Esse ano até agora mais me dediquei a livros juvenis ou curtos mesmo; longe de algo como Os Miseráveis ou Guerra e Paz...
Eu anoto o que leio, para referências futuras, então dá para listar sem deixar nenhum de lado;
Algumas Aventuras de Sílvia e Bruno - Lewis Carroll
Li antes de pegar seu livro mais conhecido, Alice. É um livro de dois volumes romance não-romance incompleto; em português só foram traduzidos alguns capítulos, metade, creio. São histórias avulsas cujos protagonistas são Sílvia, uma fada, e Bruno um duende, além de um narrador em primeira pessoa que constantemente viaja entre o mundo da fantasia e o "normal". Diálogos sem sentido e incoerentes, mas divertidíssimos, situações bizarras e impensáveis. Apesar de não ter animais ou objetos falantes, consegue ser tão ou até mais
nonsense do que Alice. Uma pena que não tenha todo em português.
...
Aventuras de Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
Muito esperei dessa obra, mas nada de muito diferente do que já conhecia apareceu... Talvez por isso não tenha marcado tanto quanto deveria. Vale pelos diálogos e constantes jogos de palavras.
...
O Livro de minha Mãe - Albert Cohen
Título magnífico, pois o escritor fala... Sobre sua mãe, somente. Não consegue ser piegas nem passar uma sensação de sentimentalismo exagerado com as histórias de pequenos pedaços da vida que narra. É engraçado, tocante, triste e traz à tona diversas memórias desse ser tão - com a infeliz exceção para alguns - presente em nossas vidas, principalmente para uma pessoa que perdeu a sua há não menos que três anos, como eu. É previsível no fim, mas sincero e direto. Odiei e admirei Albert Cohen nessa parte.
...
O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Foi um livro que no fim eu "esperava mais", por causa do tanto que falavam dele. Leitura ágil e simples, e só não me impressionou no fim porque assisti o filme antes. Pessoalmente achei muitas partes irritantes por conta da inocência extrema do garoto frente a acontecimentos horríveis.
...
Um Corpo na Biblioteca - Agatha Christie
Há um corpo. E uma investigação. E um culpado. Fim. Todos os livros dela são assim... Esse achei tedioso, e foi o primeiro que li com Miss Marple como "investigadora". Não é ruim, mas dela recomendo Morte na Praia, O Caso dos Dez Negrinhos, Assassinato no Expresso do Oriente...
...
O Dia em que Choveu Cinza - Domingos Pellegrini
Domingos Pellegrini, junto com Marina Colasanti, tem um estilo narrativo incrível e cativante; consegue com ela contar uma melancólica e agradável história de um homem que tenta numa pequena cidade procurar um dono para uma cachorrinha com a qual não pode ficar em casa senão sua mulher mata.
...
Pássaro Contra a Vidraça - Giselda Laporta Nicolelis
Um livro juvenil onde uma mulher recebe a ligação de um estranho, que pede unicamente para que ela ouça sua história. Depois de quase desligar na cara dele, aceita ouvi-lo e lhe é apresentada uma vida nada anormal de um rico rapaz que se envolve com drogas; amigos que não são reais amigos, pais distantes, confusões na escola, roubos... Parece que a escritora pegou suas ideias numa cartilha de "como criar uma história sobre um drogado", contudo ainda assim possui uma narração que atrai apesar de sua simplicidade.
...
No Fundo dos teus Olhos - Giselda Laporta Nicolelis
Livro bem mais curto que o outro, onde mostra um dia na vida de um garoto que mora numa casa minúscula com uma família imensa. Ele trabalha com os pais numa rodoviária, vendendo doces. Nada de surpreendente ocorre; é só mais um dia da sua rotina trabalhando mesmo que ainda seja menor. Esse dois foram os únicos livros que li até então de Giselda Laporta Nicolelis, porém parece que o banal é o que mais lhe fascina, sem enredos mirabolantes.
...
O Primeiro Beijo - Marcia Kupstas
Um garoto se muda para uma nova cidade, nova escola; vem do interior, e o modo como fala o faz ser alvo de preconceito por parte dos colegas. Entrementes conhece uma garota, da qual detesta por sempre querer ficar perto dele, e... Bem, dá para saber o que acontece. Bonitinho, bobinho, acaba numa parte que o deixa numa boa medida, sem alongações desnecessárias.
...
Saudade da Vila - Luiz Galdino
Outro que tem como tema o preconceito, dessa vez o racial. Muito fraco, terminando onde eu achava que deveria iniciar. Até então o único do ano que pensei "não gostei" ao terminá-lo...
...
Viagem ao Ceu / O Saci - Monteiro Lobato
Caçadas de Pedrinho / Hans Steden - Monteiro Lobato
Quando criança lembro que li somente um livro de Monteiro Lobato, "A Chave do Tamanho", que peguei emprestado com uma prima que adorava na época e que hoje mal sei como está. Pois bem. Li talvez com uns nove anos, mas até hoje tenho excelentes impressões dessa leitura, o que me fez arriscar a pegar na biblioteca outros livros da série do Sítio mesmo sendo já um "adulto chato".
Magníficos. Como único ponto negativo cito os diálogos, que os senti um tanto superficiais; contudo as histórias são gostosas de se acompanhar e mágicas, alegres, tristes, informativas, repletas de pequenas e sagazes críticas aos modos da sociedade. Tentarei ler toda a série, que foram postos em quinze livros.
...
A Cidade Vazia - Fernando Sabino
Fernando Sabino é um mala que odiaria ter como amigo, pois ele exporia todos os meus pontos fracos com detalhes cruéis numa crônica ou conto assim que pudesse, sem ser direto ou injusto. Nesse foram reunidas crônicas com Nova York como pano de fundo, mostrando de modo irônico as imprefeições de uma sociedade vista como perfeita e ideal.
Dard*