e os mistérios envolvendo a morte do político sueco Olof Palme, também abordando os problemas comuns da Europa, como o tráfico de entorpecentes, abuso sexual, tráfico de mulheres e a presença de grupos fascistas e nazistas.
O desenrolar da história é excelente, com uma narrativa em terceira pessoa -utilizando o modelo POV (point of view) - muito bem detalhada e interessante, mesmo abordando temas pouco interessantes como política.
E para os fãs, uma boa notícia.
Kurdo Baksi, amigo íntimo de Stieg Larsson, falecido autor da trilogia literária Millennium, revelou detalhes daquele que pode ser o manuscrito do quarto livro da série.
Larsson morreu repentinamente em 2004, antes que a trilogia fosse publicada, e dizia ter planos para cinco ou seis livros da série. Segundo Baksi, que escreveu o best seller My Friend Stieg Larsson, Larsson deixou uma detalhada introdução e um final para o livro quatro antes de falecer.
Apesar de não ser casado, Larsson vivia com Eva Gabrielsson há bastante tempo. É ela que detém os manuscritos em seu computador, mas como Eva atravessa uma disputa judicial contra a família de Larsson pelos lucros da franquia, o futuro do texto inacabado - que segundo Eva tem o título God's Revenge - é incerto.
Meu primeiro review, deem um desconto