Olá forum. Não sei se de fato ainda há muitos iniciantes do tibia, ou aqui no forum do tibiaBR, mas de qualquer forma, direciono este tópico à aqueles que estão começando suas aventuras e ainda no começo da curva de aprendizado do jogo.
Lootbag é uma técnica criada para os jogadores poderem "driblar" o sistema de capacidade do tibia. Como você já deve ter percebido, o personagem não pode carregar infinitos itens. Sendo esse limite marcado pelo peso dos itens, como posso obter o máximo de lucro em uma caçada?
Lootbag é a solução. Essa técnica se consiste em colocar itens com um peso mais elevado e de algum valor dentro de um container, geralmente uma bag http://www.tibiawiki.com.br/images/d/d6/Bag.gif, e ir "empurrando" essa bag até o depósito, onde, com calma, você pode ir vendendo os itens.
Tendo backpacks e bags, você pode colocar as backpacks dentro da bag, e ir colocando itens que você vai conseguindo dos monstros, dentro das backpacks, até enchê-las. Ao fim você terá uma bag pesando muito mais do que você pode carregar, lotada de itens que resultarão em um lucro extra http://www.tibiawiki.com.br/images/b/b0/Gold_Coin.gif
A razão de você sair arrastando uma bag com backpacks dentro, ao invés de uma backpack de backpacks, é que uma bag é mais fácil de ser escondida atrás de objetos.
Lucro. Simples assim. Quando você está começando no Tibia, quanto mais dinheiro você tem, menores as chances de você desistir de jogar e criar uma má impressão do jogo por sua "Penalidade de morte".
A morte no tibia, de fato é um pouco mias dolorosa que a boa parte dos MMORPGs. Mas se você tem dinheiro para se re-erguer, isso tudo fica mais fácil. Sendo level baixo, mais fácil ainda.
Fiz alguns cálculos baseados em estatísticas da chance de obter estes itens e dessa forma podemos calcular o valor do espólio médio da criatura com e sem lootbag.
Como boa parte dos jogadores de tibia não são confiáveis, ao ver você arrastando uma bag, eles vão tentar abri-la para ver o que tem dentro, em busca de dinheiro ou itens raros. Ao ver aquela fonte de dinheiro, muito provavelmente, você será roubado. Como os Depots ficam no meio de cidades, é muito improvável que você consiga arrastar a lootbag com sucesso para armazena-la. Salvo o caso de você jogar em servidores com população baixa e/ou estar em cidades não movimentadas.
Calma amigo. Arrasta-la para o banco pode ser difícil, mas cabe a você usar a sua criatividade e paciência para achar rotas menos populosas. Nem toda área na cidade é de interesse de jogadores, portanto, há áreas onde você não encontrará ninguém. Gaste um tempo para achar esses pontos na sua cidade onde você não vê ninguém nunca, e use essas rotas para entrar na cidade.
Elas são chamadas comumente de mailboxes. Seu intuito é fazer o envio e recebimento de itens entre os jogadores, ou a transposição de itens seus para outra cidade. Qualquer relação com o correio da vida real não é mera coincidência.
A idéia é que você coloque sua lootbag dentro da parcel e a envie para a cidade que você está. Para chegar até uma Mailbox você ainda deve usar as rotas inabitadas que mencionei na última seção.
Spoiler: Como especificar o destino em uma Label
Você tem que escrever nela dando Use sobre a label.
Vai abrir uma janela de entrada de texto.
Você deve escrever primeiro o nome do personagem a qual ela será enviada.
Deve apertar enter para que seja quebrada a linha, e em seguida digitar a cidade destino.
PS.: Se o jogador for inexistente, ou a cidade for inexistente, a parcel ficará sobre a mailbox e não será enviada.
Um adendo interessante. Há algumas Mailboxes atrás de portas com uma maçaneta vermelha, estas são chamadas de Royal Tbiai Mailboxes. O spoiler abaixo contém uma foto em Darashia para exemplificação.
Estas são as melhores mailboxes possíveis, normalmente estão logo ao lado dos lugares de caça e poupam você do trabalho de ter que arrastar a sua lootbag até a cidade, no entanto as portas só podem ser abertas após você completar todas as 10 missões da Postman Quest.
Darashia possui uma Mailbox ao leste da cidade, onde há uma árvore que pode ser usada para cobrir a lootbag. Esconda-a ali, vá até o NPC, compre uma Parcel e volte para onde está a lootbag. Daquela localização mesmo você consegue jogar a parcel na Mailbox.
Em Kazordoon, você pode andar o caminho quase inteiro até a cidade escondendo a lootbag atrás de árvores. Após o portão e até boa parte do caminho, você pode continuar escondendo-a atrás dos pilares.
Ao chegar nos vagões, vá até o depot, deixe seus itens e começe a transpor a bag direto para seu depot carregando os itens em uma mochila vazia e colocando no depósito.
Todas as imagens foram retiradas do tibia wikia, a maioria desse link: Bags, Bags, Bags
Com exceção das tiradas por mim e da Royal Mailbox, que achei no google.com
Espero que tenham gostado. Melhor ainda.. Espero que eu tenha ajudado alguém. Outras dicas como essa vocês podem ver no primeiro post do meu [THREADTIBIABR="461145"]Life Thread[/THREADTIBIABR], na seção "Minhas Dicas".
Um abraço e boas aventuras.
01-08-2012, 18:03
TauanMacedo
bom tutorial,sempre fui de fazer muitos loots assim,mas conforme fui aumentando o level fui perdendo a paciência de fazer isso,mas tem umas boas dicas pra esconder os loots que sempre usei também. =]
parabéns pela paciência.
01-08-2012, 18:32
Tadeik
Fazia tempos que não via um tutorial tão bem formatado como este de lootbags. Realmente, é uma ótima maneira de conseguir dinheiro quando low level e quando necessário, pois aumenta substancialmente o lucro (principalmente em hunts como minotaurs).
02-08-2012, 08:11
Don
Parabéns, bom tutorial!
É principalmente interessante esconder a loot bag em algum local próximo da cidade, e em seguida buscar os items aos poucos, sem levantar suspeitas. Realmente quebra um galho pra quem tem lvl baixo, ou mesmo mages com um certo level e sem cap.
02-08-2012, 11:57
HellUser
Ótimo tutorial! Parabens!
02-08-2012, 12:14
Soma Cruz
Lootbags são sempre bem-vindos. Eu vou caçar Wyrm com 2,500~3,500 Crystalline Arrows, minha cap pede arrego e vô arrastando até a hunt, quando volto, tô com cap full novamente e arrastando cerca de 10~14k de gold também haha.
Belo tutorial, apesar de bagloot ser mais velho que andar pra traz, mesmo assim é muito utilizado hoje em dia !
Parabéns :D
03-08-2012, 11:08
Tony Montana
Um dos melhores tutorias que já vi aqui no fórum.. Mas provavelmente uma hora ou outra, vai cair no esquecimento =/
03-08-2012, 13:11
Difunto91
Mas o maior problema, na verdade o que acabou com o lootbag, foi a CIP tirar o drop de bags dos monsters...
03-08-2012, 13:38
Kyranus10
Sempre lembrando, procure levar a bag da cor neutra, pra nao chamar muita atençao!
Otimo tutorial, infelismente nao cai mais bag dos monstros ;/