Eu até estava pensando em começar com "Oi eu sou o Goku" novamente, mas, convenhamos, sapoha já está se tornando repetitiva, né? Então, desta vez, não me apresentarei, porque acredito que a maioria já me conhece aqui pelas seções de Suporte/Informática.
Vamos ao ponto. Este tutorial trará à vocês ensinamentos de como lidar com duas ferramentas muito interessantes para a detecção e remoção de malwares que, muitas vezes, os antivírus 'comuns' - sim, vocês sabem de quais eu estou falando - não são capazes de detectar, e, por mais que detectem, não conseguem remover, apenas mover para quarentena, e olhe lá.
Bueno, as ferramentas às quais me refiro, se chamam Malwarebytes e Combofix. Respectivamente, são utilitários essenciais na vida de um profissional de suporte técnico, pois uma remove quase todos os vírus conhecidos hoje em dia, e a outra, além de ser um poderoso removedor de rootkits, também corrige erros no windows que possam existir devido à remoção de alguma entrada de registro infectada (feita pelo Malwarebytes), por exemplo.
O primeiro passo desse tutorial é baixar os programas com os quais trabalharemos, portanto, siga estes links (via Baixaki):
- Malwarebytes Anti-malware;
- Malwarebytes Anti-malware - Site oficial;
- Combofix;
- Combofix - Site oficial.
Ainda assim, se não confiarem nos links à cima, procurem na internet ou em algum site de sua preferência que gerencia downloads, fica à critério de vocês, embora os links que postei sejam diretamente dos sites oficiais.
------------------------------
• Malwarebytes Anti-malware •
O MBAM – MalwareBytes Anti-Malware, como iremos chama-lo a partir de agora – possui um design que facilita a interação até mesmo com usuários iniciantes. É muito simples, olhem só.
O primeiro passo, após baixar o MBAM é dar um duplo clique no seu setup para começar a instalação. Selecione o idioma de sua preferência (padrão PT-BR) e clique em Ok.
Agora nos deparamos com a tela de boas-vindas do instalador do MBAM. É recomendável que, a partir daqui, você feche todos os programas em execução - exceto o seu navegador (porque você está lendo o tutorial duh?!) é claro. Clique em Avançar.
Clique na imagem para ampliar.
Chegamos agora à janela que nos mostra os termos do contrato de uso do MBAM. Eu recomendo que você leia as clausulas e somente depois, marque "Eu aceito os termos do contrato". Feito isso, clique em Avançar.
A próxima tela (relaxem, ainda tem mais 13) mostra os dados das atualizações do software. Essa não é necessário ler, mas, caso prefira, sinta-se à vontade. Clique em Avançar e prossiga para a próxima etapa da instalação.
É a hora de selecionarmos um diretório para a instalação do MBAM. Caso prefiras mudar o diretório, clique em Procurar e encaminhe a instalação para o local desejado. Caso queira manter o padrão, nos Arquivos de Programas, apenas clique em Avançar (NOTA: É importante que o MBAM seja instalado no disco rígido onde se encontra o sistema operacional).
Precisamos agora, dar um nome pra pasta do MBAM que será instalada no Menu Iniciar. Eu, por exemplo, mantenho o nome padrão Malwarebytes' Anti-Malware, mas aí fica à critério de vocês caros colegascheiradores de calcinhatibianos. Depois, é só clicar em Avançar.
E agora, você quer que o MBAM crie um atalho na área de trabalho e na barra de inicialização rápida? Se a reposta for sim, apenas mantenha marcadas as respectivas opções, caso contrário, desmarque-as. Após definidas suas preferencias, clique em Avançar.
Essa tela é simples, apenas confira se suas preferencias estão definidas corretamente e clique em Instalar.
Pronto, programa instalado, agora falta atualiza-lo! Deixe as opções Atualizar Malwarebytes' Anti-Malware e Executar Malwarebytes' Anti-Malware marcadas e clique em Concluir (NOTA: Para atualizar o programa, é necessária uma conexão ativa com a internet. Caso você não tenha acesso à uma, apenas desmarque esta opção - mesmo achando impossível, visto que você está lendo esse tutorial, né?).
A seguinte tela aparecerá. Apenas aguarde.
Quando a atualização estiver concluída, o seguinte alerta aparecerá em sua tela. Apenas clique em Ok e siga para a próxima etapa.
Certo, essa agora é a interface principal do programa. É aqui que você define qual o tipo de verificação que você deseja executar, entre elas estão Rápida, Completa e Instantânea. Marque Verificação Completa e clique em Verificar (NOTA: Para utilizar a Verificação Instantânea, é preciso obter uma chave de registro para o produto, que pra variar, é paga).
Na janela que surgiu, defina quais unidades de disco serão escaneadas e clique em Verificar.
Bueno, aqui eu fiz questão de baixar um crack infectado da internet para demostrar como funciona quando algum arquivo malicioso é detectado. A partir do momento em que a verificação se iniciar, tenha em mente que, pode demorar algumas horas até ser concluída (varia de computador para computador, dependendo do tamanho do HD e da capacidade de processamento). Quando a verificação terminar, uma janela aparecerá informando se algum arquivo malicioso foi encontrado ou não.
Caso não tenha sido encontrado nada, SUCESSO o seu computador está livre de arquivos mal intencionados e você não tem com o que se preocupar. O tutorial para você, encerra aqui.
Porém, se algum arquivo estiver infectado, então, sigamos adelanteMaria, un dos tres, un passito atrascom nosso tutorial.
Clique em Ver Resultados como demonstrado na imagem a seguir.
Certifique-se de que todos os vírus estão marcados e, sem nem pestanejar, clique em Remover Selecionados.
Após a remoção, possivelmente a mensagem descrita na imagem abaixo aparecerá. Não hesite, clique em Sim e permita que o MBAM reinicie o seu computador para que a remoção dos softwares mal-intencionados se conclua com êxito.
Um log será gerado, caso você tenha dúvidas se o programa removeu realmente os malwares em seu computador, você pode postá-lo aqui nesse tópico para que eu analise. Enquanto o tópico estiver ativo, dentro de no máximo 5 dias você terá o diagnóstico da analise do log, informando se o seu computador está seguro ou não.
• Combofix •
O Combofix é um programa rústico e robusto, mas ao mesmo tempo sensível. A interface não tão detalhada quanto a do MBAM nos dá a impressão de um programa ultrapassado, mas é aí que nos enganamos! O Combofix é hoje em dia uma das ferramentas mais utilizadas para erros no sistema operacional e para remoção de malwares. Embora a interação com o usuário seja dificultada por esse programa (DOS BASED) eu os auxiliarei, por meio de imagens, à obter o melhor desempenho possível dessa ferramenta. Vamos lá!
O Combofix é um programa "Portable", ou seja, não precisa ser instalado. Por esta razão, ele precisa ser, obrigatoriamente, executado a partir da sua área de trabalho. Porém, antes de executarmos o Combofix, precisamos pausar a proteção residente do nosso antivírus. Porque? Bem, eu explico! O Combofix é uma ferramenta que precisa de acesso completo à nossa máquina, onde possivelmente ele realizará alterações nas chaves de registro. Esse procedimento (alteração de registro) é entendido por nossos antivírus como um vírus tentando modificar nosso sistema, e por essa razão, é bloqueado. Portanto, é necessário que o Combofix trabalhe livremente sem a intervenção de nenhum programa de proteção.
Se você não está seguro quanto à desativar o seu antivírus, apenas não siga os procedimentos à seguir. Lembrando que, a razão pela qual a utilização do MBAM se faz necessária antes dos procedimentos à serem executados pelo Combofix é para nos certificarmos de que o nosso computador está livre de qualquer vírus que está ao alcance dos antivírus convencionais dar conta.
Então, COM O SEU ANTIVÍRUS DESATIVADO, dê um duplo clique no ícone do ComboFix que se encontra em sua área de trabalho (não se esqueçam!).
E na janela que apareceu, leia os termos de uso do programa e, caso aceite-os, para prosseguir, clique em Eu concordo.
A janela à seguir surgirá. Apenas aguarde.
Quando o Combofix se inicializar, ele verificará se há necessidade de fazer uma atualização no programa. Caso a resposta seja positiva, então surgirá uma tela perguntando se você deseja atualizar o programa. Clique em Sim e aguarde (dependendo da velocidade da sua conexão, pode demorar bastante).
O programa começará tentando criar um ponto de restauração no sistema, afim de garantir que, caso algum erro ocorra durante ou após a execução do mesmo, você possa voltar o sistema operacional para o estado 'original'.
Certo, agora é a hora da verdade. O Combofix começou a verificação. Solte o teclado e o mouse e não faça mais nada, porque ele é 'sensível ao usuário', logo qualquer tarefa que você realizar durante a execução dele, pode ser entendida de forma errônea, e isso fará com que o Combofix não consiga precisar a quantidade e a intensidade dos erros presentes do seu micro.
Após concluídas as 50 etapas da verificação, o Combofix eliminará automaticamente todos os arquivos infectados e potencialmente não-seguros do seu computador e, então, reinicializará o sistema operacional. Não intervenha, permita que ele faça o que tem que ser feito.
Pronto, o sistema reinicializará, e o Combofix abrirá automaticamente. Ele pedirá que você não utilize nenhum programa enquanto ele gera um log do que foi feito. Não se preocupe, pode demorar vááários minutos.
Quando o log estiver pronto, se você não estiver seguro do que foi feito, poste-o aqui para analise. Dentro de no máximo 5 dias, caso o tópico se mantenha ativo, você terá o diagnóstico sobre a segurança do seu computador.
Então é isso pessoal, espero que ajude bastante vocês,
e qualquer dúvida que possa surgir, ficarei feliz em responder,!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

! 
Responder com Citação

...
)