Boa iniciativa; seria legal se todos postassem algum comentário sobres os livros. Listas do tipo "eu li tal, tal e tal livro" são meio que inúteis, já que ninguém quer realmente saber o que você leu, e sim o que você achou das leituras.
Enfim...
• A Metamorfose — Franz Kafka
Até me surpreendeu. Eu esperava uma leitura mais maçante, mas todos os conflitos do livro são realmente... reflexivos. É o tipo do livro que muita gente chegaria ao final e pensaria "tá, e daí?", mas eu achei fantástico todo o desenvolvimento do enredo; personagens interessantes, que conduzem excelentes ações e diálogos; exploração consciente das situações-problema; filosofia "cotidiana" muito boa. E o desfecho é sensacional, sintetiza basicamente a essência do ser-humano; o livro finaliza com frases impactantes e reflexões sinceras. Recomendo.
• Orgulho e Preconceito — Jane Austen
Me surpreendeu, também; só que, dessa fez, foi uma surpresa negativa. Livro água-com-açúcar, bem morno, do tipo que só se lê em um dia chuvoso e entediante. É lógico que, na época em que foi escrito, era um verdadeiro marco na literatura inglesa/mundial, flertando com temas contraditórios e "revolucionários". Mas, acima de tudo, considero uma literatura mais feminina do que masculina; digo, não é só pelo fato de se tratar de uma autora, mas o próprio enredo e personagens conferem à peça um "quê" feminino. Por diversão?, não recomendo.
• Percy Jackson e os Olimpianos (volumes I, II, III, IV, V) — Rick Riordan
Não pode ser considerada uma literatura original. Digo, simplesmente fica a sesação de "isso eu já li". Muitas coisas da série são absurdamente parecidas com outras séries do gênero; pode ser coincidência, ou implicância com séries infanto juvenis, mas é algo do tipo descompromissado, que não traz conteúdos bem trabalhados e reflexões válidas. A mitologia, em si, se tratou de uma boa sacada do autor (como Rowling fez com o ocultismo), mas não torna a série melhor do que nenhuma outra do gênero. Digo isso porque ouvi muitos comentários do tipo "Percy Jackson é muito melhor do que esses Harry Bosta, é cultura, é mitologia grega". E discordo veementemente dessas afirmações, tendo lido ambas as séries. Enfim, como eu disse, é o tipo de literatura descompromissada e leve, para o entretenimento apenas. Nessas circunstâncias, recomendo.
Estou meio parado esse ano. Estou com três livros em andamento e postarei minhas respectivas opiniões quando tiver terminado.
Abraços.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: