-
-
-
-
-
-
-
Olá, offistas
Já passaram pela situação em que uma paixão não evolui para um amor?
O que pensam sobre isso?
Eu acho que a não evolução pode acontecer pelo fato de o parceiro não ser exatamente como se esperava.
Versão Imprimível
-
-
-
-
-
-
-
Olá, offistas
Já passaram pela situação em que uma paixão não evolui para um amor?
O que pensam sobre isso?
Eu acho que a não evolução pode acontecer pelo fato de o parceiro não ser exatamente como se esperava.
Concordo com o amigo ai de cima
Paixão você vai ter várias, amor de verdade, verdade mesmo
é um pra vida toda, e fim.
Não sou a pessoa mais apropriada para falar disso...
Mas acho que paixão é só com uma coisa da pessoa e amor é a pessoa toda.
Fora fraternalmente, creio nunca ter amado ninguém, apenas me apaixonado.
No meu caso talvez seja porque eu fujo(ia) de intimidades demais, ou pelo que você disse mesmo.
É muito fácil confundir amor e paixão, mesmo por que os dois sentimentos muitas vezes andam de mãos dadas.
E nem digo só achar que uma paixão é amor, mas também confundir o grande amor com uma simples paixão (se é que da pra chamar uma paixão de simples).
Só na tentativa e erro mesmo :/
Talvez hajam predestinados, mas isso não torna menos necessária a conquista. E "conquista" não necessariamente é proposital. Pode ser resultado do seu jeito de ser, que chama atenção daquela pessoa de uma forma especial. A pessoa de quem gosto hoje foi assim, eu comecei a gostar do jeito dela, sem nem conhecer seu rosto. Dei sorte, ela é linda :P
Mas mesmo que não vire amor, a paixão tem seu valor, naquele momento. Ninguém nasceu pra ser sozinho pra sempre.
acho que paixao pode evoluir para amor sim. dificil ? sim muito mas depende dos dois. eu to de rolo com uma menina que ta namorando mas ela pretende acabar com o namorado. porque? ele nao da atençao pra ela nem nada coisa que eu faço , ou seja ela meio que se apaixono pelo meu jeito e eu pelo dela.
aproposito eu ja tive um amor sofri mais de 1 ano por ele agora eu esqueci e posso afirma , nao tem essa de existir so um amor voce podera achar outros
Paixão é momentanea só.
Amor é 1x na vida.
Amor de verdade só de pai e mãe.
Essa coisa de amor 1x na vida...
pra mim é coisa que a sociedade plantou na cabeça das pessoas
pode até ser dificil tirar da cabeça, mas por que nao se podem ter 2 na vida?
vai que a pessoa acaba decepcionando muito a outra e acaba
sei la...
amor de verdade é de pai mãe e irmão
se bem que nem tenho irmão, mas deve ser a msm coisa hehe :P
Paixão é algo deveras perfunctório. Nada mais é que uma impulsividade biológica a qual todos estamos condicionados. Já o amor, é algo inefável. Por mais que expliquem, jamais conseguirão definir o que é o amor, porque ele não se digna à singeleza das palavras.
Mas hoje em dia são pouco os que amam. A maioria elevou paixão à condição de amor. Talvez ainda existam os que amam, infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer alguém assim. A maioria resume-se a materialismos, como se dinheiro fosse tudo. E os poucos que amam, sofrem amargamente.
Então para que amar? É mais conveniente apaixonar-se. O triste disso tudo é saber que muitas pessoas nascerão e morrerão infelizes em virtude da crueza das relações humanas. Ou você se corrompe e torna-se mais um materialista, ou então continua amando e sendo humilhado. A primeira alternativa me parece a mais sensata.
O mundo está aí, para provar tudo o que eu disse, a não ser que vocês vivam em outra dimensão.
Eu já perdi a fé em Deus, e agora perdi a fé nas pessoas. Elas são previsíveis pois sempre estão em constante obediência a seu instinto animal, mesmo que moqueado pela hipocrisia humana.
logo nao era amor, e sim uma simples paixão.
@topic
bom so bastante novo para discutir sobre isso, mas posso dizer, ja me apaixonei, e mais de uma vez.
uma nao levou nada, era bem pequeno, mas eu era apaixonado pela menina, tentava chamar a atenção dela, falar com ela, mas isso nao virou nada.
logo após ficar uns meses sem ve-la, fui a esquecendo, e aquele desejo passando...
até que outra pessoa apareceu em minha viida, pensei agora é amor mesmo?
durante uns 2 anos, nós, ficamos naquele, termina e volta, eu gostava muito dela, mas nada passava de uma paixão, até porque ela nao me dava valor (:
agora a exatamente 7 meses e 18 dias, me envolvi por uma pessoa a qual me facina, nao é como antes, ela me deixa de um jeito completamente diferente, é incrivel quando eu estou com ela, nao consigo expressar em palavras, como eu a amo. Acredito, e peço a Deus, que nao seja apenas mais uma paixão, até porque eu so LOUCO por ela, faço qualqer coisa, qualqer coisa mesmo, sem medir esforços.
como disse, não eé como antes, dessa vez é diferente, eu realmente sinto que a amo, mas pode ser apenas uma ilusão, até porque nós, somos muito novos, mas acredito que Deus planejo alguma coisa pra nós 2, e teremos uma longa vida juntos *-*.
então, por falta de experiencia nao tenho como afirmar, mas acredito que sim, daqui alguns anos, reviverei este tópico para dizer se realmente era só mais uma paixão, ou se tornou amor de verdade.
:thumb:
cara acho que voce nao pode julgar que nao era amor uma coisa que EU senti. tudo que voce descreveu ai eu senti e senti mt . eu ja chorei por ela e olha que nao so sentimental. eu cheguei a ter começo de depressao. so que parei e pensei : existem outras. de tempo ao tempo e acabei achando uma pessoa que NO MOMENTO estou apenas apaixonado mas pelo oq eu to vendo vai virar algo a mais porque a cada dia eu to pensando mais e mais nela
@nobre valente
cara tu tem que avaliar as coisas tambem. se voce se apaixonasse por uma megan fox da vida tu acha que ela te daria bola? e cara nem todas as pessoas sao obrigadas a fica com voce so porque voce se apaixona pelas mesmas. basta a voce tentar conquistar elas
é cara, você nao tinha dado tantos detalhes, só disse que sofreu por ela, isso se ve bastante, pessoas sofrendo por paixão, se desiludindo, já vi até casos de pessoas que se mataram ao fim da relação.
mas, para realmente ser amor, tem que vim dos dois, ambos se gostarem muito, e tudo oque falei que sinto por ela, ela ja falou, e demonstrou, varias vezes para mim, por isso digo, que pode realmente ser amor, e se deus quiser vai ser.
digamos que o seu pode quase ter chegado a ser um amor, apenas falto, a vontade dela, porque pelo jeito, por você ia ser muito mais que apenas uma breve paixão.
Olá amorecos! :)
vo dar um pitaquinho aqui!
todo amor, no começo é uma paixão. como irá se comportar, depende de como irá decorrer a coisa.
é mais ou menos assim que eu penso:
e é mais ou menos assim que a coisa vai andando. creio que há uma fase para a paixão, e que depois, consequentemente irá se transformando em amor. talvez o segredo seja estar sempre se apaixonando pelo mulher/homem amado, e ir renovando esse sentimento.Citação:
A relação amorosa entre o homem e a mulher frequentemente nasce e se solidifica a partir de uma paixão mútua. Porém, somente o amor dá continuidade àquilo que nasce como paixão. Essa transição da paixão ao amor, que uma relação tem de percorrer para ser bem-sucedida, é difícil e delicada. Paixão e amor são bastante distintos, embora próximos e frequentemente confundidos.
A paixão se caracteriza por sua intensa carga emocional, por sua natureza sexual e, principalmente, por ser temporária. O amor tem uma natureza permanente, implica crescimento espiritual e desenvolvimento pessoal - quem não sente amor por si mesmo não tem condições de amar verdadeiramente outra pessoa - e requer um ato de vontade, pois sua realização depende de empenho. Não existe amor se não há o esforço na realização dos gestos amorosos.
**Autor: Luiz Alberto Py, em “Olhar acima do Horizonte”.
voce pode ver o artigo todo aqui!
beijocas amorecos!
Eu já lí muito sobre o assunto, creio entender muito bem do mesmo (não, não sou o Nerd Pegador nem o Loverman).
Livros de filosofia ensinam muito, inclusive a suprimir isso tudo.
Apaixonar-se é facílimo. E pode, sim, levar a amar.
Eu já me apaixonei n vezes (não, nada de professoras de educação física), e afirmo saber amar no presente momento.
É subjetivo? Nem tanto. É um campo sentimental bem amplo, mas é bem mais objetivo do que se pensa. Aliás, se virmos a prática por fora das cortinas, vamos chegar a um pensamento como o do Nobre Valente. Dá sim, pra definir o amor. Como? Abaie de dizer que é bem amplo. É como o Universo, estamos longe de saber os segredos do universo, e apesar de não entendermos tão bem, já o consideramos uma constante subjetiva, do tipo "universo é finito, mas o limite nunca seria atingido, já que ele se expande na velocidade da luz, a qual não podemos ter uma aceleração equivalente". Sacam? É como quando falamos que algo é impossível, mas na verdade é simplesmente difícil ao extremo.
A Valéria apresentou um ponto de vista lógico muito bom, mas o artigo alí (todo ele) fala como se a área desse pensamento já fosse realmente explorada por mediante a superfície de um globo, e isso eu achei meio... precipitado. É algo que não se poderia ser catalogado. Não se pode ter certeza dos meios que você não chegou a se envolver, não se pode comprovar você mesmo, e não dá pra se aprofundar tanto no modesto tempo que temos no mundo.
eu acho dificil pq pode confundi mesmo
cara ninguem aqui nunca amou de verdade so paixao...
quer fazer um teste? pensa numa mina que vc "gosta"
o dia em que a sua vontade de ver ela feliz for maior que a vontade que vc tem de viver, se vc fosse capaz de dar a vida por ela SEM ela nunca saber de nada, se para ve-la feliz seria capaz de deixa-la ir talvez ate com outro, pq amor nao eh sentimento de posse, vc qr aquela pessoa feliz, perto ou nao te correspondendo ou nao, o dia que sentir isso por alguem sabera que eh amor o resto eh tesao, paixao, ate mesmo companherismo, mas amor, amor eh quando acontece isso q eu disse ai...
Cara, até eu, a pessoa mais lógica que eu conheço, admito que o amor foge a toda lógica. O amor faz com que pensamentos se confundam e o que era exato passa a ser subjetivo.
Sou meio céptico em relação ao amor, pra mim é algo que só existe em livros.
Amor verdadeiro só é amor de pais.
Eu gosto muito desse trecho, mesmo ele se referindo a outro tipo de amor. Vamos analisar?
Ah, o calor no peito, as faces rubras de timidez... mesmo o maior dos conquistadores um dia se pega sem saber o que falar frente ao real amor...Citação:
Amor é fogo que arde sem se ver;
Aqui não concordo muito, se sente sim, e como se sente...Citação:
É ferida que dói e não se sente;
É tão bom amar alguém, o mundo parece brilhar de uma forma diferente, mas ao mesmo tempo as coisas parecem tão sem graça longe da pessoa amada...Citação:
É um contentamento descontente;
Olha a falta de dor de novo... isso parece uma tentativa infantil de desviar a atenção da dor que lancina. Mas desatina, sem dúvida. desorienta, deixa a pessoa sem ação.Citação:
É dor que desatina sem doer;
Aqui se mostra o desapego acima de apenas querer bem. A capacidade de abrir mão da pessoa amada, se isso for o que a fará feliz.Citação:
É um não querer mais que bem querer;
Quando se ama e não se tem junto a pessoa amada, nos sentimos só mesmo entre uma multidão. Aquele que ama só encontra verdadeira companheiro ao lado de seu amor.Citação:
É solitário andar por entre a gente;
Mas quando a união se realiza... não cabe em si tamanha alegria!Citação:
É nunca contentar-se de contente;
Ah, isso é o mais fantástico. Se ganha em se perder. perdendo a si mesmo para a pessoa amada, está paradoxalmente ganhando o seu amor.Citação:
É cuidar que se ganha em se perder;
E quem nunca quis estar preso nos braços de alguém?Citação:
É querer estar preso por vontade;
Outro jogo de palavras fantástico.Quem serve é o vencedor. Aquele que conquista a vitória conquistando a pessoa, se entrega em servidão.Citação:
É servir a quem vence, o vencedor;
Essa frase é explícita...Citação:
É ter com quem nos mata lealdade.
Sim, o amor é marcado por dualidades, por contradições, por emoções contraditórias... enfim, o amor é marcado pelo amor.Citação:
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Eu me apaixono umas cinco vezes por semana.
<Lê o post do Trasgo> Pô, queria eu ter sentimentos tão profundos, mas parece deixar as pessoas tão vulneráveis. :o
Se eu fosse um DiCaprio da vida, com certeza.
Com certeza, não são obrigadas.
Até porque paixão é algo físico, que em nada tem a ver com o amor. Quando uma pessoa não se apaixona por outra é porque ela é feia e ponto final.
Já o amor é algo sentimental. Quando uma pessoa ama outra, e esta está desembaraçada de frivolidades, tal qua a paixão, espera-se que ela ame esta pessoa em contrapartida. Por que amamos nossos pais? Porque eles nos amam.
Não caio mais nesses conto da carochinha de "Você me ama, eu amo você, o mundo é belo". Todas as vezes que tentei provar a mim mesmo que a ciência estava errada, quebrei a cara epicamente.
O pseudo-moralismo, ou mais convenientemente, a hipocrisia, foi uma espécie de "Matrix" que criaram para tornar as coisas mais agradáveis, para incutir na cabeça de gente pura que ainda há pureza neste mundo vil. Escrevam aí: não há.
Hoje em dia, a paixão foi alçada à condição de amor. O mundo de "A Bela e a Fera" só existia no imaginário de Walt Disney. Os poucos que amam, descobrem-se como espécimens singulares, que somente sofrerão desapontamentos em suas vidas ao descobrir que a paixão é o novo amor.
Ame somente quem te ama. Se essa pessoa deixar de te amar, deixe de amá-la. Não vale a pena sofrer por pessoas desse tipo, por mais que você a ame pelo que ela era. Era pelo que ela era, não pelo que ela é.
O mundo dá voltas. E a história acaba de forma previsível: a pessoa namora com um cara medíocre e se separa, depois que os peitos estão caídos e a bunda frouxa, para drenar a grana (para botox, plásticas, lipo e cirurgias, CLARO... para depois lhe dar um kick on little ass) do "autista" que passava noites inteiras devorando livros, porque não tinha papis e momis para dar ajudinha. E o triste disso tudo é saber que tem trouxa que cai nessa artimanha legitimamente viperina.
Por isso mesmo eu admiro o trabalho das prostitutas, e as tenho por mui respeito, porque não é um trabalho hipócrita. Seria mais digno gastar dinheiro com elas do que com mulheres oportunistas desse naipe.
Mas enfim, continuem acreditando nessas maluquices do tipo química, afinidade e outros embustes para tampar o rombo moral estampado na alma dos maus.
entao se paixao e so algo fisico como voce explica o fato da minha ex namorada e da minha atual ficante serem "demais" pra mim ?
eu te explico falando que conquistei elas.
voce provavelmente ja passo por muita desiluzao vejo isso nos topicos que tu cria. mas cara acredite existe sim essa parada de amor
@Nobre Valente: me lembro uma vez que "discutimos" sobre o DiCaprio e os "figurões"! Você conhece minha opinião sobre o amor, pelo menos sobre compatibilidade, né? (estou sempre torcendo por você em pensamento :**)
@Trasgo Caolho: você foi sublime ao analisar o poema de Luís Vaz de Camões.
sublime
su.bli.me
adj m+f (lat sublime) 1 Que é dotado de uma elevação excepcional. 2 Lit Diz-se do estilo nobre, que se observa nas produções literárias e artísticas de relevo e brilho fora do vulgar. 3 Que atingiu grande perfeição intelectual ou material. 4 Elevado nas suas palavras, nos seus atos; grande, majestoso, nobre. 5 Muito excelente, muito nobre; poderoso, subido. 6 Esplêndido, magnífico. 7 Agradável, encantador. 8 Extraordinário, grandioso, soberbo. sm 1 A mais elevada expressão da perfeição estética; o mais alto grau da beleza artística. 2 O que há de mais elevado nos sentimentos, nas ações.
@Tópico: Paixão é um sentimento forte, atração que pode ou não se transformar em amor. Apaixonadas as pessoas vão convivendo e se conhecendo e isso pode se transformar em amor ou não. Amor é a carinho, amizade, simpatia pela pessoa, cumplicidade, tolerância, respeito e principalmente admiração. Amor é muito mais que paixão, é uma coisa de alma, de espírito. No amor o coração está envolvido. A paixão não necessita do amor para acontecer e o amor não necessita da paixão para acontecer.
É como aquela metáfora do jantar de bacon com ovos. No caso a galinha está envolvida na refeição fornecendo os ovos mas não se compromete com o objetivo final. O porquinho está totalmente comprometido, é parte integrante e empenhada, dando o sangue para o objetivo final! Na minha opinião os apaixonados se envolvem e os amantes se comprometem!
Gostei da definição da Valéria de Freitas! :P
Eu tenho uma teoria de um dos porquês da paixão esfriar: O casal começa a viver junto e a usar o mesmo sabonete, o mesmo shampoo, a mesma pasta de dentes, o mesmo sabão em pó para lavar a roupa, enfim... fico pensando se não é justamente essa diferença que chama a atenção no começo e que quando tudo vira uma só coisa perde o encanto. As pessoas deveriam casar e manter sua individualidade em relação a essas coisas... é uma idéia!
:D