[Tutorial] O Guia do Ruby para Sorcerers
Introdução
Antes de mais, quero pedir desculpa, pois vou usar o meu português de Portugal, se houver alguma coisa que não percebam, postem alguma coisa ;)
Não me venham é dizer que não percebem porque as palavras estão escritas como no dicionário ¬¬
Outra coisa, o que eu vou dizer aqui é para me divertir, para ajudar, e pode ser que seja útil a alguém. Espero que este guia seja bom :) Alguma coisa, é só postar ;)
Alguma sugestão, crítica ou algo assim também são benvindos. Apenas não vem zuando nem estragando o meu trabalho.
:excl: 1 - O que faz um sorcerer?
É importante se você quer ser um sorcerer, saber o que é e o que faz.
É um feiticeiro, já deve ter visto filmes medievais, certo? (Recomendo o Senhor dos Aneis). Ele usa magia ofensivas, magias de cura e faz runas. Ao contrário do Druid, não se baseia na cura e sim no dano. É o sorcerer que tem os dois feitiços mais fortes: Sudden Death (runa, nivel 45) e Ultimate Explosion (feitiço instantanêo, nível 60).
O sorcerer tem um grande poder, que se veio a adicionar recentemente, no update 7.6, a inclusão das Wands. Antes, Sorcerer era uma vocação díficil, rara, e demorava bastante tempo para ter algum poder.
O que um sorcerer realmente é, é você que tem que descobrir, com dedicação, experiência e tempo.
:excl: 2 - Rookgaard
Não vou fazer nenhum tutorial, apenas algumas dicas.
- Persista nos Rats até nível 3-4.
- Evite Poison Spiders.
- Não é muito díficil conseguir (Premmy ou não), Nível 8 sem matar Poison Spiders, Orcs e Minotauros.
- Skeletons, em nível 6+, com equipamentos bons, é uma boa escolha, dão bom loot: Mace, Hatchet, Sword, Brass Shield, que é material raro em Rookgaard.
- A não ser que queira fazer algum dinheiro em Skeletons, saia de Rookgaard mal faça Nível 8.
:excl: 3 - Mainland
Nível 8-13
Antes de mais, se procura uma única palavra para fazer exp, a palavra é: dedicação! Somente com ela alcançará níveis altos.
Ok, agora não há muitas escolhas. Por mais chato que seja: Trolls, Swamp Trolls ou Rotworms.
Recomendo apenas isso: Trolls, Swamp Trolls ou Rotworms.
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Trolls
Onde: Edron Cave, Thais
Como: Arma ou Wand of Vortex
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Frost Trolls
Onde: Folda
Como: Arma ou Wand of Vortex
Obs: Não recomendo Folda. Perigoso: Yetis, Pkers, Fire Elemental...
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Swamp Trolls
Onde: Venore Swamp Troll Cave
Como: Arma ou Wand of Vortex
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Rotworms
Onde: Edron Cave, Darashia, Venore
Como: Wand of Vortex
Obs: Fuja enquanto dispara. Evite muitos ao mesmo tempo.
Níveis 13-20
O melhor agora é comprar mais alguns feitiços e uma Wand of Dragonbreath. Agora há mais algumas coisas que se podem caçar. Os Rotworms continuam a ser excelentes para magos. Apenas basta alguma dedicação e persistência. Dwarves e Cyclopses são boas opções.
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Rotworms
Onde: Edron Cave, Darashia, Venore
Como: Wand of Dragonbreath
Obs: Já não é preciso fugir. Apenas tenha cuidado se forem muitos.
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Dwarf
Onde: Kazordoon Mines
Como: Wand of Dragonbreath
Obs: Não precisa fugir, apenas não junte muitos.
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Cyclops
Onde: Mount Sternum
Como: Wand of Dragonbreath
Obs: Prioridade máxima: Fugir enquanto dispara. Tente não juntar muitos e assegure-se de que não tem lag. Não junte mais que um, a não ser que seja inevitável. Tenha sempre em mente que podem dar danos até cerca de 150.
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Slimes
Onde: Muitos Sítios
Como: Wand of Dragonbreath
Agradecimentos: Fhisis Grauder
Níveis 20-27
Cada vez mais escolhas para caçar :)
Compre a Wand of Plague e em Nível 26, a Wand of Cosmic Energy. Já deve trazer algumas HMM compradas, e em Nível 25, começar a fazer Backpacks de HMM.
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Ghoul
Onde: Muitos sítios, uma questão de procurar um spawn que goste.
Como: Wand of Dragonbreath ou Wand of Cosmic Energy
Obs: É imune a veneno, daí não ter incluído a Wand of Plague.
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Cyclops
Onde: Mount Sternum
Como: Wand of Dragonbreath
Obs: Prioridade máxima: Fugir enquanto dispara. Tente não juntar muitos e assegure-se de que não tem lag. Não junte mais que um, a não ser que seja inevitável. Tenha sempre em mente que podem dar danos até cerca de 150.
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Larva
Onde: Ankrahmun
Como: Wand of Dragonbreath ou Wand of Cosmic Energy
Obs: É imune a veneno, daí não ter incluído a Wand of Plague.
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Slimes
Onde: Muitos Sítios
Como: Wand of Dragonbreath
Agradecimentos: Fhisis Grauder
Dark Cathedral
Onde: Dark Cathedral (-.-), primeiro andar
Como: Traga várias wands.
Obs: Tente conhecer aquilo, evite Assassins e Dark Monks, podem ser perigosos.
Níveis 27-30
Em tão poucos níveis uma grande mudança. Agora pode incluir Monks nas suas caçadas e experimentar solar Dragon e em Nível 28, convocar Demon Skeleton.
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Cyclops
Onde: Mount Sternum
Como: Wand of Dragonbreath e/ou Monk
Obs: Agora tem a ajuda do Monk, mas lembre-se: muitos são fatais!
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Dwarf Guards
Onde: Kazordoon Mines, Cyclopolis
Como: Wand of Dragonbreath e Monk
Obs: Não deixe de ter cuidado com eles, muito fortes. Também dão muito bom loot :)
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Slimes
Onde: Muitos Sítios
Como: Wand of Dragonbreath
Agradecimentos: Fhisis Grauder
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Ghoul
Onde: Muitos sítios, tumbas em Ankrahmun
Como: Wand of Dragonbreath ou Wand of Cosmic Energy e/ou Monk
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Larva
Onde: Ankrahmun
Como: Wand of Dragonbreath ou Wand of Cosmic Energy
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Scarabs
Onde: Ankrahmun
Como: Wand of Dragonbreath ou Wand of Cosmic Energy e DS
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Dragons
Onde: Muitos Sítios
Como: DS/Blocker + HMM
Obs: Recomendo ter um knight forte ou um pally forte a blockar antes de começar a usar DS. Também convém conhecer bem os ataques dos Dragons para os poder evitar.
Nível 30-40
Cada vez melhor, você já sente respeito, já sente poder... Pode caçar mais criaturas e preocupar-se menos (em algumas). Já agora, uma sugestão: Nunca subestime um Dragon! Isto eu aprendi com uma morte, e todos nós aprendemos alguma coisa com uma morte, certo? ;)
Mais uma adição: em nível 33, você pode comprar a melhor wand: Wand of Inferno ;)
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Dragons
Onde: Muitos Sítios
Como: DS/Blocker + HMM
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Scarabs
Onde: Ankrahmun
Como: Wand of Inferno e DS
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Slimes
Onde: Muitos Sítios
Como: Wand of Inferno
Agradecimentos: Fhisis Grauder
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Cyclops e Dwarf Guard
Onde: Cyclopolis, Mount Sternum, Kazordoon Mines
Como: Wand of Inferno, HMM, Monk
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Necromancer
Onde: Drefia Runis (Darashia)
Como: DS + Hmms
Nível 40-50
Cada vez melhor ;) Nada a comentar aqui. Apenas confirme que o seu Magic Level está sempre aumentando :)
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Necromancer
Onde: Drefia Runis (Darashia)
Como: DS + Hmms
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Cyclops e Dwarf Guard
Onde: Cyclopolis, Mount Sternum, Kazordoon Mines
Como: Wand of Inferno, HMM, Monk
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Dragons
Onde: Muitos Sítios
Como: DS/Blocker + HMM
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Giant Spider
Onde: PoH, Darashia
Como: Blocker + HMM
Obs: Uma estratégia no spawn em Darashia, suba as parcels e coloque uma Energy Wall que a GS não pode atravessar. Daqui é fácil, é só subir dum lado -> disparar HMM -> descer, depois vá para o outro lado -> disparar HMM -> descer. Fazendo isto bem, a GS estará sempre andando dum lado para o outro levando HMM :D
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Dragon Lord
Onde: Muitos Sítios
Como: Blocker + HMM
Level 50+
Daqui você já tem o básico, já não precisa de tutorial nenhum. Pode caçar QUASE tudo, mas este quase vai diminuindo de nível para nível.
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Dragons
Onde: Muitos Sítios
Como: DS/Blocker + HMM
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Giant Spider
Onde: PoH, Darashia
Como: Blocker + HMM
Obs: Uma estratégia no spawn em Darashia, suba as parcels e coloque uma Energy Wall que a GS não pode atravessar. Daqui é fácil, é só subir dum lado -> disparar HMM -> descer, depois vá para o outro lado -> disparar HMM -> descer. Fazendo isto bem, a GS estará sempre andando dum lado para o outro levando HMM :D
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Dragon Lord
Onde: Muitos Sítios
Como: Blocker + HMM
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Necromancer
Onde: Drefia Runis (Darashia)
Como: DS + Hmms
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Hydra
Onde: Port Hope
Como: DS/Blocker, HMM/SD, escolha a sua própria estratégia
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Behemoth
Onde: Cyclopolis
Como: SDs + Blocker
Obs: É o 3º monstro mais forte (fora Bosses), dá muito bom loot, mas cuidado com os seus hits ;)
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Warlocks
Onde: Demona
Como: SDs + Blocker
Obs: É o monstro nº1 para fazer experiência com um Sorcerer de alto nível.
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Demon
Onde: Edron
Como: SDs + Blocker
Obs: Boa sorte ;) Melhor monstro para caçar por loot.
:excl: 4 - Equipamentos
Os equipamentos de sorcerer, assim como a sua preferência, devem ser baseados na leveza. Sorcerer é uma vocação com uma capacidade reduzida e que necessita de carregar várias coisas, principalmente runas e mochilas de runas.
Armaduras: Começaria em main com Leather Armor, Studded Armor ou Chain Armor, evoluiría para Plate Armor e depois para Blue Robe. Mais tarde, num nível mais avançado, não deverá haver problema com Demon Armor ou Magic Plate Armor (E-Plate). Recomendo bastante a Blue Robe, pela sua defesa e leveza.
http://www.tibianews.net/img/armor/10.gif - Plate Armor. Vem em Valkyries, e é vendida por vários jogadores. Até lá, mantenha a armadura que trouxe de Rookgaard.
http://www.tibianews.net/img/armor/20.gif - Blue Robe. Sem comentários... 11 de Defesa e 22 de peso. É um must para um sorcerer.
http://www.tibianews.net/img/armor/19.gifhttp://www.tibianews.net/img/armor/17.gif - Demon Armor e Magic Plate Armor. As duas armaduras mais fortes conhecidas. Até têm um peso bom comparado com as outras.
Botas: Sandals ou Boots of Haste. Só isso.
http://www.tibianews.net/img/armor/27.gif - Sandals. O calçado mais leve.
http://www.tibianews.net/img/armor/32.gif - Boots of Haste. O que há a dizer? As famosas Boh! Não as considere uma prioridade, mas é um bom equipamento para se ter ;)
Elmos: De novo, o mais leve possível. Aqui não tenho nada a dizer, não considero este item de grande importância, e a maior parte dos elmos tem a mesma média de peso. Quando poder, compre o Crown Helmet, mantenha-o até ter um Demon Helmet.
http://www.tibianews.net/img/armor/44.gif - Crown Helmet. Um dos melhores helmets, 7 de defesa e 29 de peso.
http://www.tibianews.net/img/armor/46.gif - Demon Helmet. Excelente! Apesar de ser díficil de o conseguir e ser feio, tem 10 de defesa e o mesmo peso que o Crown Helmet.
Pernas: Use qualquer coisa até poder comprar Plate Legs. Depois só mexa nesta parte para comprar Golden Legs.
http://www.tibianews.net/img/armor/60.gif - Plate Legs.
http://www.tibianews.net/img/armor/168.gif - Golden Legs. Excelentes para mage :)
Escudo: Apenas escudos leves e bons!
http://www.tibianews.net/img/armor/tn12.gif - Dwarven Shield
http://www.tibianews.net/img/armor/tn33.gif - Guardian Shield
http://www.tibianews.net/img/armor/tn13.gif - Dragon Shield
http://www.tibianews.net/img/armor/88.gif - Vampire Shield
http://www.tibianews.net/img/armor/82.gif - Demon Shield
Armas: Mantenha as wands como sua arma principal, mas traga sempre algo suplente, caso a mana falhe. Recomendo as seguintes, para as várias preferências. Até lá, pode ter algo leve e bom.
Axe:
http://www.tibianews.net/img/armor/112.gif - Orcish Axe
http://www.tibianews.net/img/armor/108.gif - Fire Axe
Club:
http://www.tibianews.net/img/armor/120.gif - Clerical Mace
http://www.tibianews.net/img/armor/125.gif - Skull Staff
Sword:
http://www.tibianews.net/img/armor/145.gif - Serpent Sword
http://www.tibianews.net/img/armor/149.gif - Fire Sword
http://www.tibianews.net/img/armor/148.gif - Bright Sword
Não recomendo armas de duas mãos, nem prática da Skill de Distance. E apenas se preocupe com isto se tiver dificuldades em manter mana ao caçar usando wands.
:excl: 5 - Wands
Uma novidade e uma vantagem para sorcerers desde o update da versão 7.6.
http://www.tibianews.net/img/wands/wand-of-vortex.gif
Wand of Vortex (Vara de Vórtice)
Nível: 7+
Tipo: Energia
Mana: 2
Distância (sqm): 3
Preço: 500 (Primeira grátis)
http://www.tibianews.net/img/wands/w...agonbreath.gif
Wand of Dragonbreath (Vara de Respiração de Dragão)
Nível: 13+
Tipo: Fogo
Mana: 3
Distância (sqm): 3
Preço: 1000
http://www.tibianews.net/img/wands/wand-of-plague.gif
Wand of Plague (Vara de Praga)
Nível: 19+
Tipo: Veneno
Mana: 5
Distância (sqm): 2
Preço: 5000
http://www.tibianews.net/img/wands/w...mic-energy.gif
Wand of Cosmic Energy (Vara de Energia Cósmica)
Nível: 26+
Tipo: Energia
Mana: 8
Distância (sqm): 1
Preço: 10000
http://www.tibianews.net/img/wands/wand-of-inferno.gif
Wand of Inferno (Vara Infernal)
Nível: 33+
Tipo: Fogo
Mana: 13
Distância (sqm): 2
Preço: 15000
:excl: 6 - Magias
As magias mais importantes:
Light (utevo lux): Para usar a mana no inicio.
Antidote (exana pox): É bastante necessário para Giant Spiders, Scarabs e Scorpions.
Magic Shield (utamo vita): Para explorar zonas que podem ser perigosas e para monstros fortes.
Ultimate Healing (Exura vita): A famosa UH (sem ser runa), é com certeza o feitiço mais usado pelos Sorcerers.
Summon Creature (utevo res): Execelente! Há montes de caçadas em que a ajuda de um summon é preciosa. Mais informação na secção Summons.
Invisibility (utana vid): Pode te salvar de várias mortes. Resulta com DS, Hunter e muitos outros monstros.
Energy Wave (exevo mort hur): Feitiço poderosíssimo. O meu tira 400 a DS, +/- 200 a humanos.
Ultimate Explosion (exevo gran mas vis): O famoso...
Runas:
As mais importantes:
http://www.tibianews.net/img/magic/hmm.gifHMM (adori gran) - Runa bastante importante.
http://www.tibianews.net/img/magic/gfb.gifGFB (adori gran flam) - Para situações com muitos monstros.
http://www.tibianews.net/img/magic/sd.gifSD (adori vita vis) - Runa que provoca maiores danos.
:excl: 7 - Summons
São uma ajuda valiosa em algumas hunts, mas é preciso saber em quais.
Se não for um Monk, leve runas de cura.
http://www.tibianews.net/img/bestiary/demonskeleton.gif
Demon Skeleton
Imune a: Fogo e Veneno
Usado para: Scarabs, Necromancers, Dragon, Dragon Lord, Hydras
http://www.tibianews.net/img/bestiary/fireelemental.gif
Fire Elemental
Imune a: Fogo (Lions eagle)
Usado para: Hydras (non-pvp), Player KIlling
Nota: Convém conhecer bem os ataques do FE, caso contrário, pode morrer. FE é um monstro bastante perigoso, principalmente para magos.
http://www.tibianews.net/img/bestiary/monk.gif
Monk
Imune a: Inivisbility (Lions eagle)
Usado para: Skeletons, Ghouls, Minotaurs, Dwarf Soldier, Dwarf Guard, Cyclops, Minotaur Guard
Nota: É usado para este tipo de hunts, porque se cura constantemente ^^
Aviso: Não deixe que muitos monstros fortes o ataquem ao mesmo tempo. Já perdi muitos monks dessa maneira.
:excl: 8 - Fim
Por agora, é tudo. Espero que gostem, comentem ;)
Alguma coisa ou respondam aqui no tópico, me mandem PM, ou então:
Ruby Slayer (Amera)
Ruby Soulslayer (Silvera)