Citação:
Postado originalmente por
Gëik
Enfim, a escola ainda usa de meios errados pra disseminar a educação. Envolve a péssima didática dos professores, falta de estrutura, modelo arcaico e ineficaz no aprendizado, além da falta de incentivo cultural. A informação é empurrada para os alunos, sem ser objeto de investigação. Esse é um dos maiores problemas mas concordo com você que não torna as disciplinas indispensáveis no seu amadurecimento intelectual.
Exatamente. Vou até copiar e colar os quotes do Carl Sagan que eu postei em outro tópico:
Citação:
"[na Universidade de Chicago] Considerava-se impensável que alguém desejasse ser físico sem conhecer Platão, Aristóteles, Bach, Shakespeare, Gibbon, Malinowski e Freud - entre muitos outros."
"[na escola]Não havia nenhum encorajamento para seguir nossos interesses, intuições ou erros conceituais.
-
Podiam-se encontrar livros maravilhosos sobre astronomia nas bibliotecas, por exemplo, mas não na sala de aula. A divisão pormenorizada era ensinada como uma receita culinária, sem nenhuma explicação sobre como essa sequência específica de pequenas divisões, multiplicações e subtrações conseguia conduzir à resposta certa. Na escola secundária, a extração da raiz quadrada era dada como reverência, como se fosse um método entregue outrora no monte Sinai. A nossa tarefa era simplesmente lembrar os mandamentos."
Eu acho de grande importância nós buscarmos o máximo de conhecimento, por mais que pareça "desnecessário". Ajuda a pensar, facilita o aprendizado para outras coisas, forma nossas opiniões, tem mais assunto para conversar, exercita o cérebro. São imensas as vantagens.