Postado originalmente por Nobre Valente
Bem, não sei quanto a racismo e preconceito, pois no meu ponto de vista, todo racismo é um preconceito e ele não se resume apenas a raça. Abrange etnias e o modo como as pessoas vivem. O grande problema é que as pessoas tem uma mente muito deficitária e vão na onda da maioria ou do que ouvem ou vêem. Não se pode ver um sujeito com um óculos na cara que ele já é rotulado de nerd, CDF, imbecil, idiota, excluído etc... Não se pode ver um homem mais humano que ele já é chamado de porra louca, bicha, viado, biba etc. E por aí vai... para viver em paz nesse mundo, temos que viver atrás de máscaras porque a sociedade em geral é intolerante graças a sua ignorância. Não sou dono da verdade, mas eu duvído que algum dia o racismo/preconceito irá acabar. O jeito é fazer-se incorporar ao sistema usando uma máscara ou então mudando de vez o seu caráter. Mas quem suportaria viver sendo aquilo que não é? Se não pode com eles, junte-se a eles.
Vale a pena deixar claro que não tenho preconceito ou racismo algum, até porque isso é crime, mas eu tenho pena das pessoas vitimadas do sistemas que são excluídas meramente pelos excelsos ditames que regem nossa sociedade.