O Flash Client (beta) tem uma certa configuração padrão de hotkeys. Você acha que esta configuração é útil? Se não, como você sugeriria que fossem essas teclas de atalho padrão?
Em minha opinião este set default de hotkeys é incompleto. Sugiro 2 sets default:
- Com Chat ON - hotkeys exatamente iguais ao client C++ (todas as hotkeys) - isso diminuirá a curva de aprendizado dos antigos jogadores do C++
- Com Chat OFF - adicionem movimentação em diagonal nas teclas EQZC, bem como adicionar por padrão a opção de virar o personagem usando a combinação das teclas Shift+AWSD (se for possível ignorar os atalhos do navegador, que seja Ctrl+AWSD). Além disso, pré-configurem por padrão as teclas do NumPad (Num0 até Num9) com uma das barras de Action Buttons (somente os botões para a barra superior, Shift+NumPad para a barra da esquerda e Ctrl+NumPad para a barra da direita).
Há alguma ação para a qual estão faltando hotkeys?
Acredito que não...
Você teve problemas em achar uma ação na lista de hotkeys? Se sim, por que foi difícil encontrar e como isso poderia ser melhor?
Atribuir uma hotkey para um Action Bar foi extremamente simples. Agora, a coisa se complica quando tentamos configurar outros botões, como os controles do mapa, por exemplo. Temos que buscar a ação na lista de hotkeys. Sugiro que todo botão da interface possa ser configurado ("Edit Hotkey") ao pressionarmos o botão direito do mouse sobre ele...
Alguns atalhos de teclado não podem ser alterados. Isso é um problema para você? Se sim, a qual exatamente você se refere e como você gostaria que fosse melhorado?
É um problema realmente. Por exemplo, a tecla de ativação/desativação do chat (Shift+Esc) é muito pouco dinâmica. Eu gostaria de utilizar outro atalho para isso.
Você pode ter 2 conjuntos completamente diferentes de hotkeys - ao ligar/desligar o chat (Chat ON/Chat OFF). Isso é problemático para você? Se sim, como você sugere uma melhoria?
Apesar de saber que isso aumentaria (muito) a curva de aprendizado da atual base de jogadores, eu preferiria que não existisse a opção de Chat ON sempre ativa. É muito mais fácil se acostumar com apenas 1 set de hotkeys, sem contar que, não poucas vezes, já me encontrei em situações de perigo sem conseguir me curar, pois não havia notado que o chat estava ligado. Se fosse uma situação que exigisse uma resposta mais rápida, fatalmente eu teria morrido.
Portanto, sugiro o seguinte método de ativação/desativação default do chat:
Enter (ativa o chat) > (digitar a mensagem) > Enter (envia a mensagem e fecha o chat)
A maneira como você atribui ações às hotkeys é fácil de entender? Se não, como você acha que isso poderia ser melhorado?
Como já citei anteriormente, no caso dos Action Buttons a configuração é bem simples, pois a alteração acontece diretamente no botão. O mesmo não acontece com outros botões...
Como sugestão, eu criaria um OSD que apareceria ao pressionar uma tecla de ajuda. Quando este OSD estivesse ativado, a tela escureceria (efeito do "click to activate") e então todos os botões seriam realçados por uma borda branca, por exemplo. Dentro de cada borda, o atalho de teclado que está atribuído a cada botão visível na tela. À volta do personagem haveriam setas de direção (básicas e diagonais), com suas respectivas hotkeys. Bastaria que você clicasse sobre uma dessas bordas para alterar as hotkeys. Rápido e simples, não acham? :D
Existe alguma coisa que você gostaria de pontuar sobre teclas de atalho?
Tenho uma pequena dúvida: seria possível atribuir atalhos de teclado com as combinações Ctrl+NumPad? Atualmente quando tento fazer esse tipo de atribuição, Ctrl+Num0 me retorna a função Insert, por exemplo. Não tenho certeza se isto é limitação do Flash Client ou do keymap do Windows
Agora vou falar sobre o que poderia ser adicionado:
- Personalizar o nome do set de teclas de atalho
- Trocar o atual botão de troca de set de hotkeys (que funciona com cliques para avançar ou Shift+cliques para retroceder) por um menu que seria aberto ao ser clicado
- Criar uma opção "Clone Hotkey Set to", para duplicar um set de teclas de atalho
- Atribuir um personagem a um set de hotkeys específico
- Armazenamento das hotkeys (e todas as configurações) na nuvem.
- Permitir o uso de hotkeys no mouse (ou até mesmo em joysticks) :D