Conselho de quem já passou por isso!!!
Quer um toque?Se você gosta de jogar Tibia e isso te faz bem, continue jogando.Mais se o Tibia está se tornando um vício pra você, e todas as horas em que você não está jogando você só pensa nele,pare de jogar.
Eu sei que é difícil conciliar, trabalho,escola,amigos,família,esportes...
Mais o que você deve fazer é não se prender muito ao jogo.Fazer amizades no jogo sim,porque é quase impossível não fazer.Mais não se prenda ao jogo ao ponto de largar grandes amizades da vida real.
Tome como exemplo minha vida a alguns anos atrás.
"Tinha entrado de férias e meu amigo me apresentou o Tibia,até ai tudo bem.Comecei a me aprofundar no jogo,e admito fiquei viciado.Cheguei a negociar o tempo de computador com meu irmão que jogava MU.Negociava as horas com meu irmão em frente ao computador só pra ver,upar,treinar,meu char.Atravessava madrugadas treinando skill's e ajuntando dinheiro.Meus amigos me chamavam pra jogar futebol,brincar na rua...mais eu só vivia para o Tibia.
Voltei a estudar.E meu rendimento caiu...Fui obrigado a deixar o Tibia.Disse pra mim mesmo que o Tibia seria secular em relação a minhas outras obrigações.E DEU CERTO.Fiquei 2 anos sem jogar, voltei esses dias e não estou priorizando o Tibia na minha vida.Pra mim é uma diversão suprema ,mais não deixo de fazer nada por causa dele."
Divida seu tempo corretamente e curta a vida ao extremo.Administrando o tempo que você jogar Tibia de forma errada ele se torna um atraso de vida.Mais se administrar de forma correta é uma forma bem legal de curtir a vida!
Espero ter ajudado,Abraço's!