Entrevista com o Catador (PokeUniverseOnline)
Hey pessoal! :)
Hoje trago algumas informações sobre o PokeUniverseOnline e uma entrevista com um dos membros da equipe, o Catador. Se você acha que é só mais um servidor de Pokémon como vários outros que tem por aí, sugiro que confira esse vídeo pra começar:
O PUO (como vou resumir daqui pra frente) está em desenvolvimento à 3 anos, e é feito com base nos jogos originais de pokémons (sim, lá do gameboy!). Não espere ver uma cópia de outros servidores. Se interessou? Você pode conferir mais informações na entrevista abaixo, e no final se inscrever pra um closed-beta no dia 20 desse mês.
Krex - Boa noite Catador. Gostaria de dizer algo antes de começarmos?
Catador - Olá, tudo bem Krex? É um prazer imenso ser entrevistado pelo TibiaBR, afinal foi neste fórum que aprendi a fazer sprites. :P
Krex - Apresente-se então! Qual seu nome e sua função no PokeUniverseOnline?
Catador - Sou Catador, tenho 22 anos e sou spriter.
Krex - Quantas pessoas fazem parte da equipe?
Catador - Somos 3 na equipe: Eu, Catador, sou o spriter, Neophite, mapper e RPG maker e Sev, nosso programador. Além de colaboradores, como Erick "Etchbeur" que nos ajuda com sprites, Italo com a nossa página do Facebook, entre outros.
Krex - Vi que o jogo usa gráficos originais e em perspectiva, diferente do que costumamos ver por aí. Isso deve ter dado um trabalho imenso. Além dos pokémons, outras coisas (como itens e animações de ataques) também foram refeitas?
Catador - O nosso objetivo, embora ambicioso, é utilizar somente sprites nossas, tanto em animações quanto sprites do mapa. Utilizamos algumas imagens do Tibia (principalmente naturezas e prédios), mas estamos trabalhando para substituir tudo por gráficos próprios.
Krex - Hoje em dia existem MUITOS "PokéTibias". Além da parte gráfica, quais as diferenças do PUO pros outros servidores de Pokémon?
Catador - Estamos desenvolvendo o PUO de forma própria, sem seguir ideias de outros servidores de Pokémon. Procuramos nos manter fiéis aos games tradicionais da franquia, com cada pokémon tendo seu próprio level, liberando novos golpes conforme for subindo de nível e aprendendo através das clássicas TMs e HMs, porém podendo usar somente 4 destes moves por vez. Além de cada pokemon ter seus próprios IVs(individual values) e EVs(effort values), que são os atributos, fazendo com que não existam 2 pokémon iguais, com isso você pode montar seu pokémon do jeito que quiser.
Krex - Já pensaram em quais vantagens pra quem paga? É um server pay-to-win?
Catador - Algo que não queremos no nosso servidor é o chamado "pay-to-win", estamos buscando uma forma de monetizar o jogo sem que os jogadores adquiram vantagens no gameplay ao pagar. Vamos basicamente vender outfits, roupas para os pokémon e coisas estéticas, e também estamos estudando outras formas que não deem vantagens injustas no jogo.
Krex - E os sistemas como surf e fly? Serão pagos?
Catador - Todos os jogadores poderão usar fly, surf, ride e dive. Não limitaremos o gameplay dos nossos players.
Krex - Como é a questão dos shinys? Apenas cores diferentes ou são mais fortes que os normais?
Catador - Nós discutimos bastante sobre os pokémon shiny, já que nos jogos tradicionais eles são idênticos em atributos aos pokemon normais, mudando somente a cor. Os shiny do nosso servidor terão IVs melhores do que a média dos outros pokémon, porém nada impede que um pokemon comum ainda tenha IVs melhores do que um shiny, tudo depende da sorte.
Krex - Quais gerações de pokémon existirão no jogo?
Catador - No momento teremos a primeira geração completa, boa parte da segunda e alguns das gerações seguintes. Todos os pokémon contendo suas evoluções e pré-evoluções.
Krex - E como serão as evoluções?
Catador - O sistema de evolução será por level igual nos jogos de pokemon, e os que evoluem com pedras (como pikachu e eevee) continuarão evoluindo com pedra.
Krex - Existe limite de level pro jogador ou pro pokémon?
Catador - O level máximo para o pokémon é 100, já o jogador não terá level e sim ranks, que ele conseguirá completando quests e subindo o nível dos seus pokémons.
Krex - E a questão dos lendários? Existe alguma possibilidade de captura-los ou só no futuro?
Catador - A quest central do jogo vai girar em torno de um trio de lendários que eu não vou revelar quais são. E quanto a capturar eles, talvez seja possível ou não, resta aos jogadores descobrirem isso. :D
Krex - Vocês já tem previsão de lançamento?
Catador - Nós teremos o closed beta dia 20 desse mês, e estamos sorteando 10 keys para o jogo. Só entrar neste link e preencher os dados (O resultado sai dia 18 na nossa página do Facebook). E após o closed, lançaremos o Open beta em julho.
Krex - Aí sim! Gostaria de dizer algo pra finalizar?
Catador - Posso afirmar a vocês que nesses 3 anos de projeto, nós da equipe colocamos muito carinho e dedicação neste projeto para que os nossos jogadores tivessem o máximo de diversão com o jogo, então sugiro a todos que se inscrevam no nosso closed beta(que infelizmente tem vagas limitadas) e aguardem o nosso open em julho. Abraços e até o closed beta!
E aí, gostaram? Fico no aguardo dos comentários de vocês.
Valeu! :y: