Citação:
Destro, ou direito, é o indivíduo que utiliza, preferencialmente e com maior habilidade, os membros do lado direito do corpo.
Constitui a maior parte da população humana, em percentuais variáveis, cuja média gira em torno de 95%.
Desta constituição majoritária decorre a predominância desse grupo sobre a minoria dos canhotos, manifestada em ações feitas para tal fim, tais como a escrita ocidental, além de grande número de objetos, feitos para uso pelos destros.
Também utiliza-se, para o uso da mão direita, o vocábulo dextro, para designar os destros.
A medicina aventa duas hipóteses para o fato de o indivíduo utilizar preferencialmente um dos lados do corpo em detrimento do outro:
* Hipótese genética - segundo o qual esta predileção seria determinada em razão dos ancestrais;
* Hipótese relacional ou adquirida - pela qual esta habilidade é conquistada ainda nas primeiras fases da vida.
Nos destros, o hemisfério cerebral esquerdo comanda as ações do lado direito do corpo, havendo portanto uma "inversão" entre as posições do corpo entre o centro de controle e aquilo que lhe obedece.
Isto decorre do fato de que, para operações mais complexas, o cérebro desenvolve setores especializados para delas se ocupar. Como o órgão trabalha em sincronia com suas metades, pouco importa se este ou aquele lado controla órgãos do lado oposto no organismo. Assim é, por exemplo, que o hemisfério direito opera a interpretação e memória das imagens complexas (como na leitura dos ideogramas japoneses).
Nos canhotos também é o hemisfério esquerdo quem determina a maior habilidade: a diferença, nestes casos, é que o lado esquerdo cerebral controla o lado esquerdo do corpo, ao invés do direito.
Citação:
Canhoto, esquerdino ou sinistromano é o indivíduo que se utiliza mais dos membros esquerdos para os seus afazeres.
O dia Internacional do Canhoto é comemorado em 13 de agosto. Data escolhida pela instituição para canhotos Lefthand International, por ser, em 1976, uma sexta-feira 13, sublinhando as superstições antigas quanto aos canhotos antigamente.
Problemas e facilidades
A associação com o hemisfério direito do cérebro é dita ser mais ativa em canhotos, e geralmente é associada a genialidade e é correlacionada com habilidade artística e visual.
Certos estudos indicam, que a percentagem de génios (QI muito elevado) canhotos é superior ao estatisticamente esperado, no entanto verifica-se igualmente uma tendência exagerada para padecerem de doenças do foro mental.
Em certos campos, canhotismo é vantajoso; por exemplo, em baseball, onde existem muito mais destros do que canhotos, é comum um batedor canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro, do que um batedor destro contra um lançador destro. No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos em jogar com o pé esquerdo (apesar do fato de ser canhoto não implica necessariamente que joguem com o pé esquerdo), o que faz com que eles sejam mais valiosos já que eles podem jogar melhor no lado esquerdo do campo do que jogadores destros. Interessantemente, no hockey de gelo, há um número muito maior de atiradores canhotos, e a maioria dos defensores de gol pegam com a mão esquerda (forçando muitos deles a atirarem com a mão esquerda também).
Na esgrima, um destro esgrimista é mais acostumado a ficar face à face com outro destro esgrimista simplesmente porque ser destro é mais comum. Um esgrimista canhoto está mais acostumado a ficar face à face com um destro pelos mesmos motivos. Então quando um destro esgrimista enfrenta um canhoto esgrimista, o destro não está acostumado a lutar com o canhoto, porém o canhoto está acostumado a lutar com o destro, causando em uma notável vantagem. A mesma vantagem pode estar presente para a maioria dos esportes de um-contra-um.
No boxe existe uma dificuldade natural para a defesa, pelos destros, ao lutarem contra canhotos: é como se o boxeador tivesse de lutar diante de um espelho.
O tênis também apresenta vantagens para os jogadores canhotos, já que o top spin de um canhoto tem um efeito ligeiramente diferente ao do destro, e o efeito no saque do canhoto joga a bola para o backhand do destro, dificultando a devolução. O reverso não ocorre pois os canhotos jogam frequentemente contra os destros, enquanto um destro pode disputar vários campeonatos sem enfrentar um canhoto.
O judô também pode ser considerado uma vantagem para lutadores canhotos, uma vez que os destros fazem os exercícios e os golpes em geral do lado direito, e quando enfrentam alguem que luta do lado esquerdo, os mesmos enfrentam dificuldades a ponto de neutralizar toda a sua estratégia de luta, um exemplo de Judoca canhoto é Tiago Camilo. O mesmo é campeão pan-americano e octacampeão brasileiro.
Leonardo da Vinci
Dentre os canhotos famosos, o gênio renascentista Leonardo da Vinci chegou a elaborar um sistema de escrita que durante muitos séculos permaneceu obscuro. Acreditava-se que era um código secreto usado pelo artista/inventor, a fim de ocultar suas anotações - e cuja decifração somente ele seria capaz de fazer. Entretanto, ao ser colocada diante dum espelho, constatou-se que era a escrita normal, feita da direita para a esquerda: Da Vinci, escrevendo com sua canhota, passara a grafar puxando o instrumento de escrita, tal como fazem os destros, simplesmente para que sua mão não borrasse a tinta das anotações [1].