[TibiaME] Primeiras impressões de TibiaME v1.00 para s60v5
TibiaME é um jogo que está na estrada há algum tempo. É o MMORPG pioneiro nos celulares e tem uma base muito forte de fãs em países como a Malásia e Indonésia. Aqui no Brasil, as taxas de internet cobradas pelas operadoras eram um pouco proibitivas, mas a tecnologia vem mudando esse panorama. Agora, com smartphones equipados com wi-fi, além de planos de internet mais acessíveis, TibiaME está em fase de expansão.
Só que pra se expandir de vez, ele precisava ficar mais atraente. Depois de quase 5 meses na versão Alpha, sendo testada exclusivamente no modelo 5800 da Nokia - que roda Symbian s60v5 - e anunciada para iPhone e iPod Touch, finalmente foi lançada a versão final de TibiaME em alta resolução. No momento, quem tem um celular touch com Symbian já pode se aventurar pelas terras de Lybera. Nós jogamos e vamos contar aqui os motivos pelos quais você deveria experimentar o jogo.
Comparada à versão Alpha, o build final é extremamente surpreendente. Menus bem apresentados, telas com backgrounds muito bonitos e navegação intuitiva são as primeiras impressões que você tem ao abrir o jogo.
Ao clicar em "New game", você começa um novo personagem. Como é um jogo para celulares, a complexidade aqui não contaria pontos a favor; por isso, há apenas duas classes disponíveis: warrior e wizard, tanto masculino quanto feminino. Se você tem dificuldades para inventar um nome para seu aventureiro, o client tem a função "Random", bastante semelhante ao já conhecido "Suggest Name" do Tibia: o sistema gera uma lista de sugestões e o jogador seleciona a que mais agradar. Além disso, obviamente ele pode fazer alterações manuais no nome indicado.
Após criar seu char, o jogador é presenteado com uma sequência de belas artworks introduzindo o jogo. Seu barco foi pego por uma tempestade e naufragou. Você é um sobrevivente que foi acolhido pelos habitantes de uma ilha, que é onde o game começa.
Os controles são bem intuitivos. Basta tocar em qualquer lugar da tela para movimentar seu personagem. Um círculo azul indica na tela o local que você clicou. A função não tinha na versão Alpha e batemos palmas para a inclusão dela. Há ainda um d-pad virtual como controles de videogame, então você escolhe qual seu método de controle predileto.
Os gráficos são mesmo estonteantes. Vale arriscar dizer que são mais bonitos do que em Tibia para PC. A movimentação é bem suave e o jogo roda rápido. Há alguns efeitos de luz que são impressionantes para um celular. Testamos em um Nokia 5800 e em um Nokia 5530, em ambos os aparelhos o framerate foi muito satisfatório. É possível jogar tanto no modo vertical quanto horizontal, bastando para isso girar seu aparelho de lado.
E aqui está uma grande surpresa desse novo client: os personagens têm animações de ataque! Um guerreiro, quando ataca a criatura, faz movimentos com o braço e sua espada. Sabendo que TibiaME é mais ou menos uma plataforma de testes para features que depois são inseridas no Tibia, e com a proximidade do client em Flash para desktops, fica aí a indagação. Será que num futuro breve teremos melhores animações para os personagens de Tibia no PC?
O mini-map, antes disponível apenas para clients gold, agora é padrão de todos os clients (mesmo os antigos em baixa-resolução, que ainda funcionam). É uma mão na roda. Antes, era fácil se perder mesmo na ilha inicial. Se você já jogou TibiaME, vai agradecer muito aos deuses tibianos por essa decisão da CipSoft.
A interação com os jogadores, ao contrário do Tibia desktop, não é exatamente essencial. Você pode perambular pelas cidades e encontrar outros jogadores, mas raramente vai precisar falar com eles. Entretanto, pode ser interessante como experiência de jogo dividir uma cave com um amigo que está ao seu lado, em outro celular.
Eu queria ter gravado um vídeo exclusivo em português para todos, mas infelizmente não foi possível. Entretanto, um cara chamado RaZOrBlaDe gravou o game rodando em um Nokia 5800.
De maneira geral, o client em alta resolução deve fazer muito sucesso em smarphones com Symbian s60v5. Quando a versão para iPhone for lançada, provavelmente mais bem polida, aí sim o jogo vai estourar aqui no Brasil.
Achei bem interessante, quando sair a do iphone acho que vou experimentar jogar
26-07-2010, 11:39
luizin22
tbm nao gostei , tomara que nao botem esses movimentos no tibia de desktop pois vai perder toda origem do tibia
26-07-2010, 11:40
Detonadorado
Eu ri, o cara postou e foi banido eahuehaeuh
Enfim, como o TibiaME é uma plataforma de testes para o Tibia de pc... então acho que futuramente teremos uma grande melhoria no Tibia... teremos finalmente o nosso personagem atacando \o/...
26-07-2010, 11:41
Lorddaywalk
Achei legal porem se eu começar a jogar a bateria n vai durar 2 h =)
26-07-2010, 11:47
sao pedro
concerteza os graficos de celular são melhores que o de tibia de pc.mas será que nesse jogo jah tem nevueiro e chuva para servi de plataforma para o tibia???
26-07-2010, 11:49
Elite Stilin
Muito interessante, TibiaME realmente tem os gráficos melhores que o nosso querido Tibia para pc.
Eu gostaria de ver meu personagem atacando , mas se colocar barulhinho de espadada eu me jogo pela janela.
=D
Que o futuro venha, só espero que agrade a todos.
26-07-2010, 11:51
heitor919
Gostei muito mas fica a pergunta !?
Amei!!
Estou sem tempo, e as vezes nem gasto todo meu pacote de 10GB de dados..
hehe. vo querer jogar muito mais fica a pergunta ...!?
Sera que junto com a versão para o Iphone vai sair para Android tambem ?
26-07-2010, 12:00
Marcello33
Muito estranhoo..
o.o
26-07-2010, 12:09
Womolu
Citação:
Postado originalmente por Detonadorado
Eu ri, o cara postou e foi banido eahuehaeuh
Enfim, como o TibiaME é uma plataforma de testes para o Tibia de pc... então acho que futuramente teremos uma grande melhoria no Tibia... teremos finalmente o nosso personagem atacando \o/...
tbm espero isso :D
26-07-2010, 12:14
Furious Kenedy
Legal, e utilizar tibiame pelo PC, é permitido?
26-07-2010, 12:14
Xfabex
Muito Legal
mais prefiro que fique so para celulares mesmo
nao gostaria de tibia assim :)
26-07-2010, 12:14
Anderslash
Citação:
Postado originalmente por Senhor Daniel Kenedy
Legal, e utilizar tibiame pelo PC, é permitido?
Sim. ^^
26-07-2010, 12:31
Fred Grunge
Se eu nao me engano tem até um tutorial aqui no TibiaBR que ensina a instalar o TibiaME no pc ;D
Gostei da atualização desde 2005 quando comecei a jogar nós aclamavamos por isso, afinal de contas um knight atacar sempre 'peidando' ou com o poder da mente é chato de ver ;S
E aquele Tibia em flash, sera que nao vai escapar mais nenhuma foto interessante na internet? ;p
26-07-2010, 12:32
heitor919
Citação:
Postado originalmente por Anderslash
Sim. ^^
responde a minha pergunta ??
26-07-2010, 12:36
Anderslash
Citação:
Postado originalmente por heitor919
responde a minha pergunta ??
Era uma pergunta séria? Pensei que fosse uma pergunta retórica, uma reflexão sobre as possibilidades de se lançar uma versão Android.
Então, não há nada planejado para Android.
Adicionei um vídeo à resenha.
26-07-2010, 12:54
Sero
TibiaME sempre foi um jogo fascinante. Não só por ser o primeiro (e melhor) MMORPG para celulares. O jogo em si era muito divertido. Agora, em Highres, é um passo para o futuro.
Infelizmente eu não tive muitas oportunidades de experimentar o TibiaME. Acho que a maior parte dos tibianos nunca teve, a não ser talvez por algum emulador de celular. Os preços que as empresas cobram no Brasil para internet no celular são absurdos, mas antes era pior antes. Praticamente impossível jogar. Espero que as coisas vão melhorando agora.
Ainda não tenho smartphone, mas quando tiver um, com certeza jogarei TibiaME.
Os movimentos de ataque foram uma boa heim. Imagina se implementam no Tibia? O que não vai faltar é gente reclamando que está "estragando o velho Tibia".
Pelo menos aí não vai mais ter desculpas pra não botar som também :P
26-07-2010, 14:10
Marksman
Ironicamente esse jogo tá se mostrando bem superior ao tibia de pc, nunca vi graça no ME, pra mim parecia pokemon de GB com skin trocada, talvez eu jogue esse aí pelo PC, quem sabe.
26-07-2010, 15:24
Vgropelo
O gráfico do TibiaMe é melhor que o do Tibia normal rs...
26-07-2010, 15:35
Faulk
Dahora :)
Só que ainda prefiro meu velho e bom Tibia no PC :D
26-07-2010, 15:46
Won Helder
Pena que eles não tem planos para Android, é uma plataforma magnifica.
Enfim, vou esperar a versão para Ipod Touch, aí sim vou jogar :)
26-07-2010, 15:48
ziguitrio
o único ruim desse tibia ME , eh que os bixos n deixam loot, aew perde toda a graça.
Quando colokarem loot eu ateh jogo...
XD
26-07-2010, 16:42
Yakushin
Eu prefiro que o tibia do PC continue como esta,sem som,sem movimentos,somente com as melhoras graficas,mais que sempre seja em "2D",tibia em 3D ficaria um lixo.
Eu pretento pegar um celular com WI-FI logo intão estou ancioso para jogar o TibiaME.
26-07-2010, 17:31
Vasconcellanor
Interessante, gostei da movimentação.Pena que não tenho celular.
Mas ainda terei, espero...
26-07-2010, 17:34
Dark Black Magician
massa,mas eu nao jogo tibia pra celular :x
ei,e as noticias dos bosses sai quando? :>
26-07-2010, 17:37
albert wolliver
Bom pra quando se desliga do pc e deita na cama, sem sono .. liga a wi-fi do cel (q por sorte estou para pegar um 5530) e dai só é se divertir xD
26-07-2010, 18:00
Fabiano Brasil
não, por favor não !
acho que esse lance de querer colocar movimentos no personagem deve ficar somente no ME msm, em tibia para PC num vai fikar legal e num vejo grande aceitação da galera tibiana não ;s
acho que a Cipsoft tem que se preocupar em futuros updates apenas somar quests, cidades, outfits, alguns sistemas e funcionalidades novas de jogo, mais servers, tentar aumentar um pouco mais o releplayng, reforçar mais ainda o sistema de BAN contra bot, que já ta ótimo..:)
não é necessário mais melhorar graficos, nem modernizá-lo como aconteceu no TibiaME de o personagem fazer o movimento de ataque nos montros, não é necessário e nem seria legal para o tibia de pc .
É ISSO ! :P
26-07-2010, 19:17
Oluapaulo
Nossa, tomara que coloquem os movimentos pra versão desktop! Ia ser muito bom! Talvez até animasse a voltar a pagar premmy!
26-07-2010, 22:53
Archangel Inu
Só sei q estão prometendo a versão de iphone a mais de 2 anos no forum oficial >.< continuo esperando..
27-07-2010, 02:19
HandRox
Muito lindo, maravilhoso!
Tomara que seja implementado no nosso Tibia, talvez seja. =)
eu tenho um nokia 5530, quando eu baixo o tibia me aparece uma mensagem dizendo que o progama não é compativel com o celular.
Alguem pode me ajudar?
Consegui ^^
27-07-2010, 18:53
Matheus Da Guerra
é impressão minha ou os gráficos do celular é melhor do que do PC ??
Tomara que algum dia o Tibia seja assim com os gráficos melhores
27-07-2010, 22:53
Leandroreschke
Imagina se ja ta bem assim no symbian da nokia, imagina no meu iphone 4G :eek:, retina display + HD :eek:, acabei de ver no site do ME que vai ter pra ipad :eek: , vai da pra jogar em qualquer lugar com o 3G, tenho que comprar um ipad x.x, eu ja uqeria um mas falta money quando se depende da mae que nao entende de tecnologia, sorte que temos as avós :rolleyes: .
edit: :10: antes de me chamarem de apple fanboy, eu mesmo estou querendo que lance para android alem de que poruqe tambem tenho um celular com android, a pena é que se lançar para android nós veremos que lixo que o android é na plataforma jogos =/, mas é um celular otimo, pena que a google tenta deixar tudo minimalista como o seu sistema operacional, :confused: mas se esquece que tem coisas essenciais que um celular com wi-fi e tecnologia touch precisa para vender e atrair jovens que é a maioria dos cliente. jogos =/. :yelrotflm
28-07-2010, 03:23
albert wolliver
Citação:
Postado originalmente por Leandroreschke
Imagina se ja ta bem assim no symbian da nokia, imagina no meu iphone 4G :eek:, retina display + HD :eek:, acabei de ver no site do ME que vai ter pra ipad :eek: , vai da pra jogar em qualquer lugar com o 3G, tenho que comprar um ipad x.x, eu ja uqeria um mas falta money quando se depende da mae que nao entende de tecnologia, sorte que temos as avós :rolleyes: .
edit: :10: antes de me chamarem de apple fanboy, eu mesmo estou querendo que lance para android alem de que poruqe tambem tenho um celular com android, a pena é que se lançar para android nós veremos que lixo que o android é na plataforma jogos =/, mas é um celular otimo, pena que a google tenta deixar tudo minimalista como o seu sistema operacional, :confused: mas se esquece que tem coisas essenciais que um celular com wi-fi e tecnologia touch precisa para vender e atrair jovens que é a maioria dos cliente. jogos =/. :yelrotflm
Na verdade já acho que o iphone apela justamente pelo fato da engine gráfica do aparelho com o código do SO para poder rodar jogos 3D.
A google aposta num SO mais acessível e que qualquer pessoa sem conhecimento de programação possa desenvolver aplicativos.
Muito da apple eu digo que você paga pela marca, pois mesmo o tablet Adam está ai pra mostrar a diferença ;)
Mas sim, provavelmente a versão do ME para iphone/ipad deverá ficar bem mais robusta do que a versão para android.
Gostaria muito de migrar para android, mas a falta de verba me faz continuar com symbian.
28-07-2010, 20:12
menkesclow'
tenho um smartphone Blackberry 8520.. com internet ilimitada.. no plano pós tals..
se eu baixar o tibiame e por pra rodar no meu cell vo pagar a mais ou não?
vlw brothers :D
28-07-2010, 21:08
Archangel Inu
Citação:
Postado originalmente por Sirio Grait
tenho um smartphone Blackberry 8520.. com internet ilimitada.. no plano pós tals..
se eu baixar o tibiame e por pra rodar no meu cell vo pagar a mais ou não?
vlw brothers :D
se sua internet é ilimitada vc n paga nada pra jogar =P assim como pelo wi-fi
28-07-2010, 21:17
Aruwoodsox Ouratt
Particulamente gostei mais nao jogaria no meu celular .
(muito parecido com "Zelda") :P
29-07-2010, 19:55
Archangel Inu
é, parece q vão demorar uns meses ainda pra ver isso no iphone... =/