Vocês acham que dessa vez o capitalismo acaba?
Oi gente, como vão?
Resolvi entrar nesse fórum depois de anos e cá estou eu criando um tópico.
Sei que já existe um tópico sobre o corona, mas esse aqui é sobre um assunto específico dentro do corona. A pergunta é simples: vocês acham que, desta vez, o capitalismo acaba? Se modifica? Se intensifica?
Filósofos como o Zizek e o Franco Berardi acreditam que o vírus pode ser um golpe fatal no sistema, e que algum tipo de socialismo (no caso do Zizek) ou de pura recusa ao capitalismo (no caso do Berardi) já despontam no horizonte.
Já outros filósofos, como o "hypado" Byung Chul-Han, acreditam no contrário: que o estado de exceção que entramos só vai intensificar as desigualdades do sistema capitalista e disseminar um modelo de estado totalitário digital, nos moldes da China.
Não linkei os respectivos textos porque não lembro como se faz isso (rs), mas recomendo fortemente a leitura. Google está aí.
Às vezes eu acho que esse tipo de questão acaba caindo num clássico otimismo x pessimismo (no qual eu invariavelmente me identifico com os pessimistas), mas achei que levantar essa discussão no Off Topic do TibiaBR em abril de 2020 pode ser uma experiência antropológica interessante.
O que acham?