Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 88

Tópico: Lista do que você já leu em 2011.

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mig Master Ver Post
    Fiz os reviews ai, vou ficar editando meu post à medida que termino os livros e adicionando reviews.
    Não acho que seja uma boa editar os posts anteriores com novos livros e reviews, acho que é melhor postar novamente mesmo. Fica mais fácil para as pessoas acompanharem, já que é difícil alguém ficar lendo as mensagens antigas a procura de edições.

Terminei de ler a peça de teatro Vestido de Noiva, do Nelson Rodrigues. Review:

A melhor peça de teatro já lido por minha pessoa até então. A ideia dos planos de Alucinação, Memória e Realidade são geniais e muito bem executados, não é a toa que revolucionou o teatro brasileiro. Segunda peça psicológia que eu leio de Nelson Rodrigues (li Anjo Negro, que por mais que seja considerado mítica, tem muitos elementos psicológicos), e estou ansioso para ler mais.

Recomendo a peça para todos, não é longa, em um dia de leitura vocês conseguem terminar. Como é dividido em três atos, vocês podem fazer que nem eu fiz, ler um ato por dia, muito prazeroso de ler nesse ritmo.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    22-09-2010
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Li alguns da lista da Fudest/UNICAMP

O Alto da Barca do inferno - Gil Vicente

O Cortiço - Aluísio Azevedo

Memórias de um Sarfento de Milícias - Manuel Antonio de Almeida

Iracema - José de Alencar

Lendo:
    A Cidade e as Serras.

Registro
    16-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Meu amigo é sobrinho-neto do Nelson Rodrigues, haha.

Registro
    07-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Martiny, comecei a atualizar meu primeiro post com as reviews... atualiza lá no principal...

Registro
    30-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esse ano eu li:
    O restaurante no fim do universo
    A vida o Universo e tudo mais
    Até mais e obrigado pelos peixes
    Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    07-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Adiciona lá na minha lista:
    Hamlet - William Shakespeare

Review
    Excelente peça... excelente tragédia... Shakespeare expõe bem todas as "loucuras" de Hamlet, suas conversas com os mortos, seus pensamentos obscuros ansiando por vingança e tudo mais. Na verdade, todos as personagens são muito bem mostrados e muito bem explorados, tendo suas mentes bem abertas ao leitor. As traições também são muito bem mostradas, com as personagens deixando muito claro os seus planos e tudo mais.
    Eu gostei e recomendo fortemente para qualquer um que goste de teatro...

Registro
    20-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Parabéns pela organização, brother, tá ficando realmente legal. Até dá gosto de ler pra postar um comentário num tópico bonito como esse, risos.

• Cândido — Voltaire

Vou contar uma breve estória aqui, obviamente para explicar as peculiaridades do livro.

Suponhamos que você resolva escrever um livro hoje. Você já pensou longos anos sobre esse livro e pretende escrevê-lo em poucos dias. Você, sendo um dos maiores críticos do seu tempo, não perderá tempo escrevendo estórias bobinhas de aventura, romances fúteis nem nada do gênero; seu negócio é a crítica, a ironia, a satirização. Aí, após refletir um pouco, você decide descer o pau no governo Lula. Usando o seu humor afiado, com sacadas geniais, metaforização e tudo o que há de bom, você consegue aclamação da crítica especializada e do público.

Um belo dia, você morre. Trocentos anos depois, algum jovem, inspirado pelas suas ideias, resolve destrinchar o seu livro, perceber cada simples ironia que você escreveu há tanto tempo atrás; o jovem resolve ler o seu livro entendo o contexto em que foi lançado, no ano de 2011, pós-eleição da primeira presidente mulher do Brasil, após um governo de longos anos do então presidente Lula.

É mais ou menos assim que funciona com Cândido. Olhem só como são as coisas: uma romance "comum", escrito há séculos atrás, não exige um grande preparo mental do leitor. Quero dizer, é só uma história, narrada como tantas outras, com todos os elementos possíveis: personagens, enredo, tempo, espaço e todo aquele blábláblá ensinado pela tia gorda da 5ª série. Obviamente, não é uma literatura fácil, mas também não é complicada; com um dicionário e algum esforço, você lerá tranquilamente um romance escrito no século XVIII.

Mas não é assim que funciona com uma obra satírica. É preciso entender o contexto em que a obra foi concebida para compreender a história por completo; caso contrário, as ironias que te renderiam minutos de gargalhadas passarão despercebidas.

Cândido é, sobretudo, uma obra que não exige o tal conhecimento do contexto. Qualquer um pode ler; alguns entenderão a história por completo, enquanto outros apreciarão apenas a estrutura, ou seja, a aventura, o enredo da história. Gostei muito disto na obra: o fato de não precisar de embasamento algum. Você pode não manjar nada de Iluminismo ou de filosofia e simplesmente amar a história pelo seu enredo e personagens, que são soberbos.

E, por fim, posso dizer que foi uma leitura muito prazerosa. Você pode ler sem compromisso algum, apenas curtindo a ingenuidade de Cândido ou as mirabolantes aventuras do grupo. Enquanto isso, outros tentarão aprofundar-se no tema e entender a importância histórica dessa obra.

Fazendo uma breve analogia, a história de Cândido é muito semelhante a um filme estrelado por Tom Hanks — Forrest Gump, o contador de histórias. Com a diferença do desfecho, que é mais cruel para Cândido, muitos aspectos se assemelham entre essas duas obras: a ingenuidade do(s) personagen(s) principal(is), as situações inusitadas descritas e a tragédia, que é mais visível na obra de Voltaire. Pessoalmente, eu recomendo ambas as histórias; semelhantes na essência, porém diferentes no conteúdo.

"Este tem sido o problema dos místicos. Alcançam o Definitivo, mas não podem relatar aos que lhes vêm após. Não podem relatá-lo a outros, que gostariam de ter essa compreensão intelectual. Tornaram-se um com o Definitivo. Todo o seu ser o relata, mas a comunicação intelectual é impossível. Poderão dá-lo a ti, se estiveres pronto para recebê-lo, poderão permitir que o alcances, se também o permitires, se fores receptivo e aberto. Mas as palavras não farão isso, os símbolos não ajudarão, teorias e doutrinas não serão de uso algum."

Tópicos Similares

1. O Grande Guia sobre PKs
    Por Sero no fórum Tibia Geral
    Respostas: 47
    Último Post: 18-12-2010, 14:16
  2. Guide Kina e upando do lvl 1 ao 120
    Por Dfrayzer no fórum Knight
    Respostas: 11
    Último Post: 21-04-2010, 13:28

Permissões de Postagem