Discutir sobre o Tibia ter ficado mais fácil é algo tão comum quanto ter que comprar Tibia Coins para iniciar em um mundo novo.
Clique aqui para ver no Site
Versão Imprimível
Discutir sobre o Tibia ter ficado mais fácil é algo tão comum quanto ter que comprar Tibia Coins para iniciar em um mundo novo.
Clique aqui para ver no Site
Realmente. Acho que um dos principais fatores que contribuiu (somado a estes que você citou), foram as blesses (principalmente a Twist of Fate). Além disso, poderia citar a implementação de criaturas cada vez mais rentáveis (que dão muito profit), financiando essas blesses, as hunts sem preocupações e muito mais. Recentemente estive jogando medivia... A sensação de ter que lucrar uns míseros K\'s por hunt aliada com o medo de morrer e perder tudo deixava tudo mais divertido e difícil. Masssss, como nem tudo na vida são flores, hoje em dia não posso jogar o medivia exatamente por isso. A penalidade alta toma tempo, um tempo que não tenho mais.
- Soviec
Cara eu acho que com tudo que aconteceu, o jogo ficou muito mais fácil sim... Lembro que eu comecei a jogar no 7.4, vivia em carlin e me cagava de medo de ir para Thais/Venore sozinho porque SEMPRE tinha gs lurada lá na dwarf bridge hahaha... Tinha que pedir ajuda para ir para a cidade, esses dias parei para pensar comparando com a realidade do tibia de hoje o quanto isso é surreal hahahaha. Então, contando esses fatores que você citou, isso que eu falei e mais várias coisas eu considero que sim, ficou mais fácil sim. Mas particularmente eu não acho isso um fator negativo não... Só é um jogo diferente, bem mais fácil do que aquele que eu comecei a jogar.
Hoje em dia o jogo está bem mais rápido do que antigamente, não é necessário passar meses treinando skills, ou ficar a semana toda runando para caçar algumas horas no final de semana, sendo assim, tornou-se bem mais acessível para quem tem pouco tempo. A empresa foi acompanhando a realidade dos jogadores, o jogo passou pela fase onde os players eram crianças e adolescentes, que estudavam em um período e tinham o resto do dia para ficar jogando Tibia. Desde a época de ouro do jogo muita coisa aconteceu, os fieis jogadores cresceram e ficaram sem tempo para jogar por várias horas, então é importante que o jogo seja mais casual — não demande tantos esforços para progredir —, assim é possível continuar jogando, mesmo que por alguns minutos no dia.
Enfim, adoro o jeito está agora, mas às vezes bate a nostalgia e sinto saudades dos tempos que o jogo era mais lento, quando era necessário passar vários dias conversando perto do dp para conseguir runar um pouco e matar uns dragons.
Cara eu conheci o tibia 8.6 Não tenho muita experiencia mais acho que tudo que você falou foi verdade
já vi uns videos de Retro pvp e mano se tem razão o tibia evoluiu e ficou muito fácil hoje tenho um lvl 33 no global lembro que quando era as versões antiga o maximo foi 18 eu nunca me dediquei no tibia global mais agora sinto que deu gosto de caçar pra mim tá facil
fico muito bom
Comecei jogar na 8.0, lembro que uma vez uma noble armor estava rodando pelo chão e todos desesperados para poder pega-la onde tudo era mais dificil e tudo parecia uma surpressa .. mais o jogo foi modificando a idade dos jogadores também mudou e com isso o tempo para se dedicar ao jogo também, hoje vejo o jogo muito bom ainda mas o tibia de antigamente era outro jogo, outras perspectivas mas mesmo assim continuo achando o jogo muito bom e não pretendo parar de jogar.
Tibiano não para, tibiano da um tempo.
-Henrique
Muito mais fácil, nem compara com antigamente, aquele game que ficava horas para upar um level, onde os monstros eram difíceis de se matar, onde quem treinava dava orgulho aos seus skills, jogadores bons aprendiam com o tempo o pvp, o tibia de hoje não chega nem perto do old tibia, que eu comecei a jogar no 7.4, muito difícil porem muito viciante, hoje está tão fácil que perdeu a graça. Haha saudades de quando um plate set era algo bom, e que os outros set\'s valiam algo, ps, nunca mais vi um crown set, que antigamente era lindo.
Com certeza a CIPSOFT foi esperta e ficou atenta com as novidades, com o futuro e acabou mudando a jogabilidade do jogo. Antigamente as pessoas tinham tempo para se dedicar treinando, upando. Hoje, você estuda, trabalha e sobra male male 1 ou 2 horas para se divertir. Eu gostava demais do OLD TIBIA, era muito mais desafiador. Mas com certeza jogabilidade melhorou muito, pois consigo jogar um pouco todo dia e já me sinto satisfeito.
Unica coisa q não gostei q fizeram nos ultimos tempos foi ter \"matado\" RookGard.
Monstros sem cooldown?
Tibia sempre foi um jogo de turnos, dizer que um behemoth dá 1200 de dano é dizer que ele usou a skill a distância 8 vezes no mesmo turno, e quanto a curar e se atacar ao mesmo tempo, sempre foi possível desde que você se curasse com magia e batesse com runa, ou o contrário, desinformação extrema nessa notícia.
Comecei em 2011
Só sei que nada sei.
Pra mim, só por ter bônus de exp até lvl 50 já é motivo para dizer que ficou mais fácil e ponto. só por isso. Mas além disso, como colocado na matéria, o jogo ficou bem mais dinâmico e pratico e melhor, o que já facilita o jogador a fazer coisas as quais seriam muito mais difíceis antes do que hoje em dia. pq tanto problema com uma unica palavra? (fácil). trocar fácil por sinônimos pra que? Estar mais fácil não significa que esta pior.
Esses jogadores Nutellas passam cada informação errada né... no 7.6 dava pra se curar e atacar sim como o cara disse ai encima usava magia pra curar e runa pra atacar, fora que o combo do qual vc fala não sei da onde tu tirou isso... o jogo sempre foi no estilo de turnos! hj ta muito mais fácil de se jogar a quantidade de bots que tem disponível, o pvp ficou horrível! Antes a diversão e a dificuldade das hunts eram emocionantes pois varios players se uniam pra fazer um monstro muito forte! Se o tíbia voltasse a ser o que era antes vários players que jogam ot 7.6 voltariam a jogar tipo eu!
7.6 era a melhor época do tibia sem comparação cara
Perfeito willianpm, era impossível andar e curar ao mesmo tempo, principalmente por parte do imenso lag e da ausência de hotkeys. Além de que hoje, é impossível jogar sem ser p.a, o que hoje é acessível a quase todos jogadores, afinal, quem conhecia o cartão de crédito ou tinha 20 reais para gastar naquela época?
O cara vem chamar de nutella o autor. Nutella é você que provavelmente só jogou OT a vida inteira e não sabe nem como é o jogo.
Como assim dava pra atacar com runa e curar junto? Quando você curava precisava esperar o chamado na época \"exausted\" pra pode usar outra magia, seja ataque ou cura. A maioria era 2seg de exausted, com algumas magias sendo 1seg. Mas não importava a categoria, qualquer magia que usava tinha que esperar o exausted. Hoje você ataca e cura AO MESMO TEMPO. Não tem esse exausted.
E não existia combo? kkkk isso já é uma ofensa. Voce ia Hydra, ela dava umas 3 waves no rabo com espaço de tempo de coisa de 1seg, que voce deitava sem nem entender nada. Volta pro OT volta cara. Não conhece nem o jogo e vem pra k falar asneira.
Achei otima as comparações.
Eu joguei na epoca do 7.6 e voltei a jogar ha um ano. Sinceramente? Eu me divirto da mesma maneira que antigamente... São epocas diferentes... Nós evoluimos como ser humano e claro que o tibia tbm precisa evoluir...
Mas faltou lembrar que existem outros fatores que sim, facilitaram demais o jogo... Por exemplo a possibilidade de treinar \"dormindo\" é ridícula. É óbvio que era chato ter que ir pra slime treinar ate skill 100/100, mas isso trazia um certo role play para o jogo que se perdeu, realmente uma pena.
Comecei a jogar em 2006, e claramente da pra ver que está mais fácil.
Um dos principais motivos é a dinâmica, citada pelo autor no texto.
Tiraram as partes \"chatas e demoradas\" do jogo, como por exemplo, treinar.
As hunts estão bem mais dinâmicas devido ao leque de possibilidades que temos hoje para caçar, os imbuiment, as novas magias, munições, armas...
Sem falar nos bixos novos, monstros que são ótimos para Hunt em grupo, que dão excelente XP e ótimo lucro.
A verdade é que quem fala que o jogo era melhor antes, fala porque era na época de escola e era criança/adolescente, então já bate uma nostalgia de tudo, inclusive do Tibia antigo, mas atualmente está muito mais divertido.
Comecei a jogar em 2004, versão 7.21
O jogo era muito difícil...
Começava por rook... o pessoal vendia mace no centrinho... Fazia time pra ir nas quests... Rook sempre tava cheio, hoje é praticamente impossível achar 1 alma viva em rook.
Todo mundo que chegava em main land e ia pra Carlin se encontrava em Folda, Vega, Senja... Ilhas que hoje estão esquecidas...
Matar frost troll, ganhar 23 pts de xp... Você ficava as vezes horas pra pegar um lvl entre 20 - 30... Coisa que hoje você pegar em minutos...
Carlin era famoso pela suas amazons... Kazordoon com seus dwarves...
Perdi a conta de quantas noites eu virei nos guard... Conseguir pega o resp labirinto significava que você só ia largar lá pelas 6 da manhã
O pessoal colocava letter na entrada das caves, todo mundo respeitava...
Treinar 3 horas pra pegar 1% de skill, o dia todo te dava em torno 5%... Precisava achar alguém disposto a sumonar ghoul/monk pra você...
Se caçava Hero com blocker e 2 ou 3 shotters, se dropasse uma c legs ou c armor... o lucro era absurdo, e estou falando de no máximo 10k por pessoa...
Demon era algo temido...
Quantos jogadores hoje sabem que existe um Black Knight? Sabem andar por Mols? Conhece a quest da Spike Sword... Sabe que existe uma quest do devil helmet... Noble armor...
Um bom tempo atrás a cip começou a facilitar o jogo pra chamar jogadores mais novos que tinham dificuldade com a mecânica do jogo e ao mesmo tempo que atraía alguns jogadores foi perdendo outros que gostavam da dificuldade do jogo...
Só que a perda foi maior que o ganho e a turma que sempre foi fiel ao jogo hoje está entre seus 24 - 32 anos e não tem mais tempo pra jogar como antes.
Esses conceitos pay to win que a cip está implementado só existe hoje porque o público do jogo é baixo
Overall Maximum: 64028 players (on Nov 28 2007, 19:26:00 CET)
Hoje temos no maximo uns 12k online... O tibia só está de pé hoje porque tem gente comprando coisas da store, o dia que parar o jogo vai fechar de vez.
O Tibia nunca foi um jogo que chamou atenção pelo seus gráficos ou jogabilidade... Tinham várias outros melhores nesse quesito na época...
O que tornou o tibia um jogo diferenciado foi a própria comunidade
Quem jogava na época sabe... Você entrava as vezes só pra conversar... ficava runando e batendo papo...
Era quase um MSN...
Acho que é por isso que eu sempre tento voltar a jogar e nunca consigo, fico tentando reviver essa época que já foi embora... a muito tempo atrás...
O jogo foi morto pelo seu próprio sucesso, na época que o jogo atingiu seu ápice, a cip não soube fazer o jogo crescer.
Yalahar é uma vergonha... foi tirada de Otserver.
@Luistekade
falou tudo. sou da mesma epoca. comprar mace em Rock, essa e uma lembrança que havia esquecido.
anihi na UH, muito usanod o famoso Macro. pq era quase impossivel healar na mão.
anihi era por vocação. grupo de kina e mage...
quando conseguia um louco pra ir de kina e 3 palla era ALELUIA. lembro que fui fazer anihi no lvl 120. pq ninguem queria fazer com palla.
Saudades.
kkk
Nunca gostei de treinar, demandava muito tempo e por causa disso era muito difícil dar continuidade à jogatina. Antigamente a base de um personagem eram somente as runas. Hoje em dia existem magias. A facilidade que foi implementada no jogo se deve exclusivamente aos botters, pois foram feitas para equilibrar pra quem não usava essa desgraça.
Comecei no Tibia no 7.0 e a diferença de antigamente pra hoje é absurda.
Conseguir skills realmente era um grande sacrifício que demandava muito tempo e paciência, lembro o quão cansativo foi pegar skill 100 depois de meses e meses de treino, as mortes eram terríveis pois a punição era rigorosa, quest do 10k nos deixavam ricos no level 20 kkkkkkkkk, saudades dessa época =z
Só nos resta sentir saudades daquele tempo que nunca mais vai voltar =(
Ta ai outro erro da CIP. Todo update era para tentar balancear as vocações, oque acabava sempre dando uma facilidade para uma diferente das outras, no outro tentava corrigir e deixava mais fácil para outra. Os Knight já foram reis do jogo tanto pvp como em hunts, depois os mages simplesmente mandavam com danos absurdos e assim foi indo com todas as vocs, conforme tentavam balancear pioravam o cenário e acabou que se criou inúmeras facilidades nessa tentativa de balancear.
O que você disse faz sentido.
Mas era necessário esse balanceamento, bem como cooldown e nerf de algumas magias.
Vou citar alguns exemplos:
- Sorcerer batia 1k no mas vis;
- Paladin era horrível de jogar. Se caçava basicamente na arrow ou bolt, o que demandava uma cap infinita que dava pouca autonomia de hunt e não era tão barato visto que os loots dos monstros era ruim em leveis baixos (-30).
- Druid praticamente não se via. A não ser os UH's makers. Era uma vocação "imprestável".
- knight era a melhor vocação pois conseguia caçar monstros fortes mais tranquilamente (UH). Tinha um dano razoável, cap para carregar loot, enfim.. era uma classe mais balanceada. Só olhar que os top leveis antigamente eram knight. Hoje ainda continua sendo, mas vale lembrar que já tivemos Druid e Sorcerer como tops, o que antigamente seria bem dificil. Digo 7.4 ~ 7.6.
Tudo isso que aconteceu foi um mal necessário. Talvez pecaram em alguns pontos, mas foi necessário.
Tanto para balancear as vocações e deixar todas jogáveis, motivar os player à jogarem em grupo (shared exp party e task para todos da party também) e fazer com que aproveitemos o melhor do jogo dedicando menos tempo com coisas ditas "sem graça".
Quem quiser treinar online, pode treinar.
Quem quiser runar, pode runar.
Também tenho saudades dessa época, mas hoje não disponho de tempo para tal.
Mais fácil sim, pior, não.
Foram as facilidades que me trouxeram de volta ao jogo (entre outros motivos). A evolução do jogo é necessária. Hoje em dia não existe mais nenhum RPG hardcore como o Tibia era, e os que tentam essa empreitada, são logo descartados pelo grande público novo que está acostumado com tais facilidades.
Infelizmente a CIP teve de escolher entre manter o público fiel (que são pouquíssimos) ou tentar conquistar novos jogadores com um game mais amigável, e convenhamos, ninguém jogou do início até hoje sem parar nenhuma vez, seja por conta do jogo ou por conta da vida.
Hoje existe um público enorme que pode chegar ao Tibia de maneiras diferentes. Confesso que é difícil se ambientalizar num game tão antigo, com tantos updates (até pra quem já jogou), mas são esses updates e novas funcionalidades que fidelizam os players e abrem portas.
O que me deixa \"feliz\" é que a CIP tenta manter um pouco desse público que gosta do hardcore com os servidores Retro, que apesar de eu não jogar, tenho certeza que quem gostava e tinha dedo pra jogar sem bot naquela época, ficou muito feliz com esses servers.
Estamos em 2017, essas mudanças vão continuar até o Tibia morrer, o que não deve demorar muito.
Errado, meu chapa. Antigamente os monstros não tinham cooldown. Um Dragon conseguia hitar com >melee + firebaal + firewave< em 1 turno só, o que forçava um knight à gastar UH com frequência até, já que até o melee dele entrava forte, visto que 90% do pessoal usava two handed weapon kkk'
kkkkk joguei tibia entre 2005 e 2010, e olhando essa noticia de um level 25 caçando GIANT SPIDER é de se assustar!
Se hoje o Tibia está melhor e não pior como dizem...
Porque não conseguimos bater nem 1/5 de jogadores online como fazíamos antes? :hmm:
Todo server era difícil de entrar... 900+ players, hoje é 90...
Tinha até aquele Tibia Proxy pra ficar logando no jogo hahaha
O ícone do programa era o bonequinho do tibia só que azul...
Lembram como era difícil entrar sem esse esquema de fila?
com varios jogos online ai tibia mudou muito so que essas mudanças falta muito ainda
Porque na época não haviam tantos jogos quanto hoje.
Porque na época houve um "boom" dos MMORPG, que também não existe mais hoje.
Porque hoje há um "boom" (novamente) dos FPS.
Porque tudo que é novidade, deixa de ser com o tempo.
Porque tibia era um jogo leve tanto de conexão tanto de hardware. E todos tinham um pc bosta e net bosta.
Porque "o tempo passa o tempo voa e a poupança bamerindus" nem existe mais.
https://www.youtube.com/watch?v=ZiFnwyFw3vw
O gênero MMORPG está falindo, hoje ninguém tem mais saco de ficar horas e horas jogando cuidadosamente, administrar tocha, poção ocupando muito espaço, mirar runas, hunts que mal se pagavam, viajar horrores pra vender loot. Se o pessoal gostasse da dificuldade não usava bot nem macro antigamente, não lia spoil nem infos em wikis, descobriria e fazia tudo na raça. A comunidade inconscientemente pediu a facilitação.
MMORPG pay to win temos aos montes, o Tibia deixou de ter seu brilho quando surgiram os Tibia Coins.
Agora qualquer cara pode treinar aquele ML 100+, qlquer um pode se matar nas hunts q vai ter grana de sobra pra comprar bless.
Não tem mais aquela adrenalina de quando vc está quase morrendo com o seu melhor set.
Tibia virou aqueles joguinhos de facebook, simples assim.
Assino embaixo. O público de rpgs hardcore/sandbox é minúsculo se comparado ao boom do Tibia. Hoje a galera quer entrar, jogar uma partida de 20 minutos e pronto acabou.
Eu convidei uma amiga minha para jogar comigo, e depois de alguns minutos ela simplesmente desistiu do jogo por que não sabia como usar uma rope pra sair de um buraco.
Ninguém mais quer dificuldade com coisas fúteis como essas. Ninguém quer perder tempo abrindo o corpo de um monstro, puxando item por item pra sua respectiva bag e repetir isso centenas de vezes. O jogo precisa de facilidades para atrair e fidelizar jogadores, caso contrário ele vai morrer e ponto final.
Concordo com muitos pontos citados tanto no post quanto nos comentarios... Infelizmente os jogadores \"mudaram\", observe que hoje as pessoas procuram mais \"graficos\" do que jogabilidade, hoje se procura mais \"skills bonitas\" do que lore...Enfim, ainda estou a procura de um jogo que me reelembre os jogos antigos, mais precisamente o Tibia, cheguei a achar um meio hardcore(Albion) mas ainda sinto falta de uma boa lore, de um bom rpg, daquele sentimento de explorar mapas com aquele sentimento de adrenalina e medo que eu tinha na epoca do 7.6
Surgiu novas facilidades, sim. Mas surgiram também novos desafios. E ao meu ver os novos desafios, como quests, bosses, etc são mais difíceis que antigamente. Hoje em dia tem boss com inteligência artificial, por exemplo, que necessita de uma estratégia bem elaborada e uma grande quantidade de players para poder matar. As quests hoje em dia são muito maiores que antigamente, dentre outras coisas.
Ao meu ver o jogo não ficou mais fácil, ficou mais divertido, justamente porque essas novas facilidades deixa o jogo menos repetitivo e mais dinâmico. Ao mesmo tempo tem os novos monstros, bosses para compensar essas facilidades. Por mim vem mais facilidades pra o jogo ficar cada vez melhor.
7.6 foi amor a primeira vista top leve mal chegava no 200