A CipSoft vai dar uma de Seu Barriga e cobrar os 14 meses de aluguel de uma só vez! Entenda
Clique aqui para ver no Site
Versão Imprimível
A CipSoft vai dar uma de Seu Barriga e cobrar os 14 meses de aluguel de uma só vez! Entenda
Clique aqui para ver no Site
Eu gostei da ideia e dos valores.
Sei que a maioria não gostou, mas espero que a Cip não volte atrás.
É melhor que as casas fiquem nas mãos de players ativos, e não deixando low level segurando a casa por anos.
E quem está ativo no mundo faz esses valores em poucas hunts.
-----
Obs: Ficou show essa tabela mostrando a "x" valorização, parabéns, ótimo trabalho.
mais do que justo
muitas casas com aluguel de menos de 5k
Eu já penso que a ideia foi boa (e necessária), mas a implementação, timing e intensidade da mudança foram equivocados.
Sabemos que os objetivos aqui são ao menos 2: atacar a especulação imobiliária tibiana (aumentando a rotatividade de casas e reduzindo o custo em leilões) e ajudar no combate à inflação de gold (um senhor gold sink).
A necessidade era mais do que óbvia: nunca tocaram na precificação desse sistema de casas desde a sua implementação. O sqm mais barato de Tibia atualmente custa 30 gold - o mais caro, 70 gold. Pela proposta, esses valores saltariam para 746 gold até os absurdos 32.786 gold.
O primeiro problema, a meu ver: querer empurrar esse aumento de uma só vez. Deveriam ter, ao menos, criado um escalonamento para aliviar o impacto da mudança.
Segundo problema: o cálculo dos novos valores. Criar até 5 categorias por popularidade, sem considerar o valor por sqm, gerou bizarrices como uns flats de Edron que são exatamente iguais em tamanho mas 2 deles custam 200k e 1 custa 400k (pq é mais popular). Outro exemplo bizarro: um casebre de 5 sqm em Kazordoon tem o preço de 10.000 gold/sqm, enquanto a maior casa do jogo tem 536 sqm ao custo de 746 gold/sqm. A base de cálculo, como se apresenta, amplia ainda mais a falta de atratividade de casas menores. Não faz sentido uma disparidade tão grande em virtude da popularidade.
Além disso, se o sistema permanecer estático (simplesmente receber a atualização de valores e for largado como está), só servirá para o problema aparecer de novo mais tarde.
A minha sugestão é de que o valor por sqm seja considerado em um cálculo como o seguinte:
preço base por sqm (ex: 1.000 gold) * taxa de popularidade (com base no mercado de leilões) * taxa de reajuste inflacionária (ex: indexada ao valor médio de Tibia Coins durante o último ano daquele servidor)
Deste modo, todos os imóveis teriam uma mensalidade base mais razoável do que o sistema atual (por exemplo: mínimo de 5k, máximo de 749k) e somando-se a isso as taxas de popularidade e do indexador da inflação. Assim, cada mundo teria seus próprios preços de aluguel, sendo reajustados a cada certo tempo (a cada major update? a cada ano?), flutuando de acordo com o mercado.
Essa é a minha ideia.
edit: postei no fórum oficial como resposta ao tópico oficial e como proposta. Apoiem por lá se concordam!
Tava mais do que na hora de fazer isso aí, os aluguéis eram praticamente de graça.
E eu ainda faria mais: a posse da casa deveria durar 3 meses só, e depois ir automaticamente pra leilão de novo. Assim a galera ia poder variar entre diversas casas, talvez até desbloquear achievement pra quem ja teve 10, 20, 30 casas diferentes.
Sentirei falta da minha house em Ankrahmun, mas prefiro pagar pelas minhas hunts e blesses do que segurar house. Quem sabe se eu começar a juntar um dinheiro mais sério eu consigo reaver a casinha algum dia xD
Mas, falando sério: a fórmula apontada pelo @GrYllO deveria ser levada em consideração. Afinal, se é para deflacionar, isso tem que ser feito direito.E eu gostaria de ver uma flutuação REAL no mercado imobiliário Tibiano. Seria algo bem divertido de se acompanhar. Agora, o sistema de bid tinha que ser mudado também, e eu concordo com o @Don nessa.
A minha casa que perdi no merge ano passado, foi pra 800k ao mês.
Eu era um player que matinha a pt pra ter a house e jogava as vezes. Agora com essa mudança, mata definitivamente de forma brutal e sem pena os players que tinham algum sentimento por suas casas.
Dessa vez a cip foi longe demais. Torço para que seja uma brincadeira de primeiro de abril.
não vejo a hora disso chegar no taleon :doge:
Concordo com o @GrYllO. Embora houvesse evidente necessidade de se reavaliar o sistema, a proposta, da forma como foi elaborada, desobedeceu aquele escalonamento básico e empurrou tudo "goela abaixo" sem a devida ponderação. O sistema de preferência e/ou precificação por popularidade é... bizarro. Compreendo que as Central Circle devam custar um pouco mais, mas a disparidade surge na medida em que as propriedades são lançadas todas num mesmo conceito, desconsiderando aspectos de tamanho e preço por SQM.
Espero, sinceramente, que haja alguma revisão. Pode ser que aconteça. Conhecendo a Cipsoft, deve levar algo em torno de seis anos pra que a proposta sofra alguma alteração. De qualquer forma, melhora ligeiramente o sistema antigo, mas cria, potencialmente, um problema futuro.
800k/mês = 26,7k/dia
10kk/mês = 33,4/dia entre 10 pessoas da mesma guilda (dividir a divida com os amigos)
Olha, eu não faço boss HoD todo dia mas é do conhecimento de todos que isso acontece, que todo dia um time de 5 pessoas vai la e mata 3~4 bosses, que todo dia ta injetando no market 12~16 Gold Token pra pessoa bancar seus gastos ou transformar em dinheiro na vida real. Não é difícil levantar a nova quantia de dinheiro quando se é um jogador ativo, isso que eu só citei um exemplo de fazer isso, o que me preocupa disso tudo é que a comunidade só pensar em vantagem e pode acabar acontecendo um abandono maior dos conteúdos que não proporcionam um retorno monetário.
Por exemplo: ninguém mais faz world quest do pirata morto
arena PvM
determinados bosses depois da desvalorização de seus drops raros
tasks diárias
a nova task de port hope puro waste pra item decorativo (esse eu to fazendo mas da waste de 100k+/dia e não sei se vou continuar)
entrevistar npcs/ler livros
Eu não ligo dos valores mas acho que a cip vai incentivar demais o farm por causa da mentalidade da comunidade e os conteúdos alternativos vão ser cada vez mais ignorados
E eu até hj precisando de gnt pra pegar o último achievement dessa World Quest (sim, eu quero o Scourge of the Seas e eu vou conseguir algum dia HSUASHAUSHUHS)
Qual que é essa task nova?!
-----
#Topic:
Vamos continuar de olho e ver se há mudanças. O rage tá grande no fórum oficial, tem que fazer barulho lá msm (e eu farei isso tb, pretendo tecer uns comentários lá oficialmente) para ver se ao menos eles mudam esses preços. Pode até aumentar, mas não dessa forma. Houve pouco cuidado, faltou mais análise da CipSoft aí.
Abraço,
Iridium.
Não tem problema melhorar o pagamento. Mas não é só o aluguel da casa que tá fora de proporção. TODO o sistema de house está.
Exemplo: Pra que serve uma casa, senão dar PZ e a cama? Nada.
Pra que vc usa a cama hoje em dia? Treino off. A regen que ela dá é mínima, quase nula. Um MS com 10k+ de mana (350+) precisa dormir o ano todo pra recuperar a mana na cama. E isso incluí logar de x em x tempo pra comer food.
Qual a outra utilidade da house? Os "bônus" que vc ganha com um dummy e com npcs da Store. A CIP basicamente garantiu que a gente ia equipar a casa com um monte de coisa antes de jogar o valor lá em cima. Em qualquer lugar, isso seria visto como uma afronta ao código do consumidor: Como vc cria uma dependência de um produto e depois joga o valor do produto principal lá em cima?
Ainda tem a questão do valor absurdo das casas. Minha casa vai pra 400k/mês. Eu consigo pagar isso sem problema.
Mas é injusto com um player ter que jogar mais pra pagar um benefício "básico". Ter uma casa é uma propaganda da CIP pra vender premium time. Não tem lá em letras miúdas: "Desde que vc seja rico ou jogue tempo suficiente pra pagar o aluguel, que é caro pra porra perto do que uma casa te oferece".
Por fim: Qualquer Gold Sink não pode ser algo "opcional". Achei que a CIP teria aprendido isso com os fast spawn, que não deram certo. É simples:
A economia do jogo tá FERRADA pela alta quantidade de dinheiro in-game. Se vc quer tirar esse dinheiro, vc não pode oferecer serviços "opcionais". Vc precisa forçar quem tem dinheiro a gastá-lo. Explico:
Eu costumo caçar apenas nas horas bônus. Me esforço pra fazer isso todos os dias. Vamos supor que isso dê certo e eu cace 2h por dia em 30d. Isso dá 60h de hunt.
Eu uso, em meu paladin, 2 imbuements no helmet, 1 na armor, 3 no bow/crossbow. 6 imbuements no total. em 60h, eu preciso renovar os imbuements 3x, o que dá 18 imbuements por mês.
Não vou considerar o valor dos itens, já que esse dinheiro não "sai do jogo" (Fica pra quem tá vendendo no market). Mas, para ter 100% de chance e não gastar meus itens, eu pago 150k por cada imbuement, ou seja, 2,7kk pra fazer o imbuement por mês. MUITO pouco pelo benefício dos imbuements.
O aluguel da minha casa é 400k. Eu vou manter a casa ou fazer 2 imbuements? Vou fazer os imbuements, claro. Me dão mais retorno que a casa, e eu preciso juntar dinheiro para pagar absurdos 130kk em cada item do Falcon Set.
O que vai acontecer, afinal? Os players vão abrir mão de suas casas pra continuar ganhando dinheiro, as casas vão ficar vazias e o dinheiro vai continuar in-game. NÃO VAI TIRAR O DINHEIRO DO JOGO.
Quer tirar o dinheiro do Tibia? Aumente os serviços obrigatórios, como viagens, imbuements.
E O PRINCIPAL: Tire o loot das hunts mais absurdas. O player tem que escolher se faz 10kk/h de xp ou 1kk/h de gold. OS DOIS NÃO DÁ! Se isso continuar assim, os players vão cada vez lucrar mais, o que vai exigir cada vez mais reajustes em serviços simples pra tirar dinheiro do jogo, e com isso os players novos/pobres vão sair do jogo pois não conseguem ter nada.
Vai nada cara :lol: ta cheio de jogador com dinheiro pra jogar fora, e a principal utilidade da casa é o exibicionismo, ainda mais agora que além dos itens caros pra mostrar, a própria casa vai ser um negócio caríssimo com status elevado. As casas vão continuar cheias como sempre foram.
Oporra aí é tosqueiragem msm HSUAHSAUSHAUSHAUSH
Se der achievement, eu me arrisco HSAUSHAUSHAUSH
-----
Vou manter a ward aqui para assistir às cenas dos próximos capítulos dessa novela. A Cip n vai desistir disso, mas tem que revisar essas fórmulas lol.
E eles bem que podiam reformular cidades antigas também, sei lá. Fazer algo mais no naipe de Rathleton em termos de tamanho...
Realmente os preços estavam baixos faz uma eternidade, realmente uma mudança dessas faz o mercado girar.
A propósito eu não conhecia os Hirelings, poxa bem bacana ter um funcionário desses, bom para os negócios, se bem que não tive um pra saber das vantagens e desvantagens deles.
Ótima matéria por sinal.:y:
Só rico para ter uma casa nos dias de hoje, lembro que nas antigas a gente fazia vaquinha para pagar o aluguel, agora precisa fazer A VAQUINHA para pagar, mas não to atualizado nas condições do jogo.
Imposto é roubo.
@Topic
Adorei e acho que já estava mais do que na hora de aumentar os preços mesmo. Pessoal que não joga há 10 anos com casas muito boas, não é certo, as casas tem que ser povoadas pelo pessoal mais ativo, infelizmente o ciclo chega ao fim.
Mas também acho que o aumento foi desproporcional, as casas deveriam custar em média 1k/sqm, ou então a proposta como o Gryllo havia citado.
Daqui a pouco vão querer implementar cobrança de IPTU nas houses também.
Como sempre eu acho muito difícil. Claro que não é a crise igual estão citando no fórum, mas muitas casas vão ficar "vazias". Se considerarmos Edron, Darashia, Thais, Venore, talvez não. Mas as casas mais abandonadas (Carlin, Ab, Port Hope, as escondidas em LB) vão ficar. Pq não faz sentido vc pagar 50k num barraquinho escondido.
O problema é que hoje, não é só o exibicionista com 250kk no banco que tem casa. O cara que joga mas não caça o tempo todo, que tá upando maker na SD e por isso toma waste em toda hunt, também tem casa. Mas não vai ter mais, pq pagar 200~400k num aluguel pesa em alguns orçamentos. A CIP, com isso, limita o estilo de jogo a ir caçar e fazer profit, o que vai contra a ideia de um RPG.
A propósito: Se querem tirar o gold do jogo, pq colocam Warzones dando 120k/dia (sem contar os drops), bosses que sempre dropam 3~4 Gold Token (25~30k cada)? Pq colocam monstros que dropam 20~25~mais de 30 platinum coins? Não adianta colocar a casa a 800k e fazer o cara lucrar 2~3kk/h. O dinheiro vai continuar absurdo, só que na mão dos mesmos players.
E pau no fiofó de quem não quer jogar farmando bosses, fazendo hunts lucrativas e etc :shrug:
A Cip diz que hoje em dia a economia é diferente — realmente é —, mas eles não entendem que tem muitos que jogam visando o RPG ou simplesmente ignorando esses meios de lucrar absurdamente. Para quem farma bosses, caça em Roshamuul e etc, não é difícil pagar 400k por mês em uma house, mas não é todos que jogam desse jeito.
BTW, Guild Hall até faz sentido custar 1kk+ por mês, já que a ideia é dividir o valor entre os membros da guild...
Ao meu ver em relação aos mundos antigos essa mudança vai produzir efeitos paliativos, em primeiro momento vai ter uma rotação na propriedade das casas, depois o mercado vai se reajustar e o preço deve seguir a inflação.
A maldade, e talvez o real objetivo, da CIPSoft é o impacto em mundos novos, já que a compra dos "kegs" e agora dos "NPC's" será vital na corrida pelo domínio do servidor e como no começo desses mundos ainda tem pouca grana, os jogadores vão ser forçados a comprar mais "coins" pra poder vender.
O jogo mudou, e era mais do que tempo que atualizar os valores dos alugueis. Achei que forçaram um pouco a mão nas GHs, mas pras Houses está ok. Porém, a grande verdade é que isso não vai tirar dinheiro de circulação, nem desinflacionar o jogo.
O que vai acontecer é que os casuais irão vender/perder as casas (boas, inclusive) que tem, e estas serão ocupadas por jogadores ativos. Sabem o que isso significa? Que esse pessoal que vai ocupar as houses, provavelmente, poderá comprar coisas da Store para decorar as houses, dando mais lucro pra CIP que aquela meia dúzia de players que só consome a Premmium Time.
Sobre a questão de deflacionar: Minha house foi uma das afetadas. O meu aluguel irá saltar de 8.4 para 800k por mês. E isso me afeta? Não. Sabem porque? Porque em cada hunt que eu faço, pra cada 100k de xp, eu faço 10k de profit. Vou exemplificar com uma imagem o que isso significa:
https://i.imgur.com/IMJBTch.png
Acham mesmo que isso vai desinflacionar? 800k? Não, não vai. Quem faz dinheiro, continua fazendo em enorme quantidade, e a CIP não fez absolutamente nada para mudar essa realidade. Tanto o aumento dos supplies, quanto esssa questão das houses muda pouco, ou nada, na realidade do jogo. A verdade é que a CIP não faz ideia de como tirar as quantidades obscenas de dinheiro que existem hoje no jogo, muito por culpa dela que foi omissa por anos com os moneymakers.
A verdade é que isso é só uma medida para vender mais coisas da Store. A questão é: eu duvido que realmente vá dar certo. Creio que o tiro sairá pela culatra, uma vez que teremos menos houses alugadas, e eu duvido que o consumo imediato de itens da Store compense a constância das Premmys dos casuais.
Essas são a exceção da exceção cara. A Wanted tomou uma limpa no GB com o delete do Pablin, a Baphomet Order tem um valor ínfimo, e a Closed rola uma passada de mão linda da liderança pra pagar Boosts, etc...
Em PVP só as Os (E apenas dos servers maiores) tem esse balance todo.
No começo eu pensei nisso também. Mas, diferente dos kegs e dos NPCs/supplies do shop, que são criados "do nada", vender coin exige que o dinheiro já exista in-game. Em server novo é difícil ter grana no começo. Isso pode dificultar, e muito, a ideia de pagar house com coins nos server novos.
Mas, do jeito que tá andando, não duvido que a CIP coloque crystal coin na Store...
É uma forma de combate a inflação, mas não vai servir pra eliminar nem 0,1% das moedas do servidor.
Não tem nada a ver com o tópico, mas a Cipsoft deveria começar a vender itens caros no market, afim de tirar moedas. Se eles vender 1 ferumbras hat no market, já está sugando 400kk do servidor de uma vez só.
É isso que tem de ser feito. Deletar moedas e ao mesmo tempo adaptar o Tibia pra essa nova economia de hoje.
Bom, a CIP fez leves alterações nos valores do alugueis. E o choro continua.
Sinceramente, ainda bem que a CIP não tá dando ouvidos para os Senators, ex-GMs e aquela penca de jogador velho que, se entra, fica 15 minutos online. Caso contrário, o jogo estaria morto há muito tempo.
As mudanças são boas, pois acertam a situação de houses muito ruins, com preços ainda mais baixos, e balanceia melhor outras, dando maior variabilidade de preço. Também reduziram o preço das GHs, o que eu considero um acerto. 10kk era um tanto demais, até para os dias atuais (Todos sabemos que a contribuição para manter a GH será de pouquíssimos membros, e 10kk é grana, mesmo para uma guild com uma party de Level 700).
Continuaram não atacando a questão fundamental: o método. :facepalm:
Tanto que, mesmo com os reajustes, as inconsistências continuam... :shrug:
- - - Atualizado - - -
Só observo a surra argumentativa que você tá levando no oficial do @Lee Kun e do Delixu... :vtlol:
Btw, ficar 15 min online ou 24/7 não importa. O que importa é: tá pagando? Isso é o que realmente importa (do ponto de vista da CipSoft). É uma confusão antiga achar que ter mais level ou ficar mais tempo online grindando (até um macaco treinado seria capaz de fazer isso) faz com que seus argumentos automaticamente tenham mais peso pra tudo - não é o caso aqui.
Isto não significa que eu não possa, de algum modo, concordar - mesmo que parcialmente - contigo. Jogador realmente inativo não deveria ser capaz de segurar um imóvel por muito tempo. A nossa divergência aqui é a mesma que os jogadores que citei acima levantaram (e com razão): o que é ser um jogador ativo? Tempo online? Pegar X level em Y tempo?
Reiterando o que eu já disse: aliviaram a barra pois estava bizarro, mas continua sendo uma má implementação (e não estou falando dos valores, tou falando do método). Se entrar como está, cedo ou tarde no futuro voltaremos a abordar esse tema por conta essa má implementação.
Situação bem melhor do que estava antes, mas ainda acho que deviam diminuir um pouco o valor das casas com 10sqm ou menos, já que não eram alugadas antes quando estavam uma pechincha.
Ou posso estar redondamente enganado, pois, com os preços nas alturas, possa ser que muitos vão migrar para esses cubículos para ao menos ter onde dormir.
Só sou totalmente contra os valores de GH's em área free que ficam muito afastadas das cidades. Tem guilda que faz questão de ter GH em área free para dar um quarto para free account, sem falar que não são tão visadas e visitadas.